Portal avalia gratuitamente adequação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados

Objetivo da ferramenta é permitir que companhias saibam em qual estágio está o seu grau de conformidade à LGPD

A consultoria ICTS Protiviti lançou um portal voltado para empresas de todos os portes e segmentos para avaliarem gratuitamente o seu nível de adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). A função da ferramenta é permitir que as companhias identifiquem o seu grau de adequação à lei, que entra em vigor em agosto de 2020 e que prevê novas regras para coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais.

A avaliação é composta de perguntas relacionadas à política interna de proteção de dados da empresa, em forma de questionário on-line. Imediatamente, após respondido, o portal informará o nível de adequação em que a empresa se encontra, disponibilizando um relatório completo com comentários sobre o resultado.

Para acessar a avaliação, basta entrar no link http://www.protiviti.com/BR-por/protecao-de-dados-pessoais

Sobre a LGPD
A Lei Geral de Proteção de Dados abrange as operações de tratamento realizadas no Brasil, ou a partir da coleta de dados feita no país por empresas brasileiras ou estrangeiras. A norma também vale para empresas ou entes que ofertem bens e serviços ou tratem informações de pessoas que estão no Brasil. Também é permitida a transferência internacional de dados, desde que o país de destino tenha nível de proteção compatível ou quando a empresa comprovar que garante as mesmas condições exigidas pela Lei, como por exemplo, por meio de contrato.
A partir desta lei, o Brasil iguala-se a mais de 100 países que já possuem norma sobre o assunto, alterando o cotidiano de usuários, empresas e do Poder Público.
Assim como ocorreu a partir da promulgação da lei europeia de proteção de dados, a GDPR (do inglês, General Data Protection Regulation), que impulsionou a aprovação da lei brasileira, espera-se uma grande demanda por parte dos usuários por privacidade, exigindo que as empresas tenham capacidade para responder e se adequar rapidamente.

Editorias: Negócios  Política
Empresa: IMAGE Comunicação