SONDA gerencia 15 mil equipamentos de impressão da Caixa

Integradora implanta e gerencia um dos maiores contratos globais de terceirização de impressão

O gerenciamento mensal de 60 milhões de páginas impressas por 15 mil equipamentos instalados e administrados em mais de 5,2 mil localidades em todo território nacional, inclusive nas agências barco na região norte, faz parte de um dos maiores contratos globais de terceirização de impressão firmado pela SONDA, maior companhia latino-americana de soluções e serviços de tecnologia, com a Caixa. Os serviços prestados diminuíram em 28% a complexidade de gestão da área de TI da Caixa neste processo, liberando, assim 72% de seus recursos para focarem no negócio, além de trazer 40% de redução de custo.

O contrato teve origem devido à grande capilaridade e ao excessivo custo para a Caixa manter e gerir seu parque de impressoras em todas as unidades espalhadas pelo território nacional. A demanda nasceu da publicação de um edital para a implantação do serviço de Terceirização de Impressão Departamental, com fornecimento de toner, manutenção técnica e gestão.

O projeto, considerado de alta complexidade de implantação e gestão devido à quantidade de unidades e usuários, com pulverização geográfica em todo o Brasil, tem como principal intuito aumentar a qualidade dos serviços prestados, diminuindo a complexidade de gestão da área de TI, o que consequentemente libera os recursos para os principais processos de negócios. “Administrar ativos não é uma tarefa simples. Mais do que locar e vender equipamentos de infraestrutura de TI, nossa terceirização agrega serviços de administração de ambiente, suporte técnico e gestão de inventário”, afirma Viviane Ricci, vice-presidente de vendas governo da SONDA.

O escopo do projeto envolveu a troca do parque tecnológico por equipamentos de impressão multifuncional de última geração em todas as unidades do cliente, fornecimento de insumos originais, consumíveis e peças, assistência técnica com mão de obra especializada, help desk e sistema para registro e gestão de incidentes, administração de insumos com monitoramento ativo e logística de reposição em todo território nacional, bilhetagem centralizada e treinamento dos usuários-chaves, preparando-os para serem os multiplicadores de conhecimento dentro de suas respectivas unidades, entre outros.

Juntas, a padronização do parque de impressão e de cópia são a garantia de constante atualização tecnológica, o que promove à Caixa inúmeros benefícios, entre eles: eliminação de desperdícios, otimização das impressões e das cópias, eliminação do contrato de manutenção das impressoras, assertividade na compra e abastecimento de suprimentos, identificação e contabilização precisa de custos com impressões e cópias, segurança na tramitação de documentos confidenciais a serem impressos, pró-atividade nas soluções a serem implementadas por pessoal técnico e especializado, controle de custos, rateio de despesas por usuário, diminuição de TCO, redução de fornecedores e custos com peças, gerenciamento remoto, redução dos custos com help desk, aumento de produtividade, racionalização da quantidade de impressoras e eliminação do estoque e das compras de suprimentos e peças, além de outsourcing limpo pelo plantio de árvores para a neutralização das páginas impressas.

Editorias: Internet  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing  Sociedade
Empresa: IMAGE Comunicação