Notícias de eventos culturais, lançamentos etc.

benefícios do óleo de oliva
benefícios do óleo de oliva
...

“Um ritual de família que tento realizar diariamente: tomo uma taça de vinho e passo óleo de oliva no rosto para manter a pele macia e hidratada nos dias secos“ foi a resposta de uma senhora à minha pergunta sobre sua saúde.
A história dos benefícios do óleo de oliva, contada pelo mundo e guardada de geração a geração é tão simples, quanto rica.
Usado como remédio, símbolo sacro, cosmético, combustível e principalmente alimento, o óleo de oliva mantém um mercado que agrada a ‘gregos e troianos’.
O óleo de oliva ganhou um lugar nas pesquisas científicas como alimento funcional, por equilibrar os ácidos grassos e alguns dos componentes presentes no azeite e que ajudam na estrutura e funcionamento de todo o corpo.
Por ser retirado direto do fruto, e não da semente como outros óleos, o azeite de oliva é uma grande fonte de vitaminas, minerais, antioxidantes e gordura monoinsaturada, conhecida por ajudar a elevar o nível de colesterol ‘bom’, o HDL, e ajudar a reduzir o colesterol ‘ruim’, o LDL.
Considerado o quarto alimento mais importante do mundo atrás somente do trigo, do arroz e do açúcar, é recomendado para todas as idades. O azeite ajuda no crescimento e desenvolvimento físico e mental das crianças. Os adultos o vêem benefícios no funcionamento de suas funções metabólicas: ajuda a regularizar o trânsito intestinal, beneficia no crescimento e na resistência dos ossos, diminui a acidez gástrica evitando úlcera digestiva, diminui o risco de infarto, tem propriedades antioxidantes, e é muito importante para a pele por agir como tônico e protetor da epiderme.
Embora um excelente alimento, o óleo de oliva deve ser consumido, porém, com moderação por aqueles que fazem regime alimentar para manutenção ou perda de peso.

Laura Reinas

Editorias: Alimentos  Estética e Beleza  Saúde