E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Massoterapia deve ser associada a exercícios físicos e alimentação
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site

Os tratamentos estéticos caíram no gosto popular – as sessões já não se limitam as pessoas que possuem umas cifras a mais na conta bancária. A popularização se deve ao aumento no número de profissionais no mercado, as promoções que atraem os clientes e a divulgação intensa das diversas técnicas existentes. “Existem vários tratamentos, com métodos e resultados diferentes. Cada um deve analisar qual se encaixa melhor em suas necessidades”, observa José Airton da Silva, terapeuta que atua com estética corporal e é membro do Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro (Sinter-RJ).
Na hora de escolher qual a melhor técnica surgem muitas dúvidas. Silva ressalta que os métodos que envolvem massagem e toques manuais são encarados como tratamentos semelhantes, que promovem os mesmos efeitos. “Mas isso não é verdade. Cada técnica possui seu próprio protocolo, com metodologias diferentes e resultados diferentes uma das outras. A massoterapia engloba várias técnicas de massagem, nas quais estão incluídas a drenagem linfática e a massagem modeladora, por exemplo, mas estes subtipos são diferentes”, destaca Silva.
A massoterapia é caracterizada como um conjunto de técnicas de massagem com a finalidade terapêutica, estética e esportiva. Os tecidos moles e as articulações do corpo são manuseados de forma manual, além de serem submetidos a aplicações quentes, frias e vibrações. “Entre os objetivos da massoterapia estão relaxamento, diminuição do estresse, alívio de dores musculares, estimulação da circulação sanguínea, melhora do sistema linfático, recuperação dos músculos, prevenção de lesões e redução da celulite”, aponta Silva, que também atua com terapia ortomolecular.
No âmbito esportivo, a massoterapia é fundamental, já que os treinos são desgastantes e fadigam os músculos. Para minimizar as dores e acabar com a fadiga muscular, os atletas fazem sessões de massagem. “No futebol as técnicas de massagem são ainda mais conhecidas, especialmente quando algum atleta necessita de reabilitação em casos de distensões e lesões. Praticamente todos os times possuem um massagista ou massoterapeuta”, afirma Paulo Edson Reis Jacob Neto, terapeuta ortomolecular e presidente do Sinter-RJ.
As pressões manuais auxiliam ainda na eliminação de resíduos metabólicos do organismo. A melhor técnica é a drenagem linfática, que utiliza os toques para esvaziar os líquidos e resíduos presentes no corpo, estimulando a circulação linfática. “A linfa é uma substância rica em glóbulos brancos e é essencial para o sistema imunológico. Por isso a drenagem é recomendada após a realização de cirurgias plásticas, principalmente por causa dos edemas causados pela intervenção cirúrgica, e depois da gestação. As sessões também promovem relaxamento corporal”, enfatiza Paulo.
Na drenagem linfática o terapeuta faz movimentos entre os vasos sanguíneos e linfáticos e os tecidos, potencializando os mecanismos fisiológicos de pressão. No início a drenagem era considerada benéfica apenas para o tratamento de edemas, mas com o passar do tempo passou a fazer parte do rol de procedimentos estéticos. “Existem algumas contraindicações para a realização da drenagem linfática. Pessoas com inflamações, câncer, tumores malignos, ferimentos e idosos não devem ser submetidos a esta técnica”, alerta Paulo.
A aplicação de cremes e outros cosméticos aumentam o poder dos toques e beneficiam a pele, deixando-a mais macia, hidratada, limpa, com uma aparência, textura e elasticidade melhores. A massoterapia também pode ser usada para reduzir as gorduras localizadas, as grandes vilãs do corpo visualmente harmonioso. “A associação das técnicas de massagem a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação equilibrada, rica em frutas, verduras, água e fontes de fibra e proteína é imprescindível para que os resultados sejam duradouros”, finaliza Paulo.

Sindicato dos Terapeutas do Estado do Rio de Janeiro
SINTER-RJ, órgão representante dos Terapeutas Naturistas do Estado do Rio de Janeiro
Site: http://www.siterrj.org
Clipping: http://clippingsinterrj.blogspot.com
Página do Facebook: http://www.facebook.com/pages/Sindicato-dos-Terapeutas-do-Rio-de-Janeiro/115650508521105
Perfil do Facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100002452782624
Twitter: https://twitter.com/sinterrj
Perfil no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=15230818543113054039
Comunidade no Orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=117559740&refresh=1
YouTube: http://www.youtube.com/user/sinterrj6?feature=mhee
Picasa: https://picasaweb.google.com/114889252352774543967
Fone: (21) 2567-3307/8485-6730
Endereço: Rua Carmela Dutra, 61, Tijuca, Rio de Janeiro/RJ

Editorias: Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação: 27/02/12
Fonte do release
Empresa: Toda Comunicação  
Contato: Verônica Pacheco  
Telefone: 21-3795-4736-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: todacomunicacao
MSN: veropacheco2002@hotmail.com
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.