Você tem medo de falar em público?

Entrevista de emprego, apresentação de trabalho, eventos empresariais... Saber se expressar faz toda a diferença na carreira

Quem nunca sentiu frio na barriga ao apresentar um projeto, participar de um processo seletivo ou falar para um grande grupo de pessoas? Segundo pesquisa divulgada pelo jornal britânico Sunday Times, para 41% dos entrevistados seria melhor morrer do que falar em público. “Saber se expressar é fundamental para ter mais chances de sucesso na carreira. Muitas pessoas têm conteúdo e experiência, mas acabam perdendo oportunidades por não saberem transmitir isso”, analisa Leandro Lao, gerente de treinamento de performance da Smartalk.
Segundo Leandro, falar em público é uma habilidade que pode ser treinada e, até mesmo grandes líderes, podem (e devem!) aperfeiçoar sua capacidade de expressão. Luis Justo, CEO do Rock in Rio, e José Formoso Martínez, CEO da Embratel, são alguns dos nomes que já passaram por esse treinamento na empresa. “Seja uma entrevista de emprego ou uma apresentação para funcionários, em algum momento seremos testados e é fundamental estarmos preparados”, arremata.
Leandro dá 5 dicas para falar em público:
1. Treine em voz alta
Treinar o que você deseja falar em voz alta te ajuda a pronunciar melhor as palavras e compreender o ritmo que você deve falar. Se puder contar com ajuda, melhor ainda. Apresente para seus amigos e familiares e peça opiniões sinceras sobre o que você fez.
2. Conheça a sua plateia
Procure saber para qual público você irá falar. Saber até que ponto essas pessoas entendem sobre o assunto, a faixa etária predominante, a região em que habitam e o conhecimento prévio que possuem ajuda a estabelecer uma conexão com eles.
3. Contato visual
A comunicação visual é fundamental e deve atingir três objetivos: observar a reação dos ouvintes; prestigiar a presença das pessoas e quebrar a rigidez postural. Manter contato visual faz com que você se torne mais persuasivo e convincente.
4. Projeção de voz
A entonação e o volume da voz são fatores essenciais para uma boa comunicação. Falar baixo e numa mesma entonação torna a apresentação monótona e desinteressante. Por isso, lembre-se sempre de projetar a voz e enfatizar pontos chave em sua fala.
5. Postura
Evite falar com as mãos nos bolsos, com os braços nas costas ou cruzados em posição defensiva. Além disso, ficar apoiado de maneira desleixada sobre uma das pernas ou mantê-las muito abertas, ou muito fechadas, não é aconselhável.

Editorias: Negócios  Propaganda e Marketing
Empresa: Hipertexto Comunicação Empresarial