Biolab adota solução Laserway Furukawa em nova sede e já avalia projeto mais amplo

São Paulo, 08 de abril de 2019 - Na Biolab Farmacêutica, uma das cinco maiores indústrias de medicamentos do Brasil, o compromisso com a inovação e a evolução é constante. E esse compromisso orientou também a escolha da infraestrutura de comunicação adotada pela empresa em sua nova sede administrativa, na capital paulista, que se baseia na solução óptica Laserway.

Inaugurada no início deste ano, a nova sede da Biolab ocupa dois andares de um prédio (também novo) localizado na Av. Faria Lima. A implantação do escritório seguiu a estratégia da empresa de investir em modernidade. “Em termos de layout, por exemplo, foi adotado o inovador conceito de open space”, conta Gildásio Rocha, superintendente de TI da Biolab. “E, para enfrentar o desafio de consumo de banda cada vez maior, decidimos apostar na tecnologia Laserway, que é 100% óptica”, acrescenta.

Essa solução da Furukawa permite implantar uma infraestrutura de rede avançada e preparada para o futuro, com suporte a vários serviços de comunicação. Entre os benefícios que pesaram na sua escolha pela Biolab, Rocha destaca a economia de espaço físico (uma vez que Laserway dispensa a necessidade de salas técnicas dedicadas), a relação custo-benefício favorável e a segregação lógica e física propiciada pela solução. “Outro fator importante foi o prazo de implantação otimizado, em função da menor demanda por cabos e outros elementos de infraestrutura, em comparação ao cabeamento estruturado convencional. No nosso caso, o prazo de entrega era um desafio relevante”, acrescenta o CIO da Biolab.

Fabio Novaes dos Santos, da Added Soluções em Tecnologia da Informação, solution provider Furukawa responsável por esse projeto, afirma que a implantação foi bem-sucedida, graças à integração das equipes da Added e de TI da Biolab.

Com 500 pontos de rede instalados, a solução Laserway atualmente dá suporte ao acesso dos usuários da Biolab à internet e aos servidores da empresa, a ferramentas de colaboração, a sistemas de controle de acesso, de automação de escritórios, à rede de impressoras, ao serviço de videoconferência e, ainda, ao sistema de telefonia IP - uma novidade introduzida na sede administrativa da empresa, junto com a tecnologia óptica Laserway.

Gildásio Rocha revela que a intenção da Biolab é avaliar essa tecnologia para, no futuro, adotá-la em um projeto maior: uma nova unidade fabril, que deverá começar a ser construída ainda neste ano (a empresa possui quatro fábricas atualmente). “O projeto implantado na nova sede administrativa representa uma oportunidade de adquirir conhecimento prévio, em um ambiente menor, e de capacitar nossa equipe de infraestrutura para esse projeto mais amplo de implantação de uma nova fábrica”, explica Luciano Santana, gerente de Infraestrutura da Biolab.

Sobre a Furukawa Electric LatAm

Pertencente ao grupo japonês Furukawa Electric, é fabricante de soluções completas para infraestrutura de redes de Comunicação e Energia, com unidades industriais em Curitiba/PR, Sorocaba/SP e Santa Rita do Sapucaí/MG. A empresa também possui fábricas de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina, em Palmira, na Colômbia, e em Mexicali, no México.

Mais informações: http://www.furukawalatam.com

Informações para imprensa