E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Como produzir um conteúdo assertivo para a campanha eleitoral
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Como produzir um conteúdo assertivo para a campanha eleitoral
...

O objetivo de qualquer meio de comunicação é que sua mensagem seja entregue e compreendida pelo destinatário. Por exemplo, quando você manda uma mensagem para alguém, o seu objetivo é que a outra pessoa receba e entenda a mensagem como você a mandou.

No entanto, o que parece ser uma coisa simples, às vezes, pode se complicar. Sirley Machado Maciel, professora de oratória, palestrante, analista comportamental e presidente do INTREPEDS, apresenta, “Escreveu não leu, pau comeu”, este é um ditado popular que resume bem os problemas que podem ocorrer quando a sua mensagem não é recebida e/ou compreendida pela outra pessoa, como, também, pode ser interpretada de maneira errada”.

Assim, para evitar problemas nas comunicações é preciso estar atento em alguns pontos, os quais Sirley destaca:

Visão de mundo e linguagem: Qual é a visão de mundo, as crenças e valores de seu destinatário? Com que linguagem ele está familiarizado?

Conhecer o público-leitor é fundamental para conseguir uma comunicação assertiva com este. Dessa forma, escrever um texto para um público jovem, público leigo ou um especialista da área acabam sendo realidades bem diferentes. Então, ficar atento a adequação da linguagem é indispensável. Às vezes, uma simples vírgula colocada no lugar errado, ou não colocada, muda completamente o sentido para quem lê. Na escrita, é importante mostrar respeito para com seu público alvo.

Cuidado com as fontes e referências: As fontes e referências que você consultou são verídicas e confiáveis? Elas partilham da mesma visão de mundo sua e do seu público-leitor?

Então, “É fundamental fazer uma pesquisa prévia sobre o assunto e o tema, antes de começar a colocar as suas ideias no papel; porém, fiquem atentos: estamos em tempos de fakenews e, tudo o que você pesquisa, precisa ser confiável, coeso e verdadeiro” reforça a gestora.

O processo de comunicação não é o que está sendo dito, mas sim, o que o destinatário entende. Outro cuidado com relação às fontes é citar elas e, corretamente.

Coerência, clareza e lógica: A primeira coerência que é necessário se ter ao escrever um texto é com sua visão de mundo, suas crenças e seus valores.

Não faz sentido, e passa desconfiança, um texto de alguém que, sabidamente tem determinadas crenças e convicções, escrever algo completamente oposto a elas. A sinceridade e a honestidade geram confiança. A segunda coerência necessária em um texto é que ele não pode começar afirmando alguma coisa e, no meio, ou no final, afirmar algo completamente diferente ou contrário. Realize a estrutura básica de uma redação: introdução, desenvolvimento e conclusão.

Faça várias versões antes da final: Quando for escrever um texto, identifique o assunto e o tema sobre o qual quer escrever. Identifique duas ou três palavras chave que você considera fundamental tratar sobre o tema que escolheu. Elas servirão de guia para você não fugir do tema, nem ficar falando da mesma coisa de maneiras diferentes.

Fuja das fórmulas prontas e desenvolva o seu estilo: É fundamental que você desenvolva o seu estilo de escrever. As pessoas ao lerem seu texto, precisam identificar você, suas características e estilo. Conhecendo seu público alvo, você saberá qual a melhor linguagem a ser adotada.

Cuidado com a gramática: As normas gramaticais não servem apenas para deixar o texto mais gostoso de ser lido. Elas evitam, inclusive, que o leitor entenda de maneira diferente aquilo que você quer dizer.

Além do que, “Um texto bem escrito demonstra, para o público alvo, que você foi cuidadoso e se preocupou com ele no momento em que estava escrevendo. Se quando falamos precisamos tomar cuidado com as concordâncias gramaticais, imagine quando escrevemos. Assim, se tiver dúvidas, peça para uma outra pessoa com conhecimento de escrita para revisar seu texto” ressalta Sirley.

Assim, o candidato terá produzido um conteúdo previamente estudado, elaborado, coeso e assertivo, tópicos essenciais para se lançar no ramo político com reconhecimento e credibilidade atrelados ao nome.



INTREPEDS – Instituto de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento do Ser

Sirley Machado Maciel

Analista comportamental, terapeuta e escritora

Site: http://www.intrepeds.com

Facebook: Intrepeds.Desenvolvimento

Cel: (41) 99996-7063

sirleym.maciel@gmail.com

Facebook: Sirley Machado Maciel Intrepeds

Editorias: Educação  Política  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Toda Comunicação  
Contato: Verônica Pacheco  
Telefone: 41-3209-8542-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: todacomunicacao
MSN:
Twitter:
Facebook:
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.