Painel de notícias

Partida de “Carta de um brasileiro” rumo a Brasília será neste domingo, dia 21

Caminhada que leva reivindicações à presidente eleita reúne-se neste final de semana em São Paulo

A largada do movimento será dada neste domingo, dia 21 de novembro, às 10 horas, na Praça da Sé, centro de São Paulo. De lá saíra o professor universitário de comunicação social, Backer Ribeiro Fernandes, que idealizou o projeto, sua equipe e todos aqueles vêm se mobilizando e se uniram à “Carta de um brasileiro” nesta caminhada por um Brasil melhor. Mensagens, cartas, “pedidos” e reivindicações serão recolhidas ao longo dos mais mil quilômetros percorridos.

O trajeto percorre 27 cidades até o dia 1º de janeiro, quando um documento com os pedidos da população será entregue à presidente eleita em Brasília. Acrescidos aos recados coletados em mãos, o site http://www.cartadeumbrasileiro.com.br também recebe mensagens dos internautas e será atualizado a todo momento, servindo como plataforma on line para que todos possam acompanhar a caminhada. Esse é o movimento “Carta de um brasileiro” que, desvinculado de partidos ou instituições oficiais, busca criar uma nova forma de participação popular na política.

Além dos pedidos já feitos, para a elaboração inicial do documento, o movimento conta com os dados de uma pesquisa realizada em outubro pelo IBOPE em todo o Brasil. Com uma amostra de 2002 pessoas em 140 municípios, em que se perguntou “se você pudesse se encontrar com o presidente eleito por apenas 5 minutos, o que você pediria a ele para si mesmo?” tendo o resultado da pesquisa sido publicado no site de "Carta de um brasileiro".

A etapa agora é de mobilização para agregar valor à carta. Além do encontro no domingo para dar suporte à partida, o uso da internet, segundo o professor Backer, tem papel crucial. “O ponto alto do movimento é a possibilidade de dar visibilidade a diferentes perfis de um mesmo país”, comenta, “será uma oportunidade de utilizar a tecnologia como ferramenta para dar voz ao brasileiro”.

Facebook, Twitter, Orkut e outras redes sociais serão alimentadas constantemente além de fotos no Flickr, para que as pessoas acompanhem e divulguem o movimento.

Melhora na saúde é importante para o brasileiro – A pesquisa, disponível na íntegra no site, revela que 56% dos entrevistados pedem à presidente eleita melhoria na área de saúde, construindo mais hospitais e postos de atendimento, aumentando o número de médicos e de equipamentos nos hospitais, reduzindo as filas e o consequente tempo de espera, e treinando os funcionários a um atendimento mais cordial.

Sobre o idealizador do projeto – Backer Ribeiro Fernandes, 43 anos, é paulista e comunicador. Doutorando e professor conferencista da ECA/USP, mestre pela Universidade Metodista de São Paulo, relações públicas formado pela Faculdade Cásper Líbero. Professor do curso de Relações Públicas da FAAP (SP) e da Pós-Graduação (Lato Sensu) em Comunicação Empresarial e Marketing Institucional da Universidade Metodista e da Universidade Braz Cubas. Diretor da Communità, consultoria especializada em comunicação para a sustentabilidade. "Carta de um brasileiro" é resultado de um projeto desenvolvido por Fernandes junto a outros comunicadores, que teve início em 2007.

Mais informações sobre Carta de um brasileiro estão disponíveis no site http://www.cartadeumbrasileiro.com.br

Editorias: Política
Tipo: Pauta  Data Publicação: 17/11/10