Amo Abacate da Escritora Conceição Trucom será destaque na FLIP 2019, na Casa PANC Para Ti
Lançamento FLIP 2019: Amo Abacate da Escritora Conceição Trucom em parceria com a Associação ABACATES DO BRASIL

Com patrocínio da Associação Brasileira dos Produtores de Abacate – Abacates do Brasil -, Conceição Trucom destaca em Amo Abacate toda versatilidade da fruta num capítulo para Alimentação, para Cosmética Natural e para Terapêutica Natural, onde o público irá se surpreender com o poder dessa fruta. O projeto visa ainda incentivar o consumo do abacate no Brasil. O lançamento será na Casa PANC Para Ti durante a 17ª FLIP - Festa Literária Internacional de Parati -, de 10 a 14 de julho de 2019, em Paraty, Rio de Janeiro.

Lançamento FLIP 2019:
Amo Abacate da escritora
Conceição Trucom

Na apresentação do livro Jonas Octávio, diretor presidente da Abacates do Brasil fala da parceria da entidade com Conceição Trucom. ”A alegria de estarmos juntos neste livro é imensa, mas não maior que a vontade de levar informação e conhecimento sobre essa fruta tão útil à nossa saúde. Apoiar este maravilhoso projeto é especial para nós. Compartilharmos com a autora o objetivo de apresentar a você, leitor, os inúmeros benefícios do abacate para a saúde, desde os deliciosos e práticos preparos da alimentação no dia a dia, passando pela cosmética natural, até propostas terapêuticas, utilizando todas as partes do abacate e do abacateiro. Nós brasileiros, precisamos acreditar mais nessa fruta extraordinária com baixo teor de açúcar, rica em fibras e gordura boa. As vantagens de seu consumo diário são comprovadas e indicadas por médios e nutricionistas aos seus pacientes. Alguns países já chegam a marca de consumo médio anual de NOVE quilos de abacate por pessoa, e isso nos mostra que temos uma grande oportunidade para melhorar nosso posicionamento quanto a isso, uma vez que não passamos do consumo médio de UM quilo por brasileiro por ano”.

Ações da organização Abacates do Brasil na produção de informações qualificadas sobre o abacate
“É muito importante frisar que a associação Abacates do Brasil tem realizado inúmeras ações com produtores, fornecedores e consumidores para levar informação de ponta sobre as melhores formas de escolher, comprar, armazenar e consumir esse fruto. Afinal é preciso conhecer para explorar as inúmeras possibilidades do abacate”, enfatiza Jonas.
Amo Abacate
No livro Amo Abacate, Conceição Trucom, em parceria com a associação Abacates do Brasil pretende, de maneira clara e leve, aumentar o conhecimento da população brasileira sobre os muitos benefícios do consumo dessa fruta, desmistificar enganos sobre seu poder calórico, e assim provocar o reconhecimento e segurança de mais esta soberania alimentar.

“Todos sabem que as frutas precisam estar presentes diariamente em nossa alimentação, seja de forma isolada ou combinada com legumes e verduras. Esse hábito diário nos proporciona saúde, graças ao elevado teor de água das frutas, além de sua riqueza em minerais e qualidade solar. Também proporciona digestão perfeita e detox por seu elevado teor de fibras, como também vitalidade, pela presença de uma vasta gama de vitaminas e seus precursores, além de fitoquímicos, geralmente com ações antioxidantes e protetoras”, destaca Trucom.

O brasileiro está reduzindo seu consumo de frutas e alimentos in natura e aumentando a ingestão de comida industrializada, porém é possível reverter esse quadro, principalmente com a fruta tratada nesse livro: o abacate. Uma fruta exótica (porque não é originária do Brasil), de textura amanteigada, levemente doce e de elevado poder nutracêutico, um superalimento por todas suas propriedades nutritivas, pouco valorizado e reconhecido pela população brasileira.

O valor nutricional do abacate é indiscutível. Por exemplo, uma fruta pequena, com 150 gramas de polpa (cerca de 1 xícara de chá), pode fornecer 22 gramas de gorduras, 3 gramas de proteínas, 1 grama de açúcares e 10 gramas de fibras. Por conter tanta gordura, acaba sendo muitas vezes chamado de manteiga natural.

A quantidade de fibras que impressiona: 100 gramas de abacate contêm 40% da quantidade de fibra recomendada diariamente. Um superalimento, o abacate possui uma variedade muito grande de vitaminas e minerais.
Vitaminas Unidade Quantidade % VD
Vitamina A µg 7 1
Vitamina C mg 10 11
Vitamina E mg 2 14
Vitamina K µg 21 18
Vitamina B1 (Tiamina mg 0,07 6
Vitamina B2 (Riboflavina)mg 0,13 10
Vitamina B3 (Niacina) mg 1,74 11
Vitamina B5 (Ácido pantatênico) mg 1,39 28
Vitamina B6 (Piridoxina) mg 0,26 20
Vitamina B9 (Ácido fólico) µg 81 20
Colina mg 14,2 3

Os principais antioxidantes carotenoides contidos no abacate são: alfacaroteno, betacaroteno, beta-criptoxantina, luteína, neoxantina, violaxantina e zeaxantina. Sua ingestão diária, por exemplo no preparo dos laticínios vivos (veganos), beneficia muito os diabéticos e os cardiopatas, ao “cuidar” de todas as artérias e veias, por reduzir o colesterol total e harmonizar o calibre dos vasos sanguíneos. Sua principal gordura, o ácido oleico, age como antioxidante, bloqueando a toxicidade do colesterol LDL, que em excesso (quadro comum na sociedade moderna), destrói as artérias.

Além disso, auxilia na absorção de antioxidantes como o licopeno e betacaroteno, pois estes carotenoides são solúveis no azeite do abacate. Esse benefício pode ser obtido a partir do consumo diário de abacate, sempre combinado com alimentos ricos em carotenoides, como as folhas verde-escuras, as frutas e raízes de cor vermelha, amarela ou laranja, aumentando de duas a sete vezes sua assimilação.

Em comparação com outras frutas, o abacate, em geral, contém baixo teor de açúcares, mas elevado teor de fibras. São 0,7% de açúcar (glicose, frutose e galactose), associado a cerca de 10% de fibras. Os carboidratos digeríveis são apenas 1,8%. Devido ao baixo teor de açúcar, o índice glicêmico também é baixo; isto significa que não contribui significativamente no aumento do nível de glicose no sangue, não sendo, portanto, um alimento que apresente qualquer risco para diabéticos.

Os minerais também estão presentes na polpa do abacate, com destaque para o potássio que, em função da variedade de frutos, abrange uma ampla faixa de valores por cada 100 g de fruto.
Medical News Today ANVISA
Minerais mg mg % VD
Cálcio 8 a 18 8 1,3
Cobre sd 0,15 16,6
Ferro 0,1 a 1,03 0,1 4,3
Fósforo 22 a 24 22 3,3
Manganês 0,23 0,17 10,0
Magnésio sd 15 5,8
Potássio 89 a 600 206 17,2
Sódio 10 Traços 0,4
Zinco 0,42 0,2 6,0

Em Amo Abacate, os profissionais da saúde, nutricionistas, estudiosos, produtores de abacate e entusiastas da alimentação saudável irão encontrar todas as informações mais importantes sobre esse superalimento sagrado e incrível. Conheça a origem, suas variedades, sazonalidade e seus muitos usos na culinária.

Capítulo da Cosmética Natural
E mais, um capítulo especial para as receitas da Cosmética Natural com tratamento das peles - acne, manchas, ressecamentos, estrias e até harmonização hormonal - couro cabeludo, cabelos e muito mais.

Capítulo da Terapêutica Natural
O capítulo das receitas da Terapêutica Natural, usa todas as partes da planta e fruto para prevenir e tratar doenças como hipertensão, dores musculares e reumáticas e até problemas respiratórios.
Descubra como esse fruto maravilhoso pode contribuir para uma vida mais saudável.

Sobre a Autora Conceição Trucom
É Bacharel em Química pela UFRJ, atuou por 24 anos na área científica, em projetos nas áreas de química orgânica, inorgânica e bioquímica. Empresária por 13 anos, atuou como Diretora de P&D da Bentonita Vulgel Ltda e da Chemetch Consultoria Ltda. Estudiosa por natureza, em 1995 iniciou uma busca determinada por ensinamentos e práticas que trouxessem mais consciência e qualidade de vida. Nesse processo, especializou-se nas seguintes áreas: alimentação e medicina ayurvédica, medicina tradicional chinesa, macrobiótica, vegetarianismo e veganismo, alimentação viva e crudívora, fitoterapia, aromaterapia, meditação e estudos da mente. Conceição ministra palestras, cursos, workshops e participa de eventos e programas relacionados à saúde e alimentação saudável em todo o Brasil, sempre desenvolvendo trabalhos que tem como foco a alimentação consciente, desintoxicante e vegetariana com foco no locavorismo, instrumentos básicos para garantir saúde, produtividade, qualidade de todos: seres vivos, meio ambiente e planeta e criadora do Portal Doce Limão.

Acesse o Portal Doce Limão e saiba mais sobre a autora: http://www.docelimao.com.br

Casa PANC Para Ti - Livraria Doce Limão + Pensamento – Cultrix - Durante a FLIP na Casa PANC Para Ti, serão comercializados outros livros da autora, entre eles: Amo Abacate – lançamento – R$ 30,00; Sal da Vida - Lançamento – R$ 30,00; Cadê o leite que estava aqui? - Lançamento - R$40,00 - O Poder da Cura da Linhaça - R$ 30,00; O Poder da Cura do Limão – R$ 30,00; Fito-Sal R$ 15,00, Kit Panelas Furadas R$ 30,00.

Os títulos da autora são comercializados pela loja virtual http://www.docelimao.com.br e por parceiros. Acesse o site e veja os locais onde encontrar os livros de Conceição Trucom.

Sobre a Associação Abacates do Brasil

A Abacates do Brasil foi criada em 2006, é uma organização civil sem fins lucrativos, organizada por produtores rurais e demais elos representados na cadeia produtiva do Abacate.

Ela atua em todo o território nacional, e tem como objetivo central a promoção de Abacate como produto no campo da produção, comercialização, industrialização, valorizando todas as suas qualidades nutricionais, nutracêuticas, cosméticas e outros benefícios.
Seu objetivo é unir os produtores de abacate imprimindo sustentabilidade na cadeia produtiva.

A associação Abacates do Brasil atua no desenvolvimento das seguintes finalidades:
•Buscar constantemente o desenvolvimento tecnológico da cadeia do Abacate;
•Incentivar o aumento do consumo per capita de Abacate no Brasil e no exterior;
•Garantir a sustentabilidade da cadeia produtiva do abacate no Brasil;
•Preservar o meio ambiente.
A associação Abacates do Brasil fomenta o crescimento da cadeia produtiva do Abacate, amparada na força nutricional do fruto.

Dados da produção no Brasil
A produção de frutas no Brasil representa 41.023.611 toneladas, conferindo ao país o 3º lugar na produção mundial de frutas. Segundos dados do CEAGESP (2016), o consumo de abacate está posicionado em 12º lugar no consumo dos brasileiros. A produção brasileira de Abacate chega a 195.492 toneladas, o destaque de região produtora fica com os Estados de São Paulo (160.945 toneladas), Minas Gerais e Paraná. O IBGE (POF 2008) aponta que o consumo percapta no Brasil é de apenas 0,301 gramas/ano. Para um país de tamanho continental como o Brasil, esse consumo fica bem abaixo do esperado, já que em outros países como o México o consumo percapta fica em 8 quilos e nos EUA é de 5 quilos.

Segundos dados do IBGE na Pesquisa Agrícola de Municípios, a área brasileira destinada a produção de abacate foi de 10.868 hectares, em 2016. O destaque fica para a região Sudeste.

Os associados da Abacates do Brasil são produtores de abacate, muitos deles diversificaram sua produção com subprodutos usando o abacate como matéria prima. Mas um dos produtos novos é o Óleo de Abacate ou de Avocado. Óleo funcional extremamente nutritivo e com amplo uso na culinária e gastronomia.

Durante a FLIP as pessoas que forem a Casa PANC Para Ti receberão 1 abacate, uma cortesia da Associação Brasileira dos Produtores de Abacates – Abacates do Brasil.

Acesse os canais da associação Abacates do Brasil e conheça mais sobre a fruta. Acompanhe as atividades da Abacates do Brasil as mídias sociais:
Facebook - @amoabacate | Youtube - Canal Amo Abacate
Instagram - @amo_abacate

Para os produtores a entidade mantém um canal exclusivo, o site http://www.abacatesdobrasil.org.br. Em julho/2019, a associação Abacates do Brasil lançará o site http://www.amoabacate.com.br, voltado para o público consumidor com informações sobre o fruto, receitas e dicas de consumo.

Livro: Amo Abacate
Autora: Conceição Trucom
Editora: Authoria Agência Literária & Studio
Edição: Alessandra J. Gelman Ruiz
Produção editorial: Letícia Zumaeta
Preparação de texto: Bianca Briones
Revisão: Soraya Coelho
Capa, projeto gráfico e diagramação: Rubens Lima
Ilustrações: Eduardo Borges
Fotografia: Cleiton Cintra
Nº de páginas:148
Preço de capa: R$ 30,00
Lançamento: na Casa PANC PARA TI na FLIP 2019

17ª FLIP - Festa Literária Internacional de Paraty
Casa PANC Para Ti
Largo do Rosário 244 Centro Histórico - Paraty – Rio de Janeiro
De 10 a 14 de julho
Homenageado: Euclides da Cunha – jornalista, historiador e escritor, autor, dentre outros de Os Sertões e Amazônia.
Os jornalistas interessados em participar do evento deverão se credenciar pelo link: https://forms.gle/CGEDDEUJDmcHxXG27

Mais informações para imprensa sobre a autora e a Casa PANC Para Ti, solicitação de entrevista e imagens podem ser obtidas pelos canais abaixo.

JM -Assessoria de Imprensa & Comunicação
José Maria Filho – Jornalista MTb 19.852