E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Grupo Asperbras investe na sustentabilidade de processos de Usina Termelétrica
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Usina Termelétrica de Guarapuava, subsidiária do Grupo Asperbras.
Usina Termelétrica de Guarapuava, subsidiária do Grupo Asperbras.

O Grupo Asperbras tem focado seus esforços na expansão desde o início do ano. Com esse objetivo, diversos processos foram reavaliados e reformulados para atingir a otimização e verticalização de seus negócios, o que trouxe melhorias para diversas subsidiárias do grupo. Esse foi o caso da Usina Termelétrica de Guarapuava - em pleno funcionamento desde 2018, quando foi adquirida pela Asperbras, a UTE passou por atualizações durante os meses de pandemia. “Essas melhorias permitirão que o processo de produção de energia da usina se torne ainda mais sustentável, ” diz José Maurício Caldeira, sócio acionista do Grupo Asperbras.

Desde março, a Usina de Guarapuava passou por um processo de modernização e reforma do maquinário. O intuito da atualização dos equipamentos é possibilitar a redução do consumo de biomassa na geração de energia elétrica, tornando a produção mais sustentável, e permitindo que a usina atinja sua capacidade total nominal de produção de 12,3 megawatts por hora. A previsão é de que durante os próximos meses, o complexo passe por todos os testes necessários para que, então, volte à ativa. “A responsabilidade socioambiental é uma realidade para o Grupo Asperbras,” diz o empresário José Maurício Caldeira. “É por esse motivo que investimos, constantemente, em certificações que atestam a sustentabilidade de nosso negócio”, explica Caldeira.

Produção limpa e respeito ao meio-ambiente

Localizada na região centro-sul do Paraná, o complexo de Guarapuava é totalmente focado na produção de energia a partir da biomassa, ou seja, resíduos de fábricas e florestas da região. Considerada por especialistas “energia limpa”, pois provem de recursos naturais renováveis, a energia a partir de biomassa é menos poluente que outras formas de energias.

Sua produção energética abastece indiretamente a planta da Greenplac - fábrica de MDF subsidiária do grupo, instalada em Água Clara (MS) -, por meio de compensação. Toda a energia da usina é vendida no mercado, e os recursos são usados na compra da energia para a fábrica de MDF. Assim, a energia articulada ao sistema de produção industrial acaba tornando o processo ainda mais sustentável, pois sua combustão devolve à natureza apenas o carbono que a planta utilizou para crescer.

Dessa maneira, a Usina de Guarapuava é parte indispensável na verticalização dos processos da Greenplac, pois alimenta indiretamente o complexo industrial por meio da compensação energética. Além da energia de fontes próprias, a Greenplac também utiliza eucaliptos provenientes de suas plantações, resina de produção interna e água de reuso, tornando-a produtora de 80% dos insumos utilizados na fabricação do MDF.

“A Asperbras está em busca constante de otimização e inovação de todos os seus processos, ” reforça José Maurício Caldeira. “Dessa maneira demonstramos a dedicação do grupo em oferecer produtos e serviços da mais alta qualidade, com responsabilidade ambiental” finaliza Caldeira.

Grupo Asperbras
O Grupo, dos irmãos Francisco e José Roberto Colnaghi, começou sua história com o talento e a perseverança do pai Francisco Colnaghi que, em 1966, ao fundar uma empresa de implementos agrícolas em Penápolis, cidade do interior de São Paulo, deu a largada para o desenvolvimento de um grupo empresarial baseado no compromisso com a qualidade, dedicação em tempo integral e responsabilidade na prestação de serviços. Menos de vinte anos depois, a empresa já era reconhecida em todo o Brasil com a estratégia de investir na fabricação de tubos e conexões de PVC para irrigação agrícola, e de lá para os dias de hoje, a Asperbras se transformou em um dos mais importantes grupos empresariais brasileiros. Hoje, a Asperbras é reconhecida também por atuar nas áreas de engenharia industrial, gerenciamento e montagem de projetos industriais em diversos segmentos, na construção e incorporação imobiliária, e nos setores de alimentos, agronegócio, mineração e geração de energia. O Grupo mantém suas estruturas societárias nacionais e internacionais desvinculadas e independentes, atuando em quase todo Brasil e em três continentes, África, Europa e América do Sul. São mais de três mil profissionais que trabalham em programas, projetos e obras nos principais segmentos da economia mundial. Para o atendimento dos projetos de adução de água e esgoto no Norte e Nordeste, a Asperbras tem duas plantas industriais, sendo uma na Bahia e outra no Rio Grande do Norte. Nos estados de São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul atua no segmento de Agronegócio.

Assessoria de Comunicação
Escritório de Consultoria e Comunicação ECCO
Izabella Arouca
(11) 3888-1144
(11) 99294-6161
izabella@ecco.inf.br

Editorias: Ecologia e Meio ambiente  Economia  Industria  Negócios  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: ECCO  
Contato: ECCO - Escritório de Consultoria e Comunicação  
Telefone: 11-3888-1144--

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype: -
MSN: -
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.