E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Especialista alerta sobre as complicações da Diabetes
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Especialista alerta sobre as complicações da Diabetes
...

Dados da Sociedade Brasileira de Diabetes apontam que atualmente no Brasil, mais de 13 milhões de pessoas possuem Diabetes, o que representa cerca de 6,9% da população. Segundo o médico endocrinologista Marcelo Sato, da Santa Casa de Mauá, é uma situação preocupante, já que a demora do diagnóstico e tratamento pode levar ao aparecimento de complicações.

O Diabetes é uma doença crônica, uma síndrome metabólica, onde a insulina não é produzida ou fixada pelo corpo. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e sem ela o nível de glicose fica alto, não penetra nas células e acaba não sendo usada como fonte de energia levando à hiperglicemia, que pode causar problemas em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Existem alguns tipos de Diabetes. No tipo 1, o pâncreas não produz insulina em razão de um problema no sistema imunológico. Atinge de 5 a 10% dos pacientes com Diabetes, os quais já nascem com uma predisposição genética que não produz o hormônio, pode ser desencadeada em qualquer faixa etária. Os principais sintomas são cansaço, diurese, emagrecimento, fome excessiva, fraqueza e sede. O tratamento precisa ser iniciado rapidamente, pois os sintomas podem evoluir para desidratação severa, dificuldades respiratórias e coma. Os portadores deste tipo precisam tomar insulina diariamente.

O tipo 2 atinge cerca de 90% dos pacientes com a doença e ocorre a partir da diminuição da secreção de insulina ou da resistência a ela. Esse quadro leva ao aumento da produção do hormônio para tentar manter a glicose em níveis normais. Porém, quando isso se torna impossível, ocorre a Diabetes.
De acordo com o especialista, no tipo 2, o diagnóstico costuma ser mais demorado e os sintomas podem demorar em aparecer e entre os principais estão sede, diurese, dores nas pernas e alterações visuais. “O tratamento ocorre por meio de medicamentos orais ou injetáveis e o início tardio também pode levar à desidratação e ao coma”, explica.

Já a Diabetes Gestacional consiste no aumento da resistência à ação da insulina na gestação elevando os níveis de glicose no sangue, pode ou não persistir após o parto. Alguns fatores estão relacionados a este tipo de Diabetes como o excesso de peso na gravidez, gestação múltipla, bebês grandes, diabetes gestacional na mãe da gestante, hipertensão arterial na gestação, idade materna avançada e síndrome dos ovários policísticos.
Também existem outros tipos de Diabetes, os quais estão relacionados aos defeitos genéticos da função da célula beta e ao uso irregular de medicamentos. Todos os tipos podem ser diagnosticados a partir dos exames de Curva glicêmica, Glicemia de jejum e Hemoglobina glicada.

Algumas dicas podem ajudar a prevenir a doença, como manter o peso ideal, não fumar, controlar a pressão arterial, praticar atividade física regular, controlar o estresse, evitar a ingestão de álcool, de açúcares e de carboidratos simples e incluir alguns alimentos no dia a dia como aveia, amêndoas, linhaça, peixes, azeite, feijão, tomate, leite desnatado, entre outros.

O não tratamento da doença pode gerar uma série de complicações como a lesão e destruição dos vasos sanguíneos; diminuição da sensibilidade nas extremidades (neuropatia diabética); acidente vascular cerebral; retinopatia diabética - insuficiência renal, insuficiência arterial periférica, insuficiência coronariana entre outras.

Informações à Imprensa:
MP & Rossi Comunicações
Marli Popolin
mprossi@uol.com.br
(11) 4436-8408 / 99602-4430
21/11/2017

Editorias: Ciência e Tecnologia  Feminina  Masculino  Serviços  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: MP & Rossi Comunicações  
Contato: MP & Rossi Comunicações  
Telefone: 11-44368408-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.