Cozinheiros Sem Fronteiras Brasil e Aregala Internacional juntos com o Senac São Paulo no Congresso Gastronomia Sem Fronteiras
    Chefs e cozinheiros integrantes da Aregala Internacional e Cozinheiros sem Fronteiras

Na próxima segunda-feira, 16 de dezembro acontece em São Paulo das 15h às 21h o Congresso Gastronomia sem Fronteiras, uma iniciativa da Cozinheiros sem Fronteiras e Aregala Internacional em parceria com o Senac São Paulo (unidade Aclimação), local do evento quando estarão reunidos mais de 100 profissionais da gastroomia nacional e internacional para atualização dos conceitos e tendências no universo da gastronomia

O evento apresentará a importância da gastronomia brasileira e de diferentes movimentos pela melhoria contínua dos processos da carreira profissional e da gestão de negócios gastronômicos. A programação pretende, ainda, identificar as novas profissões de carreiras gastronômicas e tipologias de negócios, assim como caracterizar o atual panorama do mercado de alimentação no Brasil.

Para o Prof. Celso dos Santos Silva , Vice-presidente da Aregala Internacional e Presidente da Cozinheiros sem Fronteiras Brasil, representante de algumas entidades brasileiras e professor da Pós-graduação Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados, no Senac Aclimação, “ as entidades estão cada vez mais em evidência no cenário gastronômico brasileiro, a integração com o Senac é extremamente importante, na medida em que os chefs de cozinha e os cozinheiros começam a se preocupar cada vez mais em pesquisar, estudar, se atualizar, se aperfeiçoar, se especializar, se qualificar e se requalificar, e claro que parceria ótima , uma das melhores parcerias que temos em São Paulo, interior, mas em todo Brasil é a opção Senac, pela sua tradição, metodologia, pela forma diferenciada que tem para qualificar as pessoas do ponto de vista técnico e social e disponibilizá-las no mercado de forma harmônica.”

O professor Celso está há 13 anos no Senac, onde ministra aulas nos cursos de pós-graduação em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados e em cursos de extensão. Atualmente ele atua na unidade Aclimação, em São Paulo: “É uma honra ter a Cozinheiros sem Fronteiras Mundial e Aregala Internacional num Congresso que abarca temas extremamente atuais sobre gastronomia, saúde e oportunidades, as novas profissões, os novos mercados de trabalho, as novas configurações de carreira e de negócios possíveis e imagináveis em 2020, numa perspectiva, brasileira, continente americano e mundial.

Estarão presente no Congresso, proprietários e empresas do segmento do food service do Brasil, consultores, professores é um momento especial para o Senac São Paulo, para a Cozinheiros sem Fronteiras Mundial no Brasil e Aregala Internacional.
Agradecemos a integração neste Congresso de todos os Professores, do Senac, em especial para o professor Fillippo Santolia, coordenador da pós-graduação Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação - foco em resultados.“

O Presidente Mundial da Aregala e Embaixador da Cozinheiros sem Fronteiras Diego Silva Lehmann, enviou mensagem de felicitações aos organizadores do Congresso e membros da Cozinheiros sem Fronteiras e Aregala Internacional , ao Professor Celso dos Santos Silva, a Professora Maria Luiza Santomauro Vaz - Coordenadora de pós-graduação e extensão universitária no Senac, a Vice- Presidente da Aregala América do Sul e Presidente da Aregala do Equador, Marlene Jaramilo, eleita recentemente que estará representando a Delegação estrangeira, e todos os palestrantes do Congresso e participantes.

O Congresso Gastronomia sem Fronteiras estará com representantes oficiais dos seguintes países: Portugal, Itália, França, Colômbia, Equador, Japão, Brasil.

O Congresso Gastronomia sem Fronteiras contará com a participação especial de Terezinha Covas, Vice-Presidente da Sociedade Latino Americana de Gastronomia e Hotelaria Hospitalar, com sede em Lima, no Peru.

Programação:
15h - Recepção, credenciamento e visita aos expositores
16h - Abertura oficial do congresso, com a participação da diretoria nacional do Cozinheiros sem Fronteiras
16h30 - Painel: Saúde, Gastronomia e Oportunidades
Apresentação dos novos conceitos e tendências da gastronomia internacional e discussão da aplicação plena no Brasil em termos de operação e gestão.
Palestrantes: Ana Tomazoni, Marlene D. C. Jaramillo Granda, Simone Borsolari e Terezinha Covas.
17h30 - A Evolução Histórica Mundial do Cozinheiro
Apresentação dos principais aspectos evolutivos do profissional de cozinha ao longo da história da humanidade.
Palestrante: João Luiz Máximo da Silva
18h - O Cozinheiro do Futuro
Discussão do perfil ideal do profissional de cozinha para os próximos desafios da globalização gastronômica.
Palestrante: Celso dos Santos Silva
18h30 - Intervalo e degustação de produtos gourmet
19h - Painel: A Demanda de Profissões e Carreiras Gastronômicas no Brasil e no Mundo
Identificação e análise das tendências atuais por profissões, carreiras e modelos de negócios gastronômicos.
Palestrantes: Carmen Guarize, Daniel Ravetta, Jonas Juliani Oliva, Rafael Olivieri
20h - Painel: A Hora e a Vez da Gastronomia Brasileira
Caracterização e reconhecimento do potencial gastronômico brasileiro por meio de seus diferenciais de matéria-prima, profissionais, empresários e culturas gastronômicas.
Palestrantes: Enio Miranda, Elzinha Nunes, Luisa Saliba e Paulo Leite

Ação social – O Ingresso ao evento será de 1 kg de alimento não perecível

A Inscrição do Congresso é gratuita, porém o ingresso ao evento será de 1 kg de alimento não perecível (exceto sal e açúcar).
Durante o evento os alimentos deverão ser entregues à equipe do Congresso que estará recebendo os alimentos.
Os organizadores esperam recolher em torno de 300kg de alimentos, que serão destinados à Associação Educacional para Múltipla Deficiência (AHIMSA), localizada na Rua Baltazar Lisboa, 212, Vila Mariana, São Paulo - SP.

Exposição e Degustação de Alimentos Inovadores

Degustação e exposição de alimentos darão o toque gastronômico ao Congresso. Na exposição estarão 24 empresas que representam o canal food service, que promoverão seus lançamentos, realizarão degustação e relacionamento com os chefs e cozinheiros.
Entre as marcas estão:

Korin Alimentos – a chefe Angela Festa estará degustando:
Frango ao açafrão da Terra com Amêndoas;
Arroz doce integral Korin com amendoim;
Patê de ovos.

Copra
O Chef Rodrigo Albano estará degustando receitas criadas por ele com os produtos da Copra. Entre as delícias estão:
Mini Brownie de Chocolate;
Mini bolo de chocolate lowcarb com calda
Sorbet de coco

A Copra também estará com exposição de seus produtos.

Cambuci-Fruto da Mata Atlântica também será destaque na mostra de empresas do food service

A AgroAsmussen empresa de Natividade da Serra, estará degustando suco de cambuci, fruto nativo da mata atlântica. Outra degustação que a marca fará é do chutney de Cambuci. Além disso, a empresa estará com outros produtos do portfólio no evento.

Todas as empresas promoverão degustação de seus.

Sobre o Senac São Paulo
Há mais de 70 anos, o Senac São Paulo contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão universitária e pós-graduação), presenciais e a distância, em diferentes áreas do conhecimento. Além disso, coloca o seu atendimento corporativo à disposição de organizações públicas, privadas e do terceiro setor com equipe especializada em desenvolver soluções sob medida para suas necessidades.
Com 61 unidades educacionais, a instituição está presente em todo o estado de São Paulo. São 16 na capital; cinco na Grande São Paulo; duas no litoral; 35 no interior; além dos três campi do Centro Universitário Senac, sendo um no bairro Santo Amaro, na capital, e dois no interior, que formam o complexo educacional com os hotéis-escola Senac em Águas de São Pedro e em Campos do Jordão. A instituição conta, ainda, com a Editora Senac São Paulo.

Sobre a Aregala Internacional - Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas e do Mundo

A AREGALA é uma associação gastronômica fundada na América Latina, nas ruínas místicas de Machu Pichu, no Peru, há 36 anos. É o reitor do continente americano, mas hoje se espalhou por quase todo o planeta, mantendo representações e escritórios em 60 países do mundo resgatando e difundindo os valores culinários das cidades, desenvolvendo sua gastronomia como valor cultural, social, turístico, trabalhista, humanista, filantrópica folclórica, histórica, educacional e identidade de suas nações.

Foi fundada em 1982 sob o nome de Associação de Restauradores, Enólogos, Escritores Gastronômicos da América Latina, Miami, Quebec e Espanha, com uma Associação subsidiária de Editores e Escritores Gastronômicos das Américas, também fundada pelo chef Diego Silva Lehmann e que era a A primeira associação de jornalismo gastronômico do mundo, hoje sob a sigla OMPG.PRESS - World Press and Gastronomic Organization.

A Aregala compreende a América, Europa, parte da Ásia e África e é considerada por muitas celebridades culinárias como uma das maiores e mais importantes associações culturais e filantrópicas e educacionais do mundo, tanto pela extensão geográfica (para integrar 50 países) quanto pela importância e significado de seu trabalho.

Sobre a Cozinheiros sem Fronteiras
Cozinheiros sem Fronteiras é uma entidade internacional presente em mais de 20 países de língua hispânica, portuguesa, inglesa, francesa, entre outros, que atende as exigências técnicas da OMS – Organização Mundial da Saúde – em desenvolvimento de programas internacionais de combate à fome e desnutrição humanas, além de ações integradas de Cultura e Educação Social nas áreas de Gastronomia e Hospitalidade Brasileira. É composta por Cozinheiros e Chefes.
A Cozinheiro sem Fronteiras Brasil é a única da América Latina que tem representantes brasileiros em cidades importantes como Orlando, Ilha da Madeira, Oxford, Lyon, Luanda e Hamburgo.
Acompanhe as atividades da Cozinheiros sem Fronteiras nas redes sociais:
Instagram: http://www.instagram.com/cozinheiros_sem_fronteiras/

Congresso Gastronomia Sem Fronteiras
Data: 16 de dezembro de 2019
Horário: das 15h às 21h
Inscrições gratuitas: Ingresso 1 kg de alimento não perecível, exceto sal e açúcar
Local: Senac Aclimação
Endereço: Rua Pires da Mota, 838 - São Paulo
Mais Informações: (11) 3795-1299

Mais informações para imprensa sobre o Congresso Gastronomia sem Fronteiras podem ser obtidas nos canais abaixo.

JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852
j.maria.filho@uol.com.br
Cel. e WhatsApp: (11) 99804-1112