E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Psicanalista francesa desmistifica para jovens o que é o inconsciente
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Psicanalista francesa desmistifica para jovens o que é o inconsciente
...

Mergulhando no universo mental dos adolescentes de hoje, autora confere substância ao elemento que, embora invisível, é determinante para a vida

Explicar o que é inconsciente e como ele afeta diretamente a vida das pessoas parece ser uma tarefa complicada, especialmente se a audiência for de jovens leigos. Não para a renomada psicanalista e historiadora francesa Élisabeth Roudinesco. Com uma linguagem direta, aprofundamento teórico e didática impecável, apresenta, em O inconsciente explicado ao meu neto, lançamento da Editora Unesp, respostas a várias questões que sempre se quis fazer sobre a parte escondida da mente.

A psicanalista parte das perguntas formuladas por uma turma de jovens entre 8 e 13 anos, para delinear o caminho que será percorrido. “O que é, exatamente, o inconsciente?” abre o capítulo inicial. Ela explica. “Ele se parece com um iceberg. [...] Imagine por um instante esse belo objeto inerte, com uma parte mergulhada na profundeza do oceano, enquanto a outra fica acima da superfície da água. As duas partes são diferentes: aquela invisível é mais importante do que a visível, e também mais perigosa, porque permanece encoberta. Todos os navegadores sabem disso. Eles temem muito mais o que está escondido do que o que está visível.”

Ao longo de oito capítulos, Roudinesco explora facetas diversas do inconsciente: da compreensão sobre o que é, essencialmente, esta parte do ser humano, até mesmo reflexões sobre os animais terem ou não inconsciente. “Mas como podemos dizer que ele existe graças ao cérebro, se não podemos vê-lo? Porque o inconsciente é uma abstração, isto é, uma representação da mente: nós o pensamos, o sentimos e o construímos, mas não podemos tocá-lo, vê-lo ou capturá-lo. E é por isso que ele não pode ser simplesmente cerebral. Na verdade, embora ele não se encontre em lugar nenhum, ele se manifesta e se exprime. Ele está encoberto pela consciência, que nós também não vemos.”

Sobre a autora - Élisabeth Roudinesco, historiadora e psicanalista francesa, é referência mundial na área de história da psicanálise. É autora de muitas obras influentes nesse campo de estudo, como Histoire de la psychanalyse en France, Jacques Lacan, Dictionnaire de la psychanalyse (com Michel Plon) e Sigmund Freud en son temps et dans le nôtre (Prix Décembre, 2014).

Título: O inconsciente explicado ao meu neto
Autora: Élisabeth Roudinesco
Tradução: Fernando Santos
Número de páginas: 118
Formato: 12 x 21 cm
Preço: R$ 26,00
ISBN: 978-85-393-0800-2

Mais informações sobre os livros publicados pela Editora Unesp estão disponíveis no site: http://www.editoraunesp.com.br

Editorias: Criança  Cultura e Lazer  Educação  Saúde  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Pluricom  
Contato: Katia Saisi  
Telefone: 11-3774-6463-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Tags
•  EDUCAÇÃO  •  CULTURA  •  SAÚDE  •  TECNOLOGIA  •  INTERNET  •  TI  

Mais tags
O que são tags ?

Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.