Estudantes debatem temas discutidos por órgãos da ONU

Para estimular o debate, trabalho em grupo, pesquisa, oratória e o interesse em assuntos de Geopolítica, História, Atualidades, Economia e muitas outras áreas do conhecimento, a unidade São Caetano do Colégio Singular promoverá nos próximos dias 19, 20 e 21 de outubro (sexta-feira a domingo) o projeto SiSA-ONU 2018 - Simulações do Singular Anglo, um evento que reunirá cerca de 80 estudantes, os quais discutirão temas atuais, como a Questão dos refugiados na Europa (ACNUR) e Renegociação do Tratado do Espaço (2030) (UNOOSA).

O projeto nasceu da vontade de criar uma atividade interessante e diferenciada para a comunidade escolar, o crescimento desses eventos entre escolas da região chamou a atenção e inspirou professores do colégio, que desde meados de abril, são responsáveis por realizar reuniões semanais em que ocorrem debates e desenvolvimento de documentos, abrangendo todo o contexto de uma simulação real com base nas discussões promovidas por órgãos da ONU – Organizações das Nações Unidas.

De acordo com os professores do Singular Gustavo Tondinelli e Marcus Toledo, o projeto possui um guia para estudo e treinamentos para os debates, os quais seguem um viés diplomático e político, onde os estudantes representam um personagem ou uma nação. “Em uma das simulações para treino, o assunto foi Reforma do Ensino Médio. Nele, os alunos representaram senadores em uma plenária do Congresso Nacional e o tema foi debatido por semanas até a produção de um documento sobre tudo o que foi discutido”, explicam.

O evento está sendo organizado pelos professores em parceria com alguns estudantes que debaterão cada tema por cerca de 12 horas. Nessa fase, os professores não se envolvem e apenas observam, pois há uma hierarquia dentro do projeto composta por secretaria geral – que organiza todo o evento e cuida da parte burocrática; diretores – que mediam o debate e preparam o guia de estudos; delegados – que debatem os assuntos e fazem sugestões, documentos de trabalho e propostas de resolução; imprensa – jornalistas que cobrem o evento; staffs – organização da estrutura da atividade e a intervenção – que visa agitar o debate com crises e problemas para serem debatidos.

Essas simulações tiveram origem dentro das universidades americanas, sendo implantada em seguida no High School (ensino médio americano). Já no Brasil, chegou inicialmente nas escolas de Ensino Médio particulares, por todo país. Algumas universidades já aderiram, como a USP – Universidade de São Paulo que realizou a primeira edição do USPMun e a UFABC – Universidade Federal do ABC que já está na sua 5ª edição.

Serviço - SiSA-ONU 2018 - Simulações do Singular Anglo

Datas e horários: 19 de outubro (sexta-feira) às 17 horas