E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Dra. Valéria Paschoal abre os trabalhos em Segurança Alimentar Nutricional e Desenvolvimento no Bahia Produtiva-BA
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site



O Estado da Bahia dá um importante passo para o desenvolvimento humano, avanço positivo no campo da segurança alimentar e nutricional em Comunidades tradicionais do Estado.

A VP - Centro de Nutrição Funcional, referência nacional e internacional no ensino e pesquisa em Nutrição Funcional em parceria com o Bahia Produtiva iniciou nesta segunda-feira (12) os trabalhos de capacitação de mais de 80 técnicos de assistência técnica e extensão rural, que serão capacitados para serem multiplicadores para mais de oito mil agricultores familiares de comunidades tradicionais baianas, que compreendem 27 Territórios de Identidade da Bahia.

O objetivo dos trabalhos é diversificar a produção e ofertas de alimentos às comunidades, incluindo no cotidiano alimentar os alimentos da biodiversidade e as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC). Para isso os técnicos irão capacitar os membros da comunidade por meio de vários trabalhos de campo, como oficinas culinárias, agronomia para orientar técnicas de cultivo e preservação, entre outras estratégias.

Preparações feitas com PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais), servidas aos participantes na Conferência ontem em Amélia Rodrigues-BA.

Os técnicos receberão capacitação de uma equipe de cientistas e profissionais da VP formada por: nutricionistas, pedagogos, médicos e agrônomos, com temas como desenvolvimento humano, produtividade para o trabalho e renda e sustentabilidade em saúde, meio ambiente, agricultura, atividade física, agronomia, administração e gestão e alimentação.


Técnicos durante a abertura dos trabalhos ontem (12) no Projeto Bahia Produtiva, em Amélia Rodrigues-BA
O coordenador do Bahia Produtiva, Fernando Cabral, afirma que esse é um encontro importante de imersão: \"Queremos garantir a segurança alimentar desses agricultores, valorizando os alimentos do nosso estado, e, com isso, gerar mais trabalho e renda para o rural baiano\".

Para a nutricionista Dra. Valéria Paschoal, diretora da VP-Centro de Nutrição Funcional, a expectativa é mudar os hábitos alimentares para prevenção de doenças como obesidade, câncer e doenças cardiológicas: “Queremos implementar o consumo dos alimentos com plantas que podem estar no quintal da casa do agricultor, e não estão sendo valorizadas e consumidas. Vamos empoderar os técnicos junto a suas comunidades”.


Sobe o Bahia Produtiva

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), fruto da parceria entre o Estado da Bahia e o Banco Mundial, por meio de acordo de empréstimo. Até o momento já foram financiados 862 projetos em todo estado, em diversas cadeias produtivas, que representam investimento de R$ 287,6 milhões.
http://www.car.ba.gov.br/projetos/bahia-produtiva
Acesse o Instagram:@sdrbahia

VP- Centro de Nutrição Funcional
Fundada em 1999, a VP-Centro de Nutrição Funcional foi pioneira na difusão do conceito de Nutrição Funcional no Brasil, realizando cursos de extensão e consultoria científica para o setor empresarial.

Atualmente, sua estrutura engloba cinco divisões, são elas: Educacional; Editorial; Comercial; Consultoria Científica e Responsabilidade Socioambiental. Inclusive, em sua contribuição na área educacional, a VP trouxe todo o seu pioneirismo oferecendo cursos de pós-graduação em Nutrição Funcional (Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva e Fitoterapia), que já formou mais de 13 mil profissionais, além de promover o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que já está em sua décima quinta edição.

A VP tornou-se reconhecida no mercado nacional e internacional como referência na área, aplicando e disseminando o conhecimento científico em diversas esferas sociais, econômicas, políticas, técnicas, de forma ética e promovendo a saúde como Vitalidade Positiva.
Assim, a VP direciona esforços para obter crescimento, vislumbrando excelência em suas atividades, por meio da pesquisa, do ensino, das práticas, da informação e do uso da tecnologia.


Vem aí o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que este ano, na 15ª edição tem como tema a Longevidade, e acontece de 12 a 14 de setembro no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.
http://www.vponline.com.br/site/congressos/congresso-internacional/

Credenciamento de Imprensa:
http://www.vponline.com.br/loja/produtos/congresso/visitantes-e-imprensa/?id_produto=1002



VP - Centro de Nutrição Funcional
http://www.vponline.com.br
Loja virtual: http://www.vponline.com.br/loja/
Facebook: vpnutricaofuncional
Instagram: @vpnutricaofuncional


A Dra. Valéria Paschoal, CEO da VP e os demais cientistas e pesquisadores da equipe técnica que estarão atuando no Bahia Produtiva estão à disposição para entrevistas.

Mais informações podem ser obtidas pelos canais abaixo.


JM-Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho: Jornalista MTb 19.852
j.maria.filho@uol.com.br
(11) 99804.1112


Editorias:   Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Saúde  Terceiro Setor  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: JM-Gestão de Imprensa e Comunicação  
Contato: José Maria Filho  
Telefone: 11-28662346-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN: maurice161@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.