E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




No Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, especialista alerta sobre riscos e cuidados
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
No Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão, especialista alerta sobre riscos e cuidados
...

A hipertensão arterial é um mal silencioso que atinge cerca de 35% da população brasileira e 50% dos hipertensos nem imaginam que têm o problema. No Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial (26 de abril), o cardiologista Dionisio Yaya Chumpitaz, da Santa Casa de Mauá, alerta que a data visa conscientizar sobre a prevenção e controle dos índices de hipertensão. De acordo com o Ministério da Saúde, os problemas cardiovasculares são responsáveis por cerca de 300 mil mortes por ano no Brasil.

A pressão alta, como também é conhecida a hipertensão, não escolhe idade ou gênero, causa o estreitamento das artérias e faz com que o coração exerça mais força para bombear o sangue, um processo que o dilata e também danifica as artérias, causando ataques cardíacos, derrames cerebrais (AVC), infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração e arritmia cardíaca.

De acordo com o especialista, uma pressão ideal, considerada normal é 120 por 80 ou 12 por 8 e os pacientes considerados hipertensos apresentam pressão igual ou maior que 140 por 90 ou 14 por 9. “Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser sinais de alerta para alteração na função de bombeamento do sangue. Entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, por isso é importante medir regularmente a pressão arterial”, explica.

Fatores como obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo, estresse e hábitos alimentares inadequados são os principais fatores de risco que favorecem o aumento da pressão arterial. Já o tratamento deve ser feito basicamente por meio da correção de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos. Em alguns casos, é necessário que o paciente faça uso de medicamentos antidepressivos.

Para prevenir ou controlar a pressão arterial, a recomendação é usar o mínimo de sal no preparo dos alimentos e optar por temperos naturais, além de evitar alimentos embutidos como salsicha, salame, presunto, linguiça e hambúrguer, molhos, carnes salgadas e defumadas, alimentos gordurosos, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e o hábito de fumar. Adotar um estilo de vida saudável também pode ajudar na prevenção, consumir diariamente frutas, legumes e hortaliças, praticar atividade física regularmente com orientação de um profissional, dormir bem e evitar situações de estresse.

Informações à imprensa
MP & Rossi Comunicações
Luciana Ponteli
mprossi@uol.com.br
(11) 9.3099-1964
http://www.mprossi.com.br
23/4/2021

Editorias: Feminina  Masculino  Serviços  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: MP & Rossi Comunicações  
Contato: MP & Rossi Comunicações  
Telefone: 11-44368408-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.