E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




A influência do mobile e o papel do e-commerce no crescimento econômico
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Rafael Martins
Rafael Martins

por Rafael Martins*

De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 92% dos acessos à rede de internet são feitos via dispositivos móveis, o que torna os smartphones a principal ferramenta de comunicação e negócios atualmente. No ano passado, por exemplo, dos 7,6 bilhões de pagamentos processados, 2,7 bilhões foram via mobile, o que representa cerca de 35% do total.
Para se ter uma ideia, em 2017, o volume de pedidos via dispositivos móveis cresceu acima dos 35%, de acordo com os dados da Webshoppers. Nesse caso, cerca de 1/4 das vendas de e-commerce no Brasil se dividiram entre celulares e tablets.
O fenômeno do aumento foi principalmente atribuído à democratização do acesso às redes 3G e 4G, inclusive nas regiões mais carentes. Por isso, os dispositivos móveis não são mais referentes a um opcional. Na verdade, eles devem ser um elemento considerado na escolha de sua plataforma de e-commerce. Afinal, os smartphones já estão garantidos em seu desempenho online.
Vale destacar também que, apesar das atuais inseguranças no ambiente econômico, o comércio eletrônico tem um papel importante no crescimento econômico-social em diferentes países. Nos Estados Unidos, por exemplo, com ajuda do e-commerce, o país apresenta um desempenho econômico impressionante, particularmente em termos de crescimento da produtividade.
Já no mercado indiano, o país tem uma tremenda oportunidade de crescimento à medida que a penetração do varejo eletrônico e a internet cresce com o passar dos anos. Isso representa um importante motor do crescimento com impactos não só na economia, mas também na sociedade.
Diante deste cenário, não é à toa que empresas estrangeiras de e-commerce, como Amazon e eBay, estão mudando gradualmente seu foco para as economias emergentes. Em seus relatórios anuais, essas empresas já apontam que cerca de 50% de suas receitas são de regiões fora dos EUA.
Grande parte dessa aceleração no crescimento da produtividade é estrutural e atribuível a mudanças induzidas pela tecnologia, a exemplo das lojas virtuais, da internet e por meio de melhorias em todos os aspectos da organização empresarial, como produção, finanças, marketing e logística.
O e-commerce faz parte da nova economia e, portanto, qualquer sistema de negócios que produz eficiência, reduz custos, amplia a produtividade, otimiza investimentos e promove a gestão estratégica dos processos de forma inteligente dá aos clientes mais do que eles querem, de maneira sustentável e permanente.
Esse avanço continua a alimentar a tendência de uma economia cada vez mais empreendedora. Se novas empresas estavam trabalhando assiduamente para eliminar ineficiências, a internet e as soluções de tecnologia, a exemplo das plataformas de e-commerce, tornou os cortes mais profundos e rápidos.
Desta forma, a combinação de empreendedorismo, internet e comércio eletrônico permitiu que novas empresas atingissem os modelos de negócios muito eficientes que buscavam. Os custos caíram e estão sendo empurrados para baixo todos os dias, fazendo com que a economia se torne cada vez mais aquecida – e dando boas oportunidades para os empreendedores. Esse é o caminho!

* Rafael Martins é CEO da LifeApps, empresa do Grupo Máxima responsável por plataformas de e-commerce.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Negócios  
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: IMAGE Comunicação  
Contato: Dani Portela  
Telefone: 11-50729960-25

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: Dani Portela
MSN:
Twitter: http://twitter.com/http://twitter.com/assessoriaimage
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Eventos
Salvador
13/09/2019

Prêmio internacional de literatura professor germano machado
São Gonçalo do Rio Abaixo
13/09/2019

33ª Cavalgada de São Gonçalo do Rio Abaixo promete agitar o mês de setembro
Rio de Janeiro
14/09/2019

Workshop "Minha Vida Sem Crachá" dia 14 de setembro em Copacabana
São Paulo
14/09/2019

Jornalista lança curso inédito sobre a criação de livro-reportagem
São Paulo
15/09/2019

“Areia o Musical” estreia em 15 de setembro no teatro West Plaza
São Paulo
16/09/2019

Reunião explicativa, para montagem teatral - 16/09/2019
Belo Horizonte
17/09/2019

Concertos Supergasbras apresenta Lilian Barreto e Emmanuele Baldini
Belo Horizonte
17/09/2019

Na 13ª edição, a CineBH destaca presença internacional do Brasil nos grandes festivais e celebra uma década de seu pioneiro encontro anual de coprodução
São Paulo
19/09/2019

Desmistifique: como o coaching pode mudar o seu dia a dia?
Porto Alegre
20/09/2019

74º Congresso Brasileiro de Cardiologia: inscrições com descontos de até 30%
São Paulo
21/09/2019

Encontro de Bambas reúne grandes nomes do samba no SESC Belenzinho
São Paulo
22/09/2019

Espetáculo inédito da peça Pedro e o Lobo com orquestra e ballet chega a São Paulo no Auditório do Einstein
Boituva
23/09/2019

Estão abertas inscrições para treinamento sobre Apreciação de Risco em Máquinas da Schmersal
Uberlândia
24/09/2019

Sankhya reúne Romeu Zema, William Waack e outros treze palestrantes em um dos maiores eventos de gestão, inovação e economia do triângulo mineiro
Sao Paulo
04/11/2019

Fotografe a Matemática
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.