Intercâmbio no exterior impulsiona carreira e auxilia estudantes que querem “se encontrar”

High School é uma das modalidades mais procuradas

A evolução do mercado de educação no exterior, que em 2017 registrou o aumento de 22%, tem impulsionado a procura dos estudantes brasileiros pelo intercâmbio. Todos compartilham o mesmo desejo; aprender ou aprimorar outro idioma em uma experiência de vida única e inesquecível. Entre as modalidades mais procuradas, a High School atrai jovens a partir dos 14 a 18 anos, que muito cedo começam a se preocupar com a carreira futura. Além do desenvolvimento pessoal, o intercâmbio também se tornou um diferencial no currículo.

Geralmente com duração de um ou dois semestres, nesse programa o intercambista pode fazer todo o Ensino Médio fora do país, de acordo com as regras de cada escola e da imigração da nação escolhida. Os interessados encontram vagas em escolas públicas ou particulares, com um conteúdo equivalente ao mesmo período de estudos no Brasil e que tem reconhecimento e validação do Ministério da Educação.

Entre os destinos mais procurados, estão: Canadá, Estados Unidos, Inglaterra e Austrália. Os estudantes também podem escolher países menos convencionais como França, Alemanha Suíça e Nova Zelândia.

A hospedagem acontece em casas de famílias, que acolhem o estudante como próprio filho, para que ele participe da vida cotidiana. A escolha é feita a partir de padrões previamente determinados, condições da residência, interesse e disposição da família, entre outros. Os alunos também podem ir para “Boarding Schools”, que são escolas particulares em regime de internato, nas quais fica hospedado em residências estudantis no campus ou nas redondezas da escola, vivendo sob tutela dos monitores da instituição.

“Foi uma experiência maravilhosa! Cheia de desafios e novas conquistas. Meu inglês era muito básico e depois de um ano na Nova Zelândia, isso mudou completamente. Aprendi a resolver tudo sozinha e a realmente ser responsável pelas minhas coisas. Também foi um grande aprendizado lidar com diferenças culturais de pessoas de todo o mundo! Foi uma das melhores experiências da minha vida. Fiz amizades para vida toda!”, conta a intercambista Ingrid Polini, que agora planeja o Work&Travel.

Se você deseja fazer um intercâmbio para fora do país, esta é a hora de começar a acertar os detalhes da viagem!

O High School requer um planejamento e alguns documentos precisam ser entregues com antecedência para matrícula na escola escolhida. A dica é que o interessado inicie o processo de 4 a 6 meses antes do embarque previsto.

“Aperfeiçoar uma língua estrangeira, construir amizades em vários lugares do mundo, ter acesso a currículos acadêmicos diferentes, conquistar independência e maturidade são apenas algumas das vivencias de um intercâmbio. Além da parceria com instituições de ensino internacionais renomadas, que recebem os estudantes brasileiros, a Travelmate Alphaville fornece o suporte necessário durante toda estadia no exterior, que conta com o apoio de uma psicóloga para orientar e ajudar em casos de necessidade”, disse Sanrlei Polini, diretora regional da agência.

A empresa disponibiliza ainda serviços adicionais necessários para a organização do intercâmbio, como assessoria para obtenção do visto consular, passagens aéreas com tarifas especiais para estudantes, seguro saúde, cartão pré-pago recarregável em moeda estrangeira, entre outros. Workshops que contam com a participação dos estudantes inscritos e seus pais, ex-intercambistas, psicólogos e consultores de intercâmbio com vasta experiência em educação internacional, também acontecem periodicamente, disseminando um rico conteúdo informativo sobre as etapas do processo de intercâmbio.

Serviço:
Travelmate Alphaville