WSO2: próximo ano será de consolidação e novas soluções

Em quatro anos, Brasil e América Latina representam 10% do faturamento global

Uma empresa focada em API Management, com reconhecimento pelo Forrester da liderança no setor. Essa frase resume rapidamente a atividade da WSO2, empresa fundada em 2006 e que está presente no mercado brasileiro e latino-americano desde 2014. Nesse período, a região soma crescimento de superior a 300% e atingiu participação de 10% no faturamento global.

Segundo Tyler Jewell, CEO da WSO2, os APIs, hoje, respondem por “25% do tráfego mundial de informações, e mais de US$ 30 bilhões são redistribuídos devido ao impacto das APIs, tecnologia inclusive reconhecida pelo Forrester que destaca o crescimento do mercado de soluções de gerenciamento de API, disciplina que tornou-se parte essencial de cada estratégia de integração”.

A liderança da empresa no setor é destacada por Paul Fremantle, cofundador e CTO da WSO2, ao reconhecer que “2018 tem sido um ano fantástico para open source, e o Brasil é o país mais open source do mundo, o que contribuiu para a abertura de oportunidade e para que o ano da WSO2 fosse incrível. Tornamo-nos uma empresa realmente global, presente em 63 países, com 53% dos nossos negócios sendo realizados em outros países fora dos Estados Unidos. No total, são mais de 500 clientes, 60 milhões de implementações, 6 trilhões de transações e projetos inclusive em desenvolvimento. Além disso, América Latina representa 10% do negócio”.

A tendência é de cada vez maior desagregação dos sistemas em sistemas menores, tornando a integração mais útil e importante, e nós, da WSO2 construímos aplicações conectando outros sistemas, via APIs, a ponto de o Gartner prever que até 2020, 50% do tempo e do custo gastos em transformação digital serão direcionados à integração”, comemorou Fremantle, listando realizações na clientes como Wells Fargo, Transport for London, HM Revenue & Customs e BNY Mellon, entre outros.

“O usual é buscar adaptar a natureza humana à empresa, mas é melhor adequar a tecnologia à natureza humana. Além disso, queremos entender como metodologia, agilidade e arquitetura se unem para ter mais sucesso”, alertou o CTO da WSO2, falando dos planos futuros da empresa, da linha de soluções e do foco em transformação digital dos clientes, com planos para crescer em streaming e eventos com solução capaz de lidar com 1.000 eventos por segundo, por exemplo.

Entre os planos futuros, Fremantle destaca a preocupação da empresa com “as pessoas e processos, tanto quanto com tecnologia para dar suporte ágil à metodologia. Nesse contexto, precisamos aprender a organizar nossas estruturas para que sejam células úteis com funções que ocorrem dentro da célula, para que ela seja ágil, e tenha gateways nos limites, mas se comunique com o restante do sistema, com uma API cuidando da fronteira e da interação entre as diferentes células. Para isso temos 250 engenheiros trabalhando nos produtos atuais e 100, nos futuros. Também estamos investindo em Ballerina como linguagem para desenvolvedores, e deverá estar finalizada em meados de 2019”, informa.

Tratando especificamente do mercado latino-americano, Edgar Silva, General Manager LATAM da WSO2, faz um balanço dos quatro anos de atividade da empresa na América Latina, com realizações no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, México, El Salvador e República Dominicana, fundamentalmente com gestão de API, Integração e gerenciamento de identidade. “Estamos nos tornando uma plataforma, não apenas tecnológica, mas também de metodologia, entregando uma experiência completa para o cliente”, resume, garantindo que essa plataforma se caracteriza por agilidade e, por isso, revolucionará o mercado.

“Em 2019, vamos mirar em Streaming Processing, focaremos cada dia mais em micro serviços com escalabilidade, e um dos destaques também será Cloud Native, que permite digitalizar as estruturas. Procuramos criar formas de levar ao limite, com práticas ágeis e MVPs, assim como com a cultura DevOps alinhada com as práticas ágeis, micro serviços e APIs, criando serviços resilientes em cenários de intercomunicação, auto-escaláveis e expostos e governados via Marketplaces de APIs. Somam-se ainda a isso segurança e SSO e Analytics, com monitoração e correlacionamento de eventos”, prevê Silva.

Sobre a WSO2
A WSO2 é líder em fornecimento de integração de sistemas em código aberto ou software livre, oferecendo plataforma completa de soluções digitais de alta confiabilidade, simplicidade de uso, alta produtividade e melhor retorno sobre o investimento para os clientes. As soluções WSO2 são voltadas a integrar, gerenciar, governar e processar qualquer aplicativo, dados ou sistema, no local ou na nuvem, aumentando a agilidade de negócios digitais e empresas que estão buscando avançar em transformação digital. Entre os clientes estão empresas e governos em todo o mundo. Anualmente, mais de 450 clientes corporativos representando as melhores marcas do mundo, processam mais de 5 trilhões de transações através de soluções da WSO2. API Management, Integração de Sistemas, Microservices, FaaS e Serverless, Gestão de Identidade / SSO - Smart Analytics e IOT são as linhas de produto da empresa. Presente na América Latina desde 2014, onde conta com rede de parceiros oficiais para atender todo o Brasil e América Latina, a WSO2 atua fortemente em várias indústrias, com grande destaque em Governo, Indústria, Seguradoras, Bancos, Telecom, Tecnologia e Software.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Informática  Internet  Negócios  Telecomunicações
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: VetorCom
Contato: Katia Penteado