Aprimorar a resiliência: uma oportunidade que esse momento nos oferece.
Miriam Christino, terapeuta integralista

A palavra resiliência vem do latim \"resilire\" e significa “voltar atrás”. Está associada à capacidade que cada pessoa tem de lidar com seus próprios problemas, de sobreviver e superar momentos difíceis, reagir positivamente diante de situações adversas e não ceder à pressão, independentemente do que está a sua volta.

Em tempos de isolamento social, trabalhar a resiliência é um grande desafio a ser superado por aqueles que não estão felizes com sua vida atual. Aprimorar esta capacidade vai ajudar a ultrapassar o momento atual sem entrar em conflito psicológico ou emocional e, ainda, abrir novas perspectivas para conduzir a vida no futuro.

Estudiosos no assunto afirmam que precisamos dessa desordem, desse caos, para sobreviver e crescer. O benefício vindo da experiência do estresse torna o ser humano melhor do que era antes.

Entretanto, o crescimento depende muito da forma como se enfrenta as dificuldades que a vida impõe. Quando somos resilientes sofremos menos. Compreendemos que tudo é transitório, Eentão, não tem o porquê aumentar a intensidade da dor. Vai passar.

Além disso, pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida.

Precisamos aprender a flexibilidade, nos adaptar a novas realidades e estar sempre com disposição para renovar nosso aprendizado. Só assim estaremos preparados para enfrentar esse novo mundo que se inicia.

Este texto é de Miriam Christino, terapeuta integrativa. Siga no Instagram Miriam (@miriam_christino). WhatsApp (11) 95941-3751.

Editorias: Educação  Feminina  Masculino  Saúde  Terceira idade
Tipo: Artigo  Data Publicação:
Empresa: Denise Marx Winther
Contato: Denise Marx Winther