Perigos com o pisca-pisca na decoração de Natal
Engenheiro eletricista do Grupo Loja Elétrica dá dicas para iluminação segura

Faltam poucas semanas para o Natal e a cidade já começa a se iluminar. Aos poucos, ruas, praças, casas e estabelecimentos comerciais se enfeitam de lâmpadas coloridas e arranjos luminosos, um ritual que traz alegria e acende de vez o espírito natalino. No entanto, é preciso ficar atento para os perigos que uma instalação mal feita dos itens elétricos pode trazer.
Para que sua decoração não fique apenas bonita, mas também segura, o engenheiro eletricista do Grupo Loja Elétrica, João Carlos Lima, dá algumas dicas:
● Na hora da compra, o consumidor deve verificar a procedência e a qualidade dos produtos. O ideal é optar pelos fabricantes que possuem um bom serviço de pós-vendas, isto é, que oferecem orientação em caso de dúvidas e que realizem a troca do produto quando é constatado defeito de fabricação; Verifique se o produto tem o selo do INMETRO, que atesta a qualidade e segurança de acordo com legislação brasileira.
● Se quiser aproveitar a decoração do ano anterior, é preciso verificar as condições em que o material se encontra. (verifique se há fios ressecados, desencapados ou rompidos)
● É importante tomar cuidado para não causar sobrecarga na rede elétrica. A grande quantidade de adornos luminosos de Natal funcionando ao mesmo tempo têm alto consumo de energia capaz de causar sobrecarga no circuito ocasionando o desligamento disjuntores do quadro de energia, entre outros transtornos.
● Se a decoração for de grande porte, consulte um profissional da área”, aconselha Lima;
● Um dos erros mais frequentes é a instalação equivocada de “luzinhas” (ou “pisca-piscas”). A combinação de muitos tipos diferentes de produtos pode gerar confusão visual e, principalmente, um ambiente propício a curtos-circuitos;
● Quem deseja decorar a parte exterior da casa deve procurar os produtos indicados para isso. Essa informação (“uso externo”) geralmente está destacada na embalagem;
● Não instale enfeites natalinos próximos aos postes, fios ou medidores da concessionária e não faça ligações clandestinas para energizar a decoração externa em ruas, pois além de colocar a vida de quem faz e de quem está próximo em risco poderá provocar a queima de eletrodomésticos e curtos-circuitos ocasionando danos maiores, a instalação.
● Ao fazer emendas, utilize fitas adequadas. Nunca faça isolação com fita adesiva plástica, fita crepe, esparadrapo ou semelhantes. Em caso de dúvida, solicite ao vendedor da loja de material elétrico a melhor opção para emenda de uso interno ou externo;
● Não utilize adaptadores para ligar vários conjuntos decorativos em uma mesma tomada, pois pode ocorrer uma sobrecarga na rede, provocando superaquecimento e até curto circuito na instalação. Prefira usar filtros de linha de 3 a 6 tomadas que possuam fusível de proteção, opção de ligar e desligar todos os piscas diariamente e proteção contra surtos elétricos;
● Só ligue os equipamentos depois que toda a iluminação estiver montada. Se precisar mexer na fiação ou nas lâmpadas, desligue os equipamentos da tomada;
Para os que querem economizar na conta de luz, existem produtos com tecnologia em LED, que apresentam baixo consumo de energia, maior durabilidade e não aquecem. Outra opção interessante são os programadores de horário, que evitam o funcionamento das luzes natalinas em momentos desnecessários.

Sobre a Loja Elétrica
Especializada na distribuição de materiais elétricos, a Loja Elétrica foi fundada em 1947, é líder em seu segmento no estado e conta, atualmente, com 1.300 colaboradores, 11 filiais – localizadas em várias regiões da grande Belo Horizonte, uma em Uberlândia e uma em Ipatinga - e 10 lojas dedicadas (in company) que ficam dentro de mineradoras, siderúrgicas, cimenteiras e indústria de celulose, além do centro de capacitação em tecnologia (CCT), que oferece cursos para eletricistas e técnicos. Possui ainda o maior centro de distribuição do seu segmento, na América Latina, com uma grande capacidade de armazenamento.
A empresa trabalha com produtos nas áreas de Baixa e Média Tensão, Automação e Material Elétrico Industrial, Cabeamento Estruturado, Segurança Eletrônica, Iluminação, Telecomunicação e Energia Solar. Além das lojas instaladas em cinco cidades de Minas Gerais, o consumidor pode adquirir os produtos em todo o país e pelo e-commerce do grupo: http://www.lojaeletrica.com.br.

Editorias: Cultura e Lazer  Serviços
Empresa: Hipertexto Consultoria e Assessoria de Imprensa