Dicas para economizar energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs aumento médio de 25,87% das tarifas da Cemig, quarta revisão tarifária periódica. Para consumidores conectados à alta tensão, o aumento seria de 34,41% e, para a baixa tensão, a alta seria de 22,73%. A proposta ficará aberta em audiência pública entre os dias 7 de março e 21 de abril. Como esse índice está bem acima da inflação de 2,84% nos últimos meses, o consumidor vai sentir ainda mais no bolso. Nesse cenário, economizar é a palavra de ordem. João Carlos Lima, Supervisor do CCT- Centro de Capacitação em Tecnologia da Loja Elétrica, explica que atitudes simples ajudam a manter a economia:

Dentro de casa
- Aproveite ao máximo a luz do dia, deixando cortinas e portas abertas. Em caso de mesas de trabalho e de leitura, coloque-as próximas às janelas;
- Paredes internas e os tetos da casa com cores claras. Elas refletem e espalham a luz para todo o ambiente o permite utilização de lâmpadas de menor potência;
No caso dos aparelhos de ar-condicionado:
- Mantenha os filtros sempre bem higienizados e limpos para evitar o funcionamento contínuo;
- Quando estiver utilizando o aparelho de ar condicionado mantenha o recinto fechado reduzir o tempo de funcionamento;
- Utilize o timer do aparelho para determinar o tempo de funcionamento;
- Utilize o termostato para adequar a temperatura do ambiente reduzindo o tempo de funcionamento do aparelho;
- Use o ar condicionado com moderação. Nem sempre faz calor suficiente para ligar o aparelho. As vezes um ventilador de teto é o ideal para refrescar o ambiente gastando 90% menos energia. Combinar o uso dos dois também é uma saída. Regule seu ar condicionado para o mínimo e ligue o ventilador;
- Em dias secos, em vez de usar umidificadores eletrônicos, coloque um pano úmido pendurado no recinto e uma bacia com água;
- Escolha aparelhos que vêm com o Selo Procel de Economia de Energia, que identifica os produtos que apresentam consumo de energia mais eficiente;
-Procure manter a borracha de vedação da geladeira sempre em bom estado, para evitar entrada do calor;
- Instale a geladeira em local bem ventilado, longe do fogão e de áreas expostas ao sol. Deixe um espaço mínimo de 15 cm dos lados, acima e no fundo do aparelho, em caso de instalação entre armários e paredes;
- Regule a temperatura da geladeira ajustando o termostato para evitar desperdício de consumo; e não forre as prateleiras para não exigir esforço redobrado do eletrodoméstico;
- Deixe globos e lustres transparentes sempre limpos para aproveitar de modo a evitar o uso de lâmpadas mais potentes.
- Se possível, escolha cores claras para as paredes internas e tetos da casa. Elas refletem e espalham a luz proporcionando a redução da quantidade e da potencia das lâmpadas;
-Substitua os chuveiros tradicionais pelos eletrônicos, pois eles permitem obter controle de temperatura de 0 a 100% sendo capaz proporcionar uma redução consideravelmente do consumo de energia;
-Retire das tomadas os aparelhos com função stand-by (modo de espera), eles chegam a consumir 12% do seu total.

No trabalho
- Dê preferência a aparelhos que consumam menor quantidade de energia e mantenha desligados aqueles usados apenas ocasionalmente;
- No final do expediente, tire os aparelhos das tomadas;
- Desligue o monitor do computador ou coloque a máquina em modo de economia de energia quando não estiver no ambiente;
- Instale sensores de presença em ambientes em que as pessoas ficam por um pequeno período de tempo, como halls e banheiros. Isso permite que as lâmpadas sejam ativadas somente nos momentos em que há alguém utilizando o espaço.

Editorias: Economia  Negócios  Serviços  Sociedade
Empresa: Hipertexto Comunicação Empresarial