E-mail


Senha

Lembrar senha

   
Informe o e-mail usado para fazer o login


   



Pesquisa




Produzir água é plenamente possível. Entenda como
Enviar release
Este release no seu Blog ou Site
Capa do livro Fundamentos sobre Produção de Água
Capa do livro Fundamentos sobre Produção de Água

No livro ‘Fundamentos sobre produção de água’, o doutor Rinaldo Calheiros apresenta os fundamentos básicos para aumentar o volume das bacias hidrográficas

Por incrível que possa parecer produzir água é uma prática real. Fruto de décadas de experimentos científicos – inicialmente no campo da hidrologia florestal e agora da agronomia – a produção de água na recuperação físico-hídrica das bacias hidrográficas traz uma nova abordagem para se lidar com a crise hídrica, e é tema do livro “Fundamentos sobre produção de água”, de autoria do professor e engenheiro agrônomo Rinaldo de Oliveira Calheiros.

O livro é didático, bem ilustrado e com boa consistência técnica, onde Rinaldo deixa claro que uma bacia hidrográfica, mesmo degradada, pode ser considerada uma fábrica de produção de água, onde cada elemento hidrológico – mata de topo de morro, terraços, barraginhas, mata ciliar e outros – desempenham papeis vitais no processo de descarga das águas subterrâneas. Dali sai nascentes e cursos d’água em maior volume, aumentando a disponibilidade hídrica para aproveitamento humano e sustentabilidade dos ecossistemas. “O termo produção de água causa controvérsia, muitos dizem que água não se produz porque ela já existe na natureza”, observa o autor.

Contudo, isso merece reflexão. “O milho, bem antes de o homem pensar em seu cultivo doméstico, também já existia na natureza, e hoje o agricultor é considerado produtor de milho. Portanto, a produção de água é um processo de engenharia agrícola que consiste na combinação dos fatores de elaboração com a finalidade de satisfazer necessidades humanas, em bens ou serviços”, compara Rinaldo.

No livro, o autor apresenta de forma sistemática, lógica e sequencial os fundamentos básicos que compõem o processo de produção de água, discute, corrige e desmitifica vários conceitos rotineiramente assumidos de maneira equivocada.

A publicação contou com o apoio da Agência dos Comitês de Bacias hidrográficas do Piracicaba, Capivari e Jundiaí e disponível para venda pela Editora Livroceres e pela Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola – FUNDAG.

Disponível:
Editora Livroceres: site: http://www.livroceres.com.br
FUNDAG: https://fundag.br/publicacoes

Sobre o autor

Rinaldo de Oliveira Calheiros é doutor em Irrigação e Drenagem pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é pesquisador do VI Instituto Agronômico de Campinas. Publicou 12 artigos em periódicos especializados e 55 trabalhos em anais de eventos. Possui 9 capítulos de livros e 3 livros publicados. Participou de vários eventos técnico-científicos no Brasil e no exterior. Atua na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Irrigação e Drenagem e conservação de água no meio rural. Em suas atividades profissionais interagiu com 80 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Informações para a imprensa
Santelmo Camilo – (13) 98178-7338/ santelmo@timepress.com.br
Magali Romboli – (11) 97212-8887/ magali.romboli@uol.com.br

Editorias: Cultura e Lazer  Ecologia e Meio ambiente  Serviços  
Tipo: Pauta  Data Publicação:
Fonte do release
Empresa: Omnipress  
Contato: Eliana Zani  
Telefone: 11-3976-0225-

Envie um e-mail para o(a) responsável pela notícia acima:
Seu nome

Seu e-mail

Mensagem

Digite o código mostrado abaixo

  
Skype:
MSN:
Twitter:
Facebook:
Eventos
Copyright 2008 - DIFUNDIR - Todos os direitos reservados. Não é permitida a reprodução deste conteúdo sem prévia autorização.