Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos
Os plásticos em componentes da engenharia de outros produtos
...

Muito se tem comentado sobre os problemas de sustentabilidade do plástico em diversos segmentos. Na verdade, mais do que atacar o doente para matar a doença, é preciso ir a causa e não o efeito. Então, para sanar os problemas dos dejetos plásticos é necessário que as coletas seletivas sejam implementadas com muito mais rigor em todas as esferas. Os materiais plásticos definitivamente conquistaram o seu lugar no mundo e parece ser impossível serem substituídos em alguns componentes e peças, especialmente nos chamados Polímeros de Engenharia.

Com o avanço constante das tecnologias e novidades de mercado, se tornou necessária a criação de algum material que pudesse realizar ou suprir, como matéria-prima, inúmeros produtos ou outros artefatos. E os plásticos são materiais que suprem muitas dessas necessidades, e além disso, proporcionam uma praticidade e inovação única.

Já ficou claro que selecioná-los adequadamente para uma aplicação, vai além de se obter algum tipo de vantagem econômica. O objetivo dos Polímeros de Engenharia é valorizar o bom desempenho, garantia de qualidade, segurança das pessoas e até mesmo como uma forma de proteção para o meio ambiente. Há cerca de dois anos, por exemplo, uma importante fábrica de caminhões, passou a ter embreagens totalmente de plástico. Antes eram feitas somente de almas metálicas e apenas recobertas com camadas plásticas. Isso só foi possível porque esses materiais apresentam propriedades que são capazes de substituir um metal. Um exemplo disso é a Poliamida (mais conhecida como \'Nylon\'), que suporta boas exigências mecânicas, térmicas, químicas, dentre várias outras características.

Hoje em dia, as áreas de aplicações são bem variadas, abarcando a indústria automobilística, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, embalagens, indústria alimentícia, indústria têxtil, cosméticos e hospitais. No ramo automobilístico, materiais de engenharia permitem aos desenvolvedores de produto a criarem designs complexos para as peças apresentarem grande desempenho.

Para os eletrônicos e eletrodomésticos, além de exigirem uma boa resistência térmica, as peças feitas com esses polímeros também permitem a concepção de um design que acaba chamando muito a atenção do cliente. Já as indústrias têxteis contam com a Poliamida para a produção de roupas, tapetes e afins. Ou seja, observando todas essas questões, podemos ter a noção da importância destes materiais e notar a maneira que eles atuam no nosso cotidiano e se fazem tão presentes e indispensáveis.

A Poliamida ou Nylon é um polímero bem conhecido e utilizado na indústria onde apresenta elevadas propriedades mecânicas, principalmente quando são sujeitos a altas temperaturas ou solventes. Ela foi um dos primeiros materiais a serem considerados como Polímero de Engenharia, por causa das suas ótimas propriedades. A Poliamida foi desenvolvida no início da Segunda Guerra e seu principal uso foi na fabricação de paraquedas. O fato importante é que a partir da descoberta do Nylon ou Poliamida, principalmente a Europa e América deixaram de ser dependentes da seda japonesa. Foi neste mesmo momento em que os Estados Unidos estavam com atritos nas relações diplomáticas e comerciais com o Japão, por causa do pós-guerra. Há uma história, que o nome Nylon seria uma afronta aos japoneses cuja tradução seria: \"Now you´ve lost, old nippon\" (Agora você perdeu, meu velho Japonês).

Por fim, vale ressaltar, que a cada momento materiais como esse estão sendo analisados, estudados e melhorados para garantirem ainda mais sua performance e suprirem as necessidades do mercado mundial.

Por Alexandre Farhan, diretor-técnico, e Camila Falcari, técnica em plásticos, e aluna da Escola LF de cursos profissionais em plásticos (https://escolalf.com.br/)

Editorias: Industria
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Vervi
Contato: Vervi Assessoria