Cogna migra data center em prazo recorde com plataforma Centra da Guardicore

A tecnologia Guardicore aprimora a segurança em ambientes on-premise e em nuvem; e contribui para conformidade à Lei Geral de Proteção de Dados

Boston, Mass. e Tel Aviv, Israel – 10 de junho de 2020 – A Guardicore, uma das líderes mundiais em segurança para data center e nuvem, anuncia que a Cogna, um dos principais grupos brasileiros da área da educação, escolheu a Plataforma de Segurança Centra como ferramenta para a migração de data center de uma das empresas do grupo. Empenhados em manter a segurança de um enorme conjunto de informações – relativas a alunos, material didático, sistemas de ensino, serviços e microsserviços de aplicativos – os profissionais de TI da Cogna conseguiram realizar a migração com sucesso em apenas duas semanas,

O Gerente de Segurança da Informação do Grupo Cogna, Alex Amorim, considera Zero Trust a prática mais eficiente, hoje, para proteger infraestrutura de TI, aplicativos e dados da empresa, além das informações de terceiros que ela detém. Para isso é necessária a segmentação detalhada dos fluxos de trabalho – o que coincide com a linha de segurança da Cogna na defesa contra ameaças externas e também contra os movimentos laterais de ameaças dentro do ambiente de tecnologia da empresa.

Crescimento e desafios
Em dezembro do ano passado, o Grupo Cogna, então denominado Króton, concluiu a aquisição da Somos (hoje Vasta/Somos), uma empresa dedicada ao ensino fundamental e médio. O contrato com o data center que hospedava a Somos terminaria em um mês. Assim, esse era o prazo para integrar toda a infraestrutura e dados da Somos à empresa, fazendo-se necessária a migração para o data center que já hospedava as outras três empresas da Cogna

Como a Plataforma de Segurança Centra já havia sido implementada para proteger as demais empresas do grupo, a solução foi instalar essa plataforma no ambiente que hospedava a infraestrutura Somos antes da migração. Com o sucesso da migração, feita em duas semanas, todos os equipamentos on-premise do grupo foram reunidos em apenas um local, unificando-se também sua nuvem privada.

Para mitigar os riscos e preservar a reputação da organização, a Cogna criou uma estrutura de segurança baseada nos princípios de confidencialidade, integridade e disponibilidade, capazes de proteger a infraestrutura, aplicações e dados do grupo. Esses princípios se estendem ao cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados, que entrará em vigor em 16 de agosto deste ano, encontrando a Cogna pronta para atendê-la. A empresa, que vem se preparando para a LGPD desde 2018, tem na microssegmentação oferecida pela Guardicore um aliado importante também na proteção de informações pessoais.

Protegendo serviços de TI gerenciados em nuvem
Pensando a segurança de modo integral, o Grupo Cogna irá contar com as defesas Guardicore também nos serviços de nuvem pública que utiliza. Ao passar o gerenciamento das soluções em nuvem da empresa que fornece colocation em seu data center para um novo provedor de serviços, que se responsabilizará pela gestão do ambiente, a Cogna aproveita para elevar seu nível de segurança

Alex Amorim conta com a tecnologia Guardicore para atingir esse objetivo: “A nano-segmentação é para monitorar o acesso, a fim de permitir que apenas usuários autorizados acessem cada servidor e cada canal de comunicação entre máquinas. Esse é o tipo de controle que devemos ter hoje, diz”.

“Na Guardicore, trabalhamos para tornar a segurança eficaz da maneira mais fácil e rápida possível. Nossa capacidade de mostrar a interação entre sistemas permite que nossos clientes tomem decisões rápidas e precisas. Além disso, por controlar interações entre cargas de trabalho independentemente de onde estejam, nossa plataforma permite ao cliente fazer qualquer mudança com toda a segurança. Essas características mostram-se fundamentais para empresas que desenvolvem, em todo o mundo, novos projetos de segurança Zero Trust. Para nós, é um orgulho e uma honra sermos escolhidos como o principal parceiro de segurança da Cogna”, Fernando Ceolin, Diretor de Vendas e Engenharia Brasil - LATAM da Guardicore.

Assista ao vídeo que mostra como Alex Amorim usou o Guardicore Centra para aplicar rapidamente políticas de microssegmentação em seus ambientes de TI:

Sobre a Guardicore
A Guardicore é uma empresa de segurança para nuvem e data centers, protegendo os principais ativos das organizações por meio de controles de microssegmentação flexíveis, de rápida implementação e fácil entendimento. Nossas soluções oferecem um modo mais simples de promover segurança constante e consistente – para qualquer aplicativo, em qualquer infraestrutura. Para mais informações, visite http://www.guardicore.com.

Sobre a Cogna
Com mais de 50 anos de tradição e pioneirismo, a Cogna Educação é uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo. Com as marcas Kroton, Platos, Saber e Vasta Educação / Somos Educação em seu portfólio, a holding oferece soluções e serviços tanto para o segmento B2C como para o B2B. Pautada pela inovação e pelo propósito de transformar a vida das pessoas por meio de uma educação de qualidade, a companhia atende mais de 2,2 milhões de estudantes de todo o Brasil, da Educação Básica ao Ensino Superior, sendo mais de 900 mil alunos atendidos diretamente e 1,3 milhão de estudantes por meio das escolas e instituições de ensino parceiras. As atividades de impacto social da Cogna beneficiam mais de 3,07 milhões de pessoas e geram um impacto socioeconômico de R$ 12.5 bilhões à sociedade, ajudando a transformar as comunidades onde está inserida.

Mais informações para a imprensa:
SHEDI - Silvia Helena Editora
Silvia Helena Rodrigues - silviahelena@shedi.com.br