Engenheira chilena cria inovador aplicativo móvel para comunicação após desastres naturais
...

S!E, plataforma criada por Barbarita Lara, nasceu com o objetivo de complementar os sistemas de emergência atuais para ajudar e informar a população de maneira eficiente, segura e em tempo real apenas através de ondas de rádio.
Graças a esta invenção, foi a ganhadora do “MIT Technology Review: Innovators under 35 Global 2018” e reconhecida como uma das 32 “Giften Citizen” da América Latina, entre outros prêmios.

Quinta-feira 9 de agosto de 2018, Santiago do Chile - Após o terremoto que sacudiu a zona centro-sul do Chile em fevereiro de 2010, um dos mais potentes de que se tem registro, Barbarita Lara começou a realizar investigações e trabalhos de uma das plataformas móveis com maior potencial para a inovação social deste ano: S!E ou Sistema de Informação de Emergência. Um aplicativo que permite receber informações no celular mesmo quando as comunicações e conexão com a Internet falhem após um desastre natural como sismos, incêndios, erupções vulcânicas ou aluviões.

“Estudamos um algoritmo de alta frequência que codifica a comunicação sobre áudio e que pode ser distribuída através do rádio. Utilizamos a infraestrutura existente do sinal FM para transmitir os dados encriptados em uma frequência de áudio inaudível para o ouvido humano comum”, explicou a engenheira de execução em informática em uma conferência organizada por Imagen de Chile- “Assim, através de S!E, é possível informar o que acontece em tempo real pós-catástrofe, revelando pontos de encontro, centros de coleta e assistência, além de localização de albergues, entre outros conteúdos de ajuda para os cidadãos”.

O valor e a importância deste aplicativo foi reconhecido internacionalmente quando Lara foi premiada pela revista de uma das instituições mais importante do mundo, Massachusetts Institute of Technology, no “MIT Technology Review: Innovators under 35 Global 2018”, transformando-se na primeira mulher chilena em obter esta premiação.

Para poder desenvolver e comercializar a plataforma com governos, instituições e empresas de telecomunicações, Barbarita fundou EMERCOM, uma empresa de tecnologia que promove o desenvolvimento de plataformas de informação inovadoras. “Queremos ser agentes de mudança e pioneiros em criar uma sólida rede internacional de emergência. Não apenas aspirar a solucionar e a melhorar algumas das maiores problemáticas em temas de emergências, mas também a se abrir para diversos temas que afetam a sociedade tanto em nível nacional, como mundial”, destacou a profissional.

Jorge Cortés, gerente de Marketing Digital de Imagen de Chile, ressaltou que “é este tipo de iniciativas que ajudam a posicionar o Chile globalmente ao constituir uma real contribuição para o mundo. Deste modo, nos projetamos como um polo de inovação, onde o grande capital humano com o qual contamos busca constantemente soluções para os desafios globais ao viver desafiados pelas circunstâncias de nossa geografia. Isto, sem dúvida, impacta favoravelmente em nossa imagem país”.

Lara também faz parte da diretoria de Girls in Tech Chile, organização internacional sem fins lucrativos que pretende identificar, conectar e dar visibilidade a criadoras de tecnologia de nossa nação, convertendo-as em fontes de inspiração e conhecimento específico para outras mulheres. “É de suma importância que o Chile se fortaleça como uma incubadora de projetos de desenvolvimento tecnológico. Temos excelentes profissionais, uma economia estável e a logística necessária para poder realizar pilotos de programas de interesse mundial”, finalizou.

Editorias: Ciência e Tecnologia  Ecologia e Meio ambiente  Negócios
Empresa: Ralcoh