IoT começa a demandar certificação digital
Gabriel Jório, Superintendente de Operações e Comercial da Valid Certificadora

Com a popularização do conceito, a certificação digital será utilizada para autenticar e garantir a criação de uma rede segura para estes dispositivos. Primeiras regulamentações começam a sair do papel

A disseminação da internet das coisas (IoT) é uma realidade. Já não se discute mais o conceito, mas sim qual a melhor forma de aplicá-lo, garantindo sua eficiência e, principalmente, a segurança das informações que vão circular por milhões de aparelhos dos mais diversos modelos. De acordo com o Gartner, em 2020 o mundo deverá contar com 25 bilhões de dispositivos conectados a algum tipo de sistema inteligente.

Um outro estudo, este da IDC, aponta que as iniciativas de IoT devem receber investimentos entre US$ 1 trilhão e US$ 7 trilhões até 2022. Deste total, US$ 3 trilhões serão dedicados somente às aplicações de Inteligência Artificial. Este conjunto de aplicações e equipamentos conectados deve gerar de 79 ZB a 163 ZB de dados até 2025, lembrando que 1 ZB corresponde a 1 trilhão de GB.

Segurança

Com tamanho crescimento, aumenta também a preocupação com a segurança dessas redes. Com mais objetos acessando a internet, maior a necessidade de tornar sua comunicação e suas transações mais seguras. Gabriel Jório, Superintendente de Operações e Comercial da Valid Certificadora, acredita que, neste cenário, o uso da certificação digital deve crescer a mesma medida. “Já existem certificados digitais que são utilizados para autenticar e criar uma rede segura para esses dispositivos”, afirma.

E essa utilização só tende a crescer. O Inmetro anunciou recentemente que as bombas de combustíveis terão certificação digital para reduzir as fraudes eletrônicas no abastecimento ao consumidor, principalmente, aquelas relativas à adulteração do volume de combustível. O uso do certificado digital garantirá que o resultado da medição é assinado digitalmente e que a informação no indicador realmente foi produzida pelo medidor da bomba. “A decisão elevará a emissão de certificados, já que estabelece que os transdutores das bombas armazenem internamente um certificado digital ICP-Brasil para referenciá-los”, explica.

Para Jório, a decisão traz uma nova perspectiva para o uso de certificados, que serão utilizados em qualquer dispositivo avaliado pelo Inmetro, como balanças, relógios medidores de energia e inúmeros outros. “É isso que nos traz a Internet das Coisas, um cenário onde qualquer objeto pode estar ligado à internet, armazenando e transmitindo dados. Nessa perspectiva, é fundamental que soluções de segurança garantam a integridade das informações e dos processos, uma função executada muito bem pela certificação digital”, conclui o executivo.

Sobre a Valid Certificadora

A Valid Certificadora é uma empresa do grupo Valid especializada em serviços digitais de confiança, identificação, acesso, cifragem e autenticação realizando operações criptográficas padronizadas nacional e internacionalmente, de acordo com a regulamentação estabelecida, na identificação de pessoas físicas ou jurídicas para assinatura digital; geração e armazenamento seguro de evidências digitais de uma transação eletrônica e diversas outras soluções. Credenciada pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) é Autoridade Certificadora emitente dos certificados digitais ICP-Brasil, tais como e-CPF, e-CNPJ, NF-e, CT-e, SSL. Entre as áreas de atuação especializadas é PSS – Prestadora de Serviço e Suporte ICP-Brasil, ACT – Autoridade de Carimbo de Tempo, PS EEA – Prestador de Serviço para Entidade Emissora de Atributo, PSC - Prestadora de Serviço de Confiança, PSBio – Prestadora de Serviço Biométrico, Hub de Serviços em Blockchain e Platinum Partner GlobalSign para emissões de SSL raiz internacional. Para conhecer mais sobre os serviços Valid em certificação digital, assinatura digital, carimbo do tempo, certificados de atributo e desmaterialização de processos e documentos, visite: http://www.validcertificadora.com.br ou https://blog.validcertificadora.com.br/podecontar/

Sobre a Valid

A Valid (B³: VLID3 - ON) torna a vida digital mais segura com soluções que garantem identificação em documentos, smartphones, cartões com chip, certificados digitais, aplicativos bancários, meios de transporte e onde mais os dados de clientes de todo o mundo estiverem.

Seis mil funcionários em 16 países consideram as particularidades de cada cultura e região para criar soluções personalizadas e integradas, colocando a Valid como relevante player global na esfera da vida conectada.

Identificando objetos, transações e pessoas com segurança, alcançou faturamento de R$ 1,7 bilhão em 2018 e é hoje a maior empresa na emissão de documentos de identificação no Brasil, 5ª maior produtora de SIM Cards do mundo e está entre as 10 maiores fabricantes de cartões bancários do planeta.

Para saber mais, acesse http://www.valid.com

Editorias: Economia  Internet  Negócios  Serviços  Telecomunicações
Empresa: ACP Comunicação