Cia Articularte apresenta Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom no próximo domingo, dia 18 de outubro. Mês das crianças traz uma peça por final de semana. Grátis.
Créditos: Cia Articularte

Em outubro, em comemoração ao Dia da Criança, a Cia Articularte apresenta mostra de repertório com seus principais espetáculos. A programação inclui uma peça diferente a cada domingo. As atividades seguem Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom, dia 18 e Portinari Pé de Mulato, no dia 25. Sempre às 11 horas.

Em 10 anos, a Cia Articularte, que neste ano foi contemplada com o Programa Municipal de Fomento ao Teatro para a cidade de São Paulo, dedica-se ao teatro infantil de animação, e desenvolve todos os bonecos de forma artesanal. Para Dario Uzam, coordenador geral do projeto, a reapresentação dos espetáculos é uma homenagem às crianças. “São as responsáveis pela nossa existência e trabalho”, diz ele.

O grupo preparou, ainda, uma surpresa especial como presente para a criançada. Após cada apresentação, serão sorteados para o público 5 livros infantis e 5 mini-bonecos - réplicas dos bonecos originais usados em cena.

Sobre a Cia. Articularte
A companhia está completando 10 anos de atividades teatrais em 2009. Procurando trabalhar sempre com compromisso cultural em suas pesquisas e espetáculos, a companhia conta hoje com diversas conquistas, entre elas o Prêmio Panamco 2000, Categoria Especial – Criação de Bonecos para o espetáculo A Cuca Fofa de Tarsila. Participou do Projeto Viagem Teatral - SESI (2000), da Caravana Paulista de Teatro/2000, da Secretaria do Estado da Educação. Em 2002, participou do Festival Nacional de Curitiba/Fringe com as peças: A Cuca Fofa de Tarsila e O Trenzinho Villa- Lobos, que também fez parte da Mostra Infantil de Bonecos (SESI); e do XI e XII Festival Espetacular de Teatro de Bonecos, em Curitiba, de caráter internacional. Prêmios Funarte Petrobrás para a produção da montagem “Era uma vez eu”, texto de Luis Alberto de Abreu (autor da minisérie televisiva “Hoje é Dia de Maria”).

Para roteiro:

CHAPEUZIM VERMELHO E O LOBO MARROM – Dia 18 de outubro, domingo, às 11 horas.
Uma releitura do famoso clássico infantil recriado por Charles Perrault e Irmãos Grimm. A manipulação de bonecos é feita de forma irreverente e retoma a coragem e a sensibilidade de Chapeuzinho Vermelho ao enfrentar o Lobo Mau.Texto e direção: Dario Uzam. Bonecos: esculturas, elaboração, adereços e figurinos: Surley Valério. Manipuladores: Dario Uzam e Surley Valério. Cenografia: Telumi Hellen. Iluminação: Lisa Quintana. Produção Executiva: Cia. Articularte Teatro de Bonecos. Duração: 40 minutos. Indicação: Esta atividade será melhor aproveitada por crianças entre 2 e 6 anos.

PORTINARI PÉ DE MULATO – Dia 25 de outubro, domingo, às 11 horas.
Inspirada na obra do pintor Cândido Portinari. Em um universo artístico, Denise e seu carneirinho caem de um quadro recém pintado de seu avô Portinari. Com uma musicalidade tipicamente brasileira, Denise passa pelas obras do pintor ao tentar procurar o carneiro que fugiu pelo mundo. Indicado como Melhor Espetáculo pelo Prêmio Qualidade Brasil. Texto e direção: Dario Uzam. Bonecos: Surley Valério. Manipuladores: Surley Valério, Paulo Cruz (Ailton Rosa), Cida Lima, Andrea Cruz. Operação de luz e som: Ricardo Soares. Produção – Cia. Articularte – Teatro de Bonecos. Duração: 50 minutos. Indicação: Esta atividade será melhor aproveitada por crianças entre 3 e 12 anos.

TEATRO PLÍNIO MARCOS – SALA LINNEU DIAS – Casa de Bonecos - Shopping Pompéia Nobre, Rua Clélia, 33, 1º andar – Fone: (11) 3864-3129. Acesso para deficientes físicos. Ar condicionado. Dois estacionamentos no local (R$ 10,00). Bilheteria – Retirar ingressos para os espetáculos infantis com até 30 minutos de antecedência, aos domingos, a partir das 10 horas. Capacidade – 75 lugares. De graça.

FERNANDA TEIXEIRA
Arteplural Comunicação