APAS Show 2019 - Solução economiza até 30% do consumo de energia de um supermercado

Com uma versão personalizada e de menor custo para o varejista, o sistema de automação predial Metasys, da Sensormatic Solutions, maior fornecedora de tecnologia para o varejo, garante a economia do consumo de energia de um supermercado em até 30%. A solução, que integra HVAC, iluminação, segurança e proteção, será apresentada no APAS Show, maior evento supermercadista do mundo, entre os dias 6 e 9 de maio.

Com o objetivo de ajudar no controle e na economia de um ambiente, o Metasys é um software que monitora iluminação, ar condicionado e tecnologias de segurança. A solução é ideal para a gestão de recursos, como energia e água, e para a automatização do funcionamento dos sistemas, de modo a manter o ambiente confortável, econômico e sustentável.

“Essa tecnologia já é adotada por grandes empresas nos Estados Unidos e na Europa. Além de diminuir o consumo de energia elétrica, também reduz o consumo de água em até 40%”, explica Sérgio Thomé diretor Comercial da Sensormatic Solutions. “O sistema também representa uma valorização do imóvel em que está instalado e benefícios financeiros decorrentes de certificações green”, destaca.

No evento, a tecnologia será integrada à iluminação do estande da empresa. “Queremos mostrar os benefícios da implementação do Metasys ao varejista. Essa implementação também pode ser feita para controle de climatização do ambiente, gerando economias no consumo do local”, ressalta Thomé.

Outra novidade será a integração do sistema à Geladeira do Futuro, desenvolvida pela Equipa e apresentada pela Sensormatic Solutions. A solução interage com o cliente ao informar o valor calórico dos produtos, por exemplo, e fornece dados estatísticos ao varejista - como quantas vezes ela foi aberta, quantas vezes cada item foi selecionado e se há ruptura de algum item. Com o Metasys, será possível monitorar a temperatura do refrigerador. “O supermercadista poderá realizar o gerenciamento de perda dos produtos devido ao descongelamento ou em decorrência do congelamento inadequado”, finaliza Thomé.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Pimenta Comunicação