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Festival Da Terra ao Prato lança campanha para incentivar o consumo do Cambuci
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 Árvore de Cambuci – fruto nativo da mata atlântica
Árvore de Cambuci – fruto nativo da mata atlântica

30 Cambucizeiras (mulheres que cuidam da preservação do Cambuci) são as vigilantes do fruto na região do Alto do Tietê/SP.

Originário do bioma Mata Atlântica, o Cambuci ainda é uma fruta considerada pelos especialistas como PANC – Planta Alimentícia não Convencional -, pois seu consumo ainda é tímido e está na memória de muitos da geração dos 50+ como a cachaça com Cambuci ou o licor de Cambuci. A Campanha de Incentivo ao consumo, instituída dentro do Festival Da Terra ao Prato, pretende construir várias ações que apresentem o fruto ao consumidor, as possibilidades de aplicações culinárias e a valorização do pequeno produtor, que depende do consumidor incluir o fruto em sua alimentação e, assim, eles terem sustentabilidade social e econômica no campo, contribuindo, por consequência, para o desenvolvimento humano e sustentável de comunidades rurais


Floresta em pé e desenvolvimento sustentável
Para começar a mudar esse quadro e criar a cultura do consumo do Cambuci, como um alimento para o dia a dia, a idealizadora do Festival Da Terra ao Prato de Gastronomia Orgânica, a Chef Leila D lançou uma campanha para mobilizar chefs, bares, restaurantes e consumidores. Antes, durante e depois do Festival serão criadas e apresentadas receitas inéditas com o Cambuci, da entrada ao prato principal e a sobremesa, possibilidades para drinks e incentivo ao consumo de sucos da polpa de Cambuci, já que o fruto é rico em vitamina C ,entre outras delícias que o fruto permite para aplicação na gastronomia.

“O movimento começa agora, mas tem toda uma estrada a ser construída para manter a floresta em pé, valorizar os pequenos produtores da agricultura familiar, capacitar os profissionais cozinheiros, confeiteiros, bartenders, entre outros profissionais da gastronomia para incorporarem o Cambuci como ingrediente de primeira grandeza em seus cardápios, abrir novos mercados como a indústria de sorvetes, entre outros segmentos. O Festival é a largada, mas o Cambuci em breve estará presente nas mesas com a importância que ele tem para a cadeia produtiva e a sustentabilidade”, comenta Leila D.

A Chef Leila D irá preparar um Ceviche com Cambuci e outros chefs estarão criando receitas tendo o Cambuci como ingrediente principal. Os visitantes do Festival terão maravilhas deliciosas com o Cambuci. O suco de polpa de Cambuci, por exemplo, será comercializado nos estantes durante o Festival.
A Oficina da Chef Leila D será dia 6 de outubro, domingo das 17:15 às 18:15h.

A origem do Cambuci, os empreendedores rurais e a cultura de consumo
Para entender mais sobre a cultura do Cambuci é necessário compreender o que está na origem, quem abraça o Cambuci como elemento de sustentabilidade socioambiental e econômica? O que está por trás do Cambuci? Qual a importância do consumidor conhecer a origem do fruto e os pequenos produtores do extrativismo para valorizar este rico alimento do bioma mata atlântica?

Em três cidades da região do Alto Tietê e do Vale do Paraíba, Salesópolis, Paraibuna e Natividade da Serra, 30 mulheres adotaram o Cambuci em suas vidas e hoje estão usufruindo das transformações econômicas e sociais que a fruta proporcionou. A região é rica em produção de eucalipto, porém 10 mulheres em cada cidade viram no Cambuci outra forma de trabalho e de renda, por meio da preservação das árvores nativas, recuperação de áreas degradadas e cultivo do produto.

O projeto é uma iniciativa do Instituto Auá, com financiamento da Fundação Banco do Brasil, o que possibilitou que essas mulheres recebessem capacitação, para o cultivo do Cambuci, coleta, higienização e embalagem. Todos os cultivos são agroecológicos, cuidam da água, do solo e não usam produtos químicos. Todas receberam freezer, pia, balcão de inox, caixas plásticas, seladora, bonés, camisetas, cujos materiais auxiliaram no beneficiamento do Cambuci e de outras espécies nativas da Mata Atlântica.

Rota do Cambuci
Criado pelo Instituto Auá a iniciativa combina festivais gastronômicos, produção sustentada, roteiros turísticos e uma rede de pesquisadores. A Rota é um empreendimento do Instituto Auá em parceria com uma dezena de municípios – São Paulo, Rio Grande da Serra, Santo André, Mogi das Cruzes, São Lourenço da Serra, Salesópolis, Paraibuna, Ribeirão Pires, Bertioga e Caraguatatuba – e representa uma grande oportunidade para o resgate da cultura em torno do fruto nativo, a produção agroecológica e o comércio justo. Além disso, a Rota promove a organização dos produtores e diversificação de cultivos com a geração de renda.

Para Gabriel Menezes, Presidente do Instituto Auá, ” o trabalho que está sendo feito com as frutas nativas e com a marca O Empório Mata Atlântica, tem a missão de conservar o bioma através do eco mercado, levando à população essa consciência”.

Saiba mais sobre o Cambuci em: http://institutoaua.org.br/empreendimentos/rota-do-Cambuci/

De acordo com a Chef Cláudia Mattos, do o Espaço Zym, em São Paulo, “essas mulheres estão prestando uma enorme contribuição à sociedade, pois os moradores dos centros urbanos, muitas vezes não conhecem o fruto, não tem acesso ao Cambuci”.
Saiba mais sobre o projeto e as 30 Cambucizeiras em:
http://www.youtube.com/watch?v=rv6x3GkQqmM&feature=youtu.be

Lançamentos exclusivos de produtos de Cambuci durante o Festival Da Terra ao Prato
A grande expectativa no Festival também gira em torno dos lançamentos de produtos de Cambuci, da empresa Agroasmussen, localizada em Natividade da Serra, SP, dirigida por Camilla Asmussem, que fundou uma agroindústria para processar a fruta, desenvolver produtos e agregar valor na cadeia produtiva.

“Temos atualmente um super estoque de Cambuci congelado em nossa empresa, 80 toneladas que precisamos comercializar rapidamente. A solução que vislumbramos é fornecer a polpa integral de Cambuci para suco, alimentação escolar e para o segmento do food service, por isso estamos em processo acelerado de contato com esses segmentos a fim de reduzir rapidamente o acumulado, pois em janeiro/fevereiro de 2020 começa a nova safra, que promete ser recorde. Também estamos ampliando o contato com o canal varejo para introduzir nossos produtos.

A Agroasmussen é uma das principais empresas que recebe o Cambuci para processamento das 30 mulheres dos municípios de Salesópolis, Natividade da Serra e Paraibuna. Daí a preocupação em ampliar os segmentos para comercialização para assegurar que toda a safra seja comercializada, garantindo assim trabalho e renda para essas empreendedoras rurais, o que gera segurança na cadeia produtiva’, destaca Camilla.

Os lançamentos exclusivos da Agroasmussen no Festival Da Terra ao Prato de Gastronomia Orgânica

Linha de produtos da Agroesmussen que serão lançadas no Festival: Geleia Orgânica de Cambuci com mel e banana, Chutney de Cambuci, Caramelo orgânico de Cambuci, Xarope orgânico de Cambuci, Geleia orgânica de pimenta ao Cambuci, Antepasto orgânico de shimeji ao Cambuci, Cambuci orgânico-fruto congelado, Snacks de Cambuci orgânico em fatias e a polpa de Cambuci em embalagem de 1k.
Saiba mais em: http://www.agroasmussen.com.br
Instagram:agroasmussen
http://www.facebook.com/agroasmussen/
Serviço
Festival Da Terra ao Prato de Gastronomia Orgânica
Praça de Eventos Externa do Shopping Center Norte
Travessa Casalbuono, 120 – Vila Guilherme – São Paulo/SP
Dias 5 e 6 de outubro das 10h às 19h
@leiladgastronomia | http://festgastronomiaorganica.com.br/


Os interessados em participar do evento devem entrar em contato pelo email: contato@festgastronomiaorganica.com.br

Mais informações, entrevista e imagens podem ser obtidos pelos canais abaixo.
JM - Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852
j.maria.filho@uol.com.br
Cel. e WhatsApp: (11) 99804-1112
Márcia Britto: Jornalista MTb 22.827
marciadebritto@gmail.com |
Cel. e WhatsApp: (11) 99963-7025

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Gastronomia  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: JM-Gestão de Imprensa e Comunicação  
Contato: José Maria Filho  
Telefone: 11-28662346-

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