E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Seminário online Papo para um Novo Mundo aborda Segurança Alimentar e Nutricional no Bahia Produtiva
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal - Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional
a Nutricionista Dra. Valéria Paschoal - Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional



A diretora da VP Centro de Nutrição Funcional, Dra. Valéria Paschoal fará palestras nos dias 4 e 5 de agosto no Seminário online gratuito “Papo para um Novo Mundo”, que acontece de 3 a 5 de agosto, quando irá transmitir um panorama um panorama da Segurança Alimentar e Nutricional na Bahia, no Brasil e no mundo e irá apresentar dados do Programa Bahia Produtiva.

O link para inscrições gratuitas é:
http://carweb.ba.gov.br/inscricao_seminario/form_pesquisa/

A VP – Centro de Nutrição Funcional, referência nacional e internacional na pesquisa e ensino em Nutrição Funcional, venceu edital público e realiza a Coordenação Técnica e Científica E, Segurança Alimentar e Nutricional, dentro do Programa Bahia Produtiva, do Governo do Estado da Bahia, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional - CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR e financiado pelo Banco Mundial.

De acordo com a FAO- organismo das Nações Unidas para alimentação e agricultura, desde 1900 cerca de 75% da diversidade genética vegetal foi perdida. Mais recentemente 75% dos alimentos do mundo são gerados por apenas 12 plantas e 5 espécies de animais. Apenas 150 a 200 espécies comestíveis são utilizadas pelos humanos e somente 3 (arroz, milho e trigo) contribuem com quase 60% das calorias e proteínas de fonte vegetal.

A segurança alimentar e nutricional consiste na realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades essenciais, tendo como base práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambientais, cultural, econômica e socialmente sustentáveis.

A nutricionista Dra. Valéria Paschoal Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional http://www.vponline.com.br, empresa responsável pela capacitação dos técnicos e cientistas que atuam em conjunto com o Projeto Bahia Produtiva, em 27 territórios de comunidades tradicionais na Bahia.


A VP com sua equipe de profissionais técnicos está desde o segundo semestre de 2019 em campo, realizando capacitações nas áreas da alimentação e nutrição, desenvolvimento humano, produtividade para o trabalho e renda e sustentabilidade em saúde, meio ambiente, agricultura, atividade física, agronomia, administração e gestão e alimentação. São mais de 81 técnicos, que estão multiplicando capacitação para mais de 8 mil pessoas vulneráveis de comunidades tradicionais baianas de 27 territórios. Essas populações também são contempladas com treinamento culinário por meio de oficinas de culinária sustentável com PANC - Plantas Alimentícias Não Convencionais, alimentos dos biomas da Bahia como: cerrado, caatinga e mata atlântica e elaboração de cartilhas educativas, com receitas da culinária funcional, com PANC e ingredientes da agricultura familiar dos Biomas da Bahia, além de conceitos de Segurança Alimentar e Nutricional, entre outros.

Programação:
A Dra. Valéria Paschoal é Mestre na área de Nutrição e Pediatria pela UNIFESP e Diretora da VP Centro de Nutrição Funcional
Ela participará do seminário em dois painéis:
Dia 4/8: painel 3 - das 14h à 16h
Dia 5/8: Painel 4 - das 9h30 às 11h30


Projeto Bahia Produtiva
O Projeto Bahia Produtiva vem viabilizando o desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a organização social e produtiva de agricultores e agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais de todo o estado. Já foram aplicados R$ 349,3 milhões, transformando a vida de mais de 35.385 mil famílias beneficiadas com oferta de infraestrutura produtiva, apoio à gestão e acesso ao mercado, gerando inclusão produtiva, renda e sustentabilidade.

Um dos objetivos do Projeto é o aumento da Segurança Alimentar e Nutricional dos seus beneficiários.

Para a implantação do Plano de Segurança Alimentar do Bahia Produtiva, foi firmada uma parceria com a VP Centro de Nutrição Funcional e mais 27 instituições de assistência técnica e extensão rural com o objetivo de aumentar a diversidade dietéticas das famílias beneficiária a partir do consumo de produtos da nossa biodiversidade.

Já foram realizadas:
.Capacitações de 81 profissionais de assistência técnica e extensão rural sobre técnicas de plantios, oficinas gastronômicas, aspectos nutricionais
•Capacitações de 150 jovens Agentes Comunitários Rurais, que serão multiplicadores em suas comunidades
•Sensibilização dos agricultores sobre o tema de Segurança Alimentar e Nutricional
•Início de pesquisa sobre a situação da segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas
Tendo em vista às recomendações para o distanciamento social, iniciada em março de 2019, devido à Pandemia da Covid-19, o Projeto adotou algumas medidas para dar continuidades às ações de SAN, como:

Continuidade do serviço de ATER com a Produção de 27 vídeo aulas sobre os mais diversos aspectos relacionados à segurança alimentar e nutricional, que beneficiarão diretamente 18.306 mil famílias que apresentam Assistência técnica pelo Projeto.

Lançamento do Edital Emergencial nº 15, voltado para Segurança Alimentar e Nutricional visando apoiar a produção de alimentos como hortaliças, frutas, raízes e tubérculos e a produção de plantas alimentícias não convencionais (PANC), de forma sustentável, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população beneficiária e contribuir para que a oferta de alimentos básicos e saudáveis seja mantida e até incrementada com o intuito de enfrentar os efeitos de redução dos cultivos desses alimentos durante a pandemia do novo Coronavírus. Essa ação representa um investimento de R$15 milhões, que beneficiará diretamente 7.442 agricultores familiares.

Saiba mais em:
http://www.car.ba.gov.br/projetos/bahia-produtiva
Acesse o Instagram:@sdrbahia

VP- Centro de Nutrição Funcional
Fundada em 1999, a VP-Centro de Nutrição Funcional foi pioneira na difusão do conceito de Nutrição Funcional no Brasil, realizando cursos de extensão e consultoria científica para o setor empresarial.

Atualmente, sua estrutura engloba cinco divisões, são elas: Educacional; Editorial responsável pela edição da Revista Brasileira de Nutrição Funcional, referência científica, livros científicos de nutrição; área Comercial; Consultoria Científica e Responsabilidade Socioambiental. Inclusive, em sua contribuição na área educacional, a VP trouxe todo o seu pioneirismo oferecendo cursos de pós-graduação em Nutrição Funcional (Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva e Fitoterapia), que já formou mais de 15 mil profissionais, além de promover o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que já está em sua décima quinta edição.

A VP tornou-se reconhecida no mercado nacional e internacional como referência na área, aplicando e disseminando o conhecimento científico em diversas esferas sociais, econômicas, políticas, técnicas, de forma ética e promovendo a saúde como Vitalidade Positiva.

Assim, a VP direciona esforços para obter crescimento, vislumbrando excelência em suas atividades, por meio da pesquisa, do ensino, das práticas, da informação e do uso da tecnologia.


VP - Centro de Nutrição Funcional
http://www.vponline.com.br
Loja virtual: http://www.vponline.com.br/loja/
Facebook: vpnutricaofuncional
Instagram: @vpnutricaofuncional

Serviço
Seminário online: Papo para um Novo Mundo
Data: de 3 a 5 de agosto de 2020
Horários:
3/8: das 14h às 16h
4/8: das 9h30 às 16h
5/8: das 9:30 às 16h
Inscrições gratuitas: http://carweb.ba.gov.br/inscricao_seminario/form_pesquisa/



Mais informações podem ser obtidas pelos canais abaixo.


JM-Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
j.maria.filho@uol.com.br
(11) 99804.1112





Editorias:   Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Gastronomia  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: JM-Gestão de Imprensa e Comunicação  
Contato: José Maria Filho  
Telefone: 11-28662346-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN: maurice161@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.