E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Instituto Brasil Orgânico: Convite para a Assembleia de Fundação da Entidade Nacional Representativa do Movimento Orgânico Brasileiro, em 03 de outubro às 17h00 no Parque da Água Branca
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
José Pedro Santiago, engenheiro agrônomo fundador e primeiro presidente da AAO.
José Pedro Santiago, engenheiro agrônomo fundador e primeiro presidente da AAO.

Na ocasião será prestada homenagem à grande pioneira inspiradora do movimento orgânico no Brasil, a engenheira agrônoma Ana Maria Primavesi, que será a patronesse da nova entidade nacional.

Este é o momento certo para a criação de uma entidade nacional que represente o movimento orgânico no Brasil e lute por ele. O país está mudando, precisamos consolidar de uma vez por todas o movimento orgânico no país. O reconhecimento popular chegou: 44.000 visitantes na Biofach 2019 e 957 feiras orgânicas no país. Temos 19.000 produtores orgânicos cadastrados, com crescimento de mais de 1.000 produtores por ano. Em 2018 foram 1.500 novos produtores.

O Brasil é um dos dez maiores exportadores de alimentos orgânicos do mundo. O mercado mundial de orgânicos movimenta 90 bilhões de dólares anuais. O estudo The Top 10 Consumer Trends for 2017, da Euromonitor, atesta a procura de alimentos saudáveis. Cerca de 80% dos consumidores globais querem substituir alimentos convencionais por versões mais nutritivas. Temos a grande satisfação de convidá-los para a assembleia de fundação do Instituto Brasil Orgânico, entidade nacional representativa do Movimento Orgânico brasileiro, no próximo dia 03 de outubro, às 17h00 anfiteatro do Parque Fernando Costa, mais conhecido como Parque da Água Branca, na Avenida Francisco Matarazzo 455, bairro da Barra Funda, São Paulo. A estação de metrô mais próxima é a Palmeiras-Barra Funda.

Esta entidade é um antigo propósito do Movimento e agora se torna realidade. Vai trabalhar na defesa, expansão e desenvolvimento da agricultura orgânica no Brasil, reunir informações, montar grupos de trabalho para discutir as grandes questões da agricultura orgânica e prestar outros serviços aos produtores rurais, processadores, comerciantes, consumidores, técnicos e a todas as pessoas interessadas nessa forma de produção.

Nos últimos cinco anos, o crescimento do setor de alimentos e bebidas saudáveis foi, em média, de 12,3% ao ano. Se antes as pessoas preferiam fast food e comidas industrializadas, agora, os grãos, cereais e os snacks de frutas estão presentes nas residências de grande parte da população. Há onze projetos de lei no Congresso, para modificar a Lei de Orgânicos. Alguns são prejudiciais, mas há também boas propostas. É preciso que uma entidade nacional atue junto ao Poder Legislativo, para que possamos conduzir da melhor forma possível e com conhecimento de causa a produção orgânica no Brasil. Este ano será aprovado o Plano Plurianual para 2020 a 2023, que poderá alocar verbas para a produção orgânica; também junto ao Executivo precisamos estar atuantes. Por tudo isso, foi realizada em 06 de junho, na BioBrazil, uma reunião dos orgânicos, e um grupo de onze profissionais prontificou-se a elaborar a Carta de Princípios e Propósitos, para a formação da entidade nacional que lute pelo movimento orgânico quando foi elaborado o estatuto da entidade.

A Comissão Organizadora conta com profissionais pioneiros e importantes na organização desse setor, como o engenheiro agrônomo Rogério Dias, que foi coordenador de agricultura orgânica do Ministério da Agricultura, e José Pedro Santiago engenheiro agrônomo fundador e primeiro presidente da AAO – Associação de Agricultura Orgânica – foi também o primeiro presidente da Câmara Setorial de Agricultura Orgânica do Ministério da Agricultura que foi importante para o Marco Legal dos orgânicos, é conselheiro do Organis, conselheiro de meio ambiente da Fiesp, atualmente é consultor em agricultura orgânica.

Marcelo Laurino, engenheiro agrônomo e secretário executivo da CPOrg – Comissão da Produção Orgânica do Estado de São Paulo; Romeu Leite que é veterinário e líder na Vila Yamaguishi Orgânicos; Fábio Ramos que é zootecnista e presidente da Agrosuisse; o engenheiro agrônomo Alexandre Harkaly, Diretor Executivo do IBD Certificações, a maior certificadora nacional de orgânicos, fundador e membro da ABD – Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica do Brasil – e foi membro do Comitê de Normas IFOAM/EUA; o ator e produtor orgânico Marcos Palmeira e a culinarista e apresentadora Bela Gil também fazem parte do Conselho da entidade e estarão presentes no evento.

Queremos que você participe desta organização, o movimento orgânico agradece. Informamos que a AAO – Associação de Agricultura Orgânica – servirá um lanche aos presentes.

Editorias: Alimentos  Ecologia e Meio ambiente  Economia  Saúde  Sociedade  
Tipo: Evento  Data Publicação:
Local a ser realizado: São Paulo  Data a ser realizado: 03/10/19
Fonte do release
Empresa: Galeria de Comunicações  
Contato: Luciana Juhas, jornalista responsável  
Telefone: 11-3803-8590-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter: http://twitter.com/GaleriaComunica
Facebook: https://pt-br.facebook.com/galeriacomunica/
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.