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AgroAsmussen lança produtos de Cambuci exclusivos no Festival Da Terra ao Prato
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Lançamento da AgroAsmussen no Festival da Terra ao Prato: geleia orgânica de cambuci, chutney orgânico de cambuci, melado orgânico de cambuci e xarope orgânico de cambuci
Lançamento da AgroAsmussen no Festival da Terra ao Prato: geleia orgânica de cambuci, chutney orgânico de cambuci, melado orgânico de cambuci e xarope orgânico de cambuci



Movida pela Campanha de Incentivo ao consumo de Cambuci, que será lançada pela Chef Leila D no Festival Da Terra ao Prato, a AgroAsmussen, empresa localizada na cidade de Natividade da Serra, região do Alto Paraíba, interior de São Paulo, leva para o Festival produtos como: Geleia Orgânica de Cambuci, Chutney Orgânico de Cambuci, Xarope Orgânico de Cambuci, Melado Orgânico de Cambuci e Cambuci Orgânico fruto congelado. O Festival Da Terra ao Prato de Gastronomia Orgânica acontece nos dias 5 e 6 de outubro no Center Norte, em São Paulo/SP.

Lançamentos: Melado Orgânico de Cambuci, Xarope Orgânico de Cambuci, Chutney Orgânico de Cambuci e Geleia Orgânica de Cambuci, Banana e Mel da AgroAsmussen
Chutney Orgânico de Cambuci vidro com 40g e 200g.

Molho agridoce característico, de caráter forte, com personalidade marcante. Sabor levemente azedo e picante, com traços nítidos das principais especiarias que contém. Perfume agradável da fruta Cambuci, consistência típica dos chutneys tradicionais.

Ideal para acompanhar grelhados, legumes grelhados, sanduíches diversos, entre outras preparações e pode ir à mesa para uma experiência sensorial com outros alimentos.

O chutney é produzido segundo receita apuradíssima, há gerações pela família Asmussen.

Geleia Orgânica de Cambuci com banana e mel 40g e 200g
Geleia clássica, com o sabor característico do Cambuci, não excessivamente adoçada e com uma consistência que lhe confere a banana. Perfume tentador do Cambuci. Ideal com torradas, pão saidinho do forno ou bolachas. Perfeita com queijo ou em bolo de rolo.

Xarope orgânico de Cambuci vidro com 200 ml e 500 ml
Xarope com sabor redondo, sem vestígios de açúcar, levemente frutuoso. Aspecto límpido, translúcido e sem partículas sólidas. Cor de um vermelho intenso, tendendo para o escuro. Aroma de Cambuci bem distinto. Brix 72%, acidez PH 3, medianamente viscoso.

Dicas de uso. Delicioso adicionado a bebidas alcoólicas (1:5), u como tempero na culinária, substituindo mel, como recheio em bolos ou para preparo de drinks.

Caramelo orgânico de Cambuci vidro com 200 ml e 500 ml
Caramelo com sabor característico de Cambuci, bem frutuoso. Aspecto límpido, translúcido e sem partículas sólidas. Cor de um laranja intenso, claro. Aroma de Cambuci bem distinto. Brix 62°, acidez PH 3.

Delicioso como cobertura de sorvetes. Gostoso adicionado a água ou chá para servir gelado como refresco (ice tea). Ou ainda como adereço em pratos de sobremesa. Muito bom com granola ou iogurte no café da manhã.

Cambuci Orgânico - pacote com 1 kg, fruto congelado
O Cambuci (campomanesia phaea) tem tamanho médio, é perfumado e lembra o limão no seu gosto ardido. É rico em agentes antioxidantes e adstringentes. Seu conteúdo em vitamina C o faz um dos frutos mais ricos da nossa flora nativa. É rico em betacaroteno, magnésio, sódio, potássio, fósforo, cálcio e fibras.

Dicas de Receitas
Suco de Cambuci: coloque alguns frutos no liquidificador, acrescente açúcar a gosto, complete com água até 1 litro e bata. Sirva na hora. Experimente também acrescentar um ou dois caquis no liquidificador: o suco fica mais redondo, requer menos açúcar e não decanta.

Cambucirinha: pique a fruta em pedaços, acrescente açúcar a gosto, esmague, ponha gelo e cachaça. Utilizado também na culinária. Veja outras receitas em http://www.institutoaua.org.br.

A origem do Cambuci, os empreendedores rurais e o incentivo à cultura de consumo
Para entender mais sobre a cultura do Cambuci é necessário compreender o que está na origem, quem abraça o Cambuci como elemento de sustentabilidade socioambiental e econômica? O que está por trás do Cambuci, qual a importância de o consumidor conhecer a origem do fruto e os pequenos produtores do extrativismo para valorizar este rico alimento do bioma mata atlântica?

Em três cidades da região do Alto Tietê e Alto do Paraíba, Salesópolis, Paraibuna e Natividade da Serra, 30 mulheres adotaram o Cambuci e hoje estão usufruindo das transformações econômicas e sociais que a fruta proporcionou. A região é rica em produção de eucalipto, porém 10 mulheres em cada cidade viram no Cambuci uma outra forma de trabalho e renda, por meio da preservação das árvores nativas, recuperação de áreas degradadas e cultivo do produto.

O projeto é uma inciativa do Instituto Auá, com financiamento da Fundação Banco do Brasil, o que possibilitou que essas mulheres recebessem capacitação para o cultivo do Cambuci, coleta, higienização e embalagem. Todos os cultivos são agroecológicos, cuidam da água, do solo e não usam produtos químicos.

Saiba mais sobre o projeto e as 30 cambucizeiras em:
http://www.youtube.com/watch?v=rv6x3GkQqmM&feature=youtu.be

Para a Chef Leila D, idealizadora do Festival Da Terra ao Prato de Gastronomia Orgânica, “a Campanha de Incentivo ao consumo do Cambuci inicia agora, no Festival, mas tem toda uma estrada a ser construída para manter a floresta em pé, valorizar os pequenos produtores da agricultura familiar, capacitar os profissionais cozinheiros, confeiteiros, bartenders, entre outros profissionais da gastronomia para incorporarem o Cambuci como ingrediente de primeira grandeza em seus cardápios, abrir novos mercados como a indústria de sorvetes, entre outros segmentos. O Festival é a largada, mas o Cambuci em breve estará presente nas mesas com a importância que ele tem para a cadeia produtiva e com a sustentabilidade”.

As Estratégias da AgroAsmussen para ampliar a comercialização e gerar cultura de consumo da fruta
De acordo com Camilla Asmussen, diretora da AgroAsmussen, para ampliar o conhecimento sobre o Cambuci e aos poucos criar hábito de consumo a empresa adotou algumas estratégias de mercado:
Ampliar a presença dos produtos em empórios e boutiques especializadas em produtos orgânicos, aumentar a visibilidade os produtos por meio de degustações
Melhorar a efetividade do site e reforçar o tráfego através de campanhas contínuas nas mídias sociais visando impulsionar visitar ao site
Participar de feiras do setor orgânico com o objetivo de, por meio de degustações, fortalecer a inserção dos produtos no cotidiano do público-alvo
Em paralelo, atuar junto ao setor de alimentação escolar das do segmento público e privado objetivando introduzir a polpa de Cambuci pasteurizada
Desenvolver o canal food service, junto a hotéis e restaurantes vidando a colocação dos produtos, por exemplo os potes de 40g de geleia no café da manhã.

Os benefícios comprovados do Cambuci
De acordo com a Nutricionista Dra. Natália Colombo, professora de pós-graduação em nutrição clínica funcional, Mestre em Nutrição pela USP e diretora da Clínica NCnutre, em São Paulo, são muitos os benefícios do Cambuci e ela destaca alguns:
É rico em carotenoides, como o betacaroteno – grupo de antioxidantes que estão envolvidos com a prevenção de várias doenças crônicas entre elas alguns tipos de câncer. Atuam também na saúde dos olhos, reduz o risco de degeneração macular.
Além disso, são ricos em compostos fenólicos, substâncias que são eficazes em modular o nosso sistema de defesa contra radicais livres. A grande concentração de antioxidantes presente no fruto é capaz de prevenir o envelhecimento precoce, assim como os danos causados pela radiação solar.
Reduz riscos de acidente vascular cerebral e auxilia no controle da pressão arterial, por seu elevado teor de potássio e magnésio.
Memória: rico em ácido carnósico (neuroprotetor), atua como preventivo do Mal de Alzheimer e outras doenças neurodegenerativas
Riquíssimo em vitamina C, que tem efeito antioxidante e em Vitamina A que potencializa o sistema imunológico.
O Cambuci é uma fruta rica em ácidos graxos de cadeia média, por conta disso, quando utilizado na forma de creme dermatológico, pode favorecer a manutenção da umidade da pele mantendo sua hidratação natural.

Sobre a AgroAsmussen
A dinamarquesa Camilla Asmussen, formada em hotelaria desembarca no Brasil em 1991, veio para trabalhar em hotéis, anos mais tarde conhece seu marido, Michael Asmussen com teve duas filhas. Em 2000 partiram para morar em Natividade da Serra, região do Alto Paraíba, SP, onde foram atuar em vários ramos de negócios.

Em 2016 os empresários foram procurados pelos produtores da região para fazer elo com Instituto Auá que tinha incentivado o plantio em 2006 das mudas de Cambuci, por ser uma espécie em extinção. “Iniciamos com retirada dos frutos nos produtores que passaram a vender sua produção. Distribuímos o fruto congelado, mas como o fruto é pouco conhecido, era necessário fazer um trabalho de aplicação e levar produto já processado ao mercado. Construímos uma agroindústria para fazer processamento do fruto Cambuci, daí nasceu a AgroAsmussen, que hoje tem Alvará Sanitário pela ANVISA, e é Certificado Orgânico por auditoria pela IBD”. A capacidade atual de produção da empresa em fruto congelado é 500 kg/dia, polpa pasteurizada é 400 kg/dia, geleia e antepastos é 15 caixas/dia de 200g e xaropes e caramelos são 200 litros/dia em dias alternados.

Acesse o site da AgroAsmussen http://www.agroasmussen.com.br
Instagram: @agroasmussen | Facebook facebook.com/agroasmussen/


Serviço
Festival Da Terra ao Prato de Gastronomia Orgânica
Praça de Eventos Externa do Shopping Center Norte
Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Dias 5 e 6 de outubro das 10h às 19h
@leiladgastronomia | http://festgastronomiaorganica.com.br/


Mais informações, entrevista e imagens podem ser obtidos pelos canais abaixo.
JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852
j.maria.filho@uol.com.br
Cel. e WhatsApp: (11) 99804-1112
Márcia Britto: Jornalista MTb 22.827
marciadebritto@gmail.com |
Cel. e WhatsApp: (11) 99963-7025

Editorias:   Alimentos  Gastronomia  Negócios  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: JM-Gestão de Imprensa e Comunicação  
Contato: José Maria Filho  
Telefone: 11-28662346-

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