Inovação! Inovação! Inovação!
Inovação: resolver algo complexo de forma simples. Créditos da Foto: Pixabay

Se fosse fácil inovar investiríamos mais tempo em criar soluções inusitadas do que em falar a respeito dessa árdua tarefa.

Inovação está ligada, entre outros fatores, à criatividade, ao pensar, ou seja, como resolver algo complexo de forma simples. O inventor do pregador de roupas é um gênio, concebeu um dispositivo modesto capaz de resolver um baita problema.

Não há fórmula para inovar, mas alguns aspectos podem ajudar. Repare nas pessoas, em sua dinâmica, qual produto ou serviço as satisfaria? Veja bem, inovar sem demanda é um tiro no pé, muita gente pode se interessar, mas não necessariamente comprar.

Outro caminho: modificar algo existente, de forma a fazê-lo mais eficiente, barato e desejável. O que é possível desenvolver para economizar tempo, ampliar o conforto e assim por diante? Estamos passando por profundas mudanças comportamentais, o que fazer para aproveitar essas oportunidades?

Em uma comunidade que sigo, um dos participantes postou necessitar de alguém que prepare refeições veganas. Já pensou em criar um delivery vegano? Funciona? Terá público? Enfim, ter ideias é ótimo, a questão é estudar a sua viabilidade. E inovar sempre.

by Fernando Brengel

---

Sobre o autor: Fernando Brengel é publicitário, formado pela USP, com especialização em marketing pela UNIP. Professor universitário, palestrante, consultor, sócio da Presença Propaganda e um dos idealizadores do projeto \"Apareça e Cresça - propaganda e marketing para pequenas empresas que pensam grande\".

Editorias: Industria  Mídia  Negócios  Serviços  Propaganda e Marketing
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Presença Propaganda
Contato: Jennifer Monteiro