“Curtas de Animação”: Núcleo define datas de exibição de filmes produzidos em oficinas
Stills dos três filmes produzidos em Campinas, Hortolândia e Cotia. Imagem: Divulgação

PROJETO VOLTA A HORTOLÂNDIA, CAMPINAS E COTIA PARA EXIBIÇÕES GRATUITAS E ABERTAS AO PÚBLICO

Marcada por uma trajetória repleta de inovações tecnológicas, o cinema de animação ainda vive de tradições. E foi partir de sua raiz, empregando a técnica do desenho em papel, que alunos da rede pública deram vida a três animações, produzidas durante oficinas do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas dentro do projeto “Curtas de Animação - 2ª Edição”, no último mês de março.

Iniciadas em Hortolândia, as oficinas passaram também por Campinas e Cotia, atendendo a um total de 45 jovens e adolescentes que puderam ampliar seus conhecimentos em arte, animação e cinematografia de forma gratuita. “Além de trocar experiências, o projeto é uma ótima oportunidade de perceber e comprovar o quanto a juventude é antenada ao momento do país. Tudo na oficina é autoral e coletivo, sempre partindo da proposta de fazer um filme sobre a cidade, cultura, história ou personalidades do local onde realizamos as atividades”, explica o codiretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Maurício Squarisi.

A partir do mês de abril, a equipe do Núcleo retorna às escolas onde ocorreram as oficinas para exibir os curtas concluídos. As sessões são gratuitas e abertas ao público. Na oportunidade, os alunos participantes também assistirão ao filme completo pela primeira vez. Além dos curtas-metragens, o making-off com os bastidores das oficinas em cada cidade também será exibido. “É nessa sessão final, vendo o filme concluído, que eles têm a dimensão do trabalho que foi realizado de fato”, pondera Squarisi.

A primeira parada é Cotia: no dia 24, às 10h, alunos do Projeto Âncora apresentam o curta-metragem intitulado “Mais um dia em minha vida”. “O filme é baseado na lenda do empresário Walter Steurer que, ao se aposentar, realizou o sonho de dedicar-se à área social criando o Projeto Âncora. As crianças contam que o fantasma do ‘Seu Walter’ ainda se manifesta batendo portas e apagando as luzes”, comenta Squarizi.

Mesmo antes de conferir o filme pronto, Patrícia Borges - educadora do Projeto Âncora - avaliou a experiência como bastante positiva para os alunos de Cotia, que já tinham conhecimentos básicos em 3D e agora poderão agrega-los ao novo aprendizado: “O projeto trouxe muito a parte social de saber trabalhar em equipe. E parecia uma coisa profissional mesmo, ‘vamos sentar, pensar sobre o roteiro, depois do roteiro vai para outra etapa’... eles entenderam o que é produzir um curta de animação sob um olhar de começo, meio e fim. E a partir dessa base, vão poder produzir outras coisas. Então eu acho que foi muito positivo, um aprendizado de qualidade mesmo”.

Em Hortolândia, os alunos decidiram abordar no filme um caso de feminicídio. A professora Maria Cristina de Souza Lôbo, que dá nome à escola onde aconteceram as oficinas, foi violentamente assassinada em 2013. “Uma grande mulher” mostra o último dia da educadora, até o fatídico encontro com seu ex-companheiro, responsável pelo ato. A exibição do curta é no dia 26 de abril, às 13h, na escola Prof.ª. Maria Cristina de Souza Lôbo, localizada no Jardim Nova Europa.

Tema bastante atual no mundo jovem e adolescente, “O Bullying” nomeia a produção dos alunos de Campinas. “O ponto de partida, no entanto, foi o assassinato da vereadora Marielle, provavelmente por ser a pauta da semana. Isso mostra o quanto a juventude está atenta aos fatos cotidianos do país”, relembra Maurício. “Mas, depois de um consenso, o tema do curta acabou sendo o bullying, devido às experiências pessoais dos alunos da oficina”, completa. A exibição na cidade será no dia 19 de maio, às 09h30, na escola Prof. Messias Gonçalves Teixeira, no Jardim Nova Aparecida.

Levar e prover o acesso do projeto em regiões carentes semeia um instrumento de expressão e comunicação, agrega uma nova visão da arte à cinematografia da animação brasileira e contribui para uma percepção mais profissional do cinema. Com apoio do Programa de Ação Cultural - ProAC/ICMS, “Curtas de Animação - 2ª Edição” é um projeto do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas em parceria com a Direção Cultura. Em Campinas e Hortolândia, as oficinas foram patrocinadas pela empresa ArcelorMittal Gonvarri.

Sobre o Núcleo de Cinema de Animação de Campinas
Com direção dos animadores Wilson Lazaretti e Maurício Squarisi, o Núcleo já tem mais de 40 anos de estrada. Além das obras autorais de cada diretor, tem forte atuação no ensino, pesquisa e divulgação de técnicas de animação, através da realização de oficinas. Até hoje, já foram realizadas mais de 2500 na maioria dos estados brasileiros, desde o Amapá até o Rio Grande do Sul, e em diversos países, como Estados Unidos, Portugal, Dinamarca, Argentina, Moçambique, Croácia, Suécia, entre vários outros. Em 2017, chegaram aos cinemas os dois primeiros longas-metragens produzidos pelo Núcleo: “História Antes de uma História”, de Wilson Lazaretti, e “Café, um dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi. Entre obras autorais e produzidas em oficinas, já são mais de 300 filmes, o que situa o Núcleo de Animação de Campinas como um importante e dos mais atuantes polos de produção no segmento no país.

SOBRE A DIREÇÃO CULTURA
Há 18 anos, a Direção Cultura presta consultoria e desenvolve projetos culturais, sociais e esportivos em parceria com empresas, artistas, ONGs e órgãos públicos. Aliados a ações de responsabilidade social, educação, meio ambiente e cidadania, desenvolve projetos que alcançam diversos públicos e promovem o desenvolvimento com resultados efetivos e transparentes.

SOBRE A ARCELORMITTAL GONVARRI BRASIL
Constituída no ano de 2008 após a formação de uma joint venture entre a ArcelorMittal, maior fabricante de aço e uma das principais produtoras de minério de ferro do mundo, e a Gonvarri Steel Services, empresa líder global na transformação de aço e alumínio no mundo.

Editorias: Cultura e Lazer
Empresa: A2N Comunicação