Fazendo um Networking do bem
Os cuidados na hora de fazer postagens nas redes.

Ter cuidado com o que publica nas redes sociais e sempre respeitar as pessoas ao seu redor é importantíssimo para o seu Networking

A pouco tempo atrás as pessoas se comunicavam através de cartas e a Internet mudou isso. Hoje a mensagem pode ser enviada por e-mail, mensagem de texto (SMS) ou por aplicativos como Telegram e WhatsApp. Com a avanço da tecnologia e diversas inovações, as mídias sociais são de extrema importância, tanto para as empresas quanto para os profissionais. “Já não estamos mais na era do conhecimento e sim na era das conexões. Por exemplo, quem busca por uma oportunidade de trabalho, não adianta ter um perfil espetacular no LinkedIn, sendo que em outra plataforma faz comentários preconceituosos e/ou ácidos, fala mal da empresa que trabalhou, do ex-chefe, simplesmente achando que ninguém nunca irá saber,” comenta Leila Duarte, que, através do Linkedin, publica artigos com assuntos voltados a RH.

Os acontecimentos recentes na copa da Rússia foram um exemplo. Indivíduos que estavam curtindo as férias e assistindo aos jogos se envolveram em uma grande confusão e foram desligados de seus empregos. “Somos seres únicos, independentemente da rede social que estamos e, principalmente, no mundo real. Qual é a experiência que o cliente tem com você no mundo online, nas suas redes sociais e na loja física, falando pessoalmente com você?” questiona Leila.

Construir uma marca leva tempo, mas, por uma fração de segundos uma resposta não pensada em um post, pode colocar a perder todo o trabalho e investimento de anos que aquela pessoa, que foi impulsiva, realizou. “Existe também o rastro digital. Se alguém deu print e guardou seu post, ele será eterno mesmo que você o apague. Também temos exemplos de youtubers que perderam patrocínio justamente por um comentário no estilo “não era bem isso que eu quis dizer”. O zelo e o cuidado com nossas atitudes são de suma importância, já que o famoso “boca-a-boca” virou “tecla a tecla”, comenta a Administradora e MBA em Gerenciamento de Projetos.

Cada vez mais as pessoas buscam se relacionar com quem comunica seu propósito e são autênticos e verdadeiros com elas. Aquele modelo de personagem de novela perfeito, vem perdendo espaço a cada dia que passa. Além de que hoje em dia todo mundo pode criar conteúdo com seu smartphone independentemente de onde estiverem. “A tecnologia é uma grande aliada, já não temos mais dúvidas. Mas, lembre-se que nos relacionamos com pessoas, todos merecem atenção, respeito e gentileza. Quando for postar algo pense duas vezes, pois no futuro determinada empresa pode vir a ser seu cliente. Por isso, eu recomendo respirar Networking, inspirar e não apenas praticar. Porque praticar nós escolhemos se queremos ou não fazer, já respirar é algo involuntário e que fazemos sem perceber,” finaliza Leila Duarte.

Serviço: Leila Duarte

Administradora e MBA em Gerenciamento de Projetos.

Email: leiladot@hotmail.com

Editorias: Internet  Mídia  Negócios  Serviços  Sociedade