Teatro da Vertigem faz ação inédita na Luz

Em Cidade Submersa, Teatro da Vertigem faz intervenção urbana no terreno da antiga Rodoviária Luz

Dia 24 de junho de 2011, a partir das 18h, o Teatro da Vertigem fará uma ação urbana no centro da cidade de São Paulo. O projeto CIDADE SUBMERSA tem o objetivo de intervir artisticamente em um espaço público - o terreno da antiga Rodoviária da Luz. O Teatro da Vertigem conta com o patrocínio da Petrobras, pela Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

A intenção é proporcionar uma experiência sensorial, lúdica e afetiva aos participantes, que, por intermédio de recursos arqueológicos, descobrirão aspectos escondidos da metrópole. Esta pesquisa pretende fazer surgir, simbolicamente, camadas "submersas" da cidade por meio da escavação da superfície, e com isso, tentar estimular possíveis reflexões acerca da vida urbana e do cotidiano. “A proposta é tirar as pessoas do dia-a-dia comum e do tempo de uma grande cidade”, afirma Guilherme Bonfanti, coordenador do projeto.

Além disso, o Teatro da Vertigem deseja repercutir criticamente a relação entre espaço público e privado e as linguagens artísticas que, nos dias de hoje, se apresentam híbridas e entrelaçadas. Atualmente, o espaço de escolha é um espaço de espera, antes rodoviária, agora um terreno em expectativa, parado, condensado em vestígios “enterrados” em poeira, restos de construção, "sedimentos" e demolição. O Teatro da Vertigem prepara-se para mais este projeto e revisitará com essa proposta os sentidos do espaço que está sujeito a sustentar o corpo - o corpo lugar. A corporeidade do espectador participante, o tempo de cada indivíduo será respeitado, sua lentidão, seus passos e rastros irão compor o conceito da intervenção.

O grupo pede ao público que vá ao local com roupa confortável, sem IPOD ou reprodutor de músicas, e de preferência somente com o essencial, sem mochilas ou bolsas. As senhas serão distribuídas a partir das 17horas, gratuitamente, e o acesso ao site do Teatro da Vertigem (http://www.teatrodavertigem.com.br) fornecerá informações importantes para as pessoas que participarem da intervenção no dia.

Serviço – Projeto Cidade Submersa
Horário: a partir das 18h, até as 22 horas.
Entrada Franca (senhas distribuídas a partir das 17h do dia 24 de junho de 2011)
Local: terreno da antiga Rodoviária da Estação da Luz, entre a Av. Duque de Caxias e a Rua Helvetia, em frente a estação Júlio Prestes. (entrada pela Rua Barão de Piracicaba)
Patrocínio: Petrobras
Informações: (11) 3255-2713