E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   
Painel de notícias



Pesquisa




Amamentação natural promove o desenvolvimento correto do rosto
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

A ligação entre mãe e filho é um dos laços mais poderosos da natureza. É graças a esse contato que a criança, um ser ainda tão frágil, delicado e ingênuo, adquire força e coragem para encarar a vida. A amamentação é um dos meios em que essa conexão se fortalece, e também é de extrema importância para que o desenvolvimento do bebê ocorra da maneira adequada. E os beneficiados não são apenas os aspectos nutricionais e imunizadores do organismo, o ato de amamentar é fundamental - também - para o correto crescimento e desenvolvimento da face.
Os movimentos realizados pelo bebê ao se alimentar no seio da mãe exercitam a musculatura facial e também a respiração. Ao fazer a sucção e a deglutição, a criança fortalece os músculos e encaminha a formação dos ossos da maneira correta. Ao mesmo tempo, ela cria um padrão de inspiração e expiração pelo nariz, que se encaixa com o trabalho da região da boca.
A criança sente duas necessidades: de alimentação e de sucção. Ou seja, ao amamentar não basta garantir que ela ingeriu todo leite que queria, é necessário que satisfaça a vontade de exercitar a região bucal. Durante o processo, o bebê posiciona os lábios e a língua sobre o mamilo de forma a controlar a entrada de leite, vedando possíveis passagens de ar. Com essa disposição dos músculos, a deglutição é realizada corretamente e sem o risco de engasgar. Para se ter ideia do nível de exercício, podem ser feitas de 5 a 30 sucções por minuto, dependendo da fome.
“Quando se usa a mamadeira, o fluxo de leite é diferente, obrigando a criança a alterar a posição da língua para conseguir se amamentar. Engolir incorretamente de maneira constante, com certeza, trará prejuízos ao desenvolvimento do rosto e das arcadas dentárias”, afirma o ortodontista e ortopedista-facial, Gerson Köhler.
E a boa formação da estrutura do rosto e da musculatura também influenciará outra função essencial: a fala. Segundo a fonoaudióloga Nilse Köhler, amamentar também significa preparar a criança para falar, o posicionamento sobre o mamilo estimula os pontos articulados que produzirão os fonemas. “Isso previne contra situações fora da normalidade no futuro, pois estará fortalecendo e tonificando a língua, lábios e bochechas, músculos responsáveis pela geração das palavras”.
Os especialistas Gerson e Nilse Köhler, que atuam de forma interdisciplinar, conjunta, enfatizam que "os estímulos proporcionados pelos músculos durante a amamentação natural, no seio materno, são considerados de suma importância para a futura normalidade e harmonia do rosto do bebê, pois realizam ação de tração sobre os ossos da face, promovendo seu correto crescimento e desenvolvimento". O ato de amamentação natural, finalizam os Drs. Köhler, pode ser considerado como "um verdadeiro aparelho ortopédico facial".
Doutor Gerson Köhler (CRO 3921 – PR)
Especialista em Ortodontia e Ortopedia Facial
Site: http://www.kohlerortofacial.com.br
Blog: http://gersonkohler.wordpress.com
E-mail: kohler1@uol.com.br
Fone: 41 3224.4883
Endereço: Rua Comendador Araújo, 143, conj. 42, Centro, Curitiba/PR.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Criança  Estética e Beleza  Feminina  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 08/09/09
Fonte do release
Empresa: Toda Comunicação  
Contato: Verônica Pacheco  
Telefone: 21-3795-4736-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: todacomunicacao
MSN: veropacheco2002@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.