Chile desperta atenção de visitantes na BIOFACH América Latina 2018 com expectativa de aumentar negócios
...

De olho nas oportunidades que devem surgir, 10 empresas andinas aproveitaram a participação no evento para estreitar o relacionamento, conhecer melhor as demandas e avaliar o potencial do mercado de produtos orgânicos brasileiro.

Pela segunda vez consecutiva, uma delegação de empresas chilenas, formada por expositores e visitantes, participa da Biofach América Latina – Bio Brazil Fair, maior e mais importante feira e conferência de produtos orgânicos do País. O evento, que reúne produtores, exportadores e consumidores, é o ponto de encontro ideal para fomentar a cadeia produtiva da chamada economia verde.
Neste ano, o Prochile, órgão responsável por difundir e aprimorar as relações comerciais entre Brasil e Chile, marcou presença num espaço com cinco empresas, de diferentes perfis, entre exportadoras, com potencial para exportar e representantes de associações. Além disso, cinco empresas visitaram a feira com o objetivo de conhecer e prospectar o mercado.
Para Maria Julia Riquelme, diretora do Prochile no Brasil, esta experiência permitiu que os produtores conhecessem in loco o potencial do mercado brasileiro e dividissem com os importadores as oportunidades que serão criadas com a possível equivalência entre as normas orgânicas de ambos países. “O Brasil é um interessante importador de produtos orgânicos, cujo setor tem se desenvolvido bastante, devido à grande demanda por produtos saudáveis e livres de pesticidas. Isto, somado à proximidade geográfica entre as nações e complementariedade de produtos que podemos oferecer, gera oportunidades para diversos produtos chilenos”, ressalta.
Atualmente o Brasil ocupa o 16º lugar entre as exportações de produtos orgânicos chilenos.
O Prochile – Escritório Econômico do Chile no Brasil – trabalha para ampliar as exportações andinas para o País, incorporando e promovendo novos produtos, que possam atender, com garantia de qualidade, a demanda deste crescente mercado. “A Biofach tem sido uma oportunidade valiosa para as empresas chilenas, de conhecer e trocar experiências com produtores locais, inteirar-se da demanda, das tendências e oportunidades para os produtos orgânicos no mercado brasileiro. Além disso, esperamos que a concretização do acordo de homologação de certificação orgânica entre os países, possa incrementar o intercâmbio de produtos orgânicos entre Chile e Brasil, o que trará benefícios para os consumidores em ambos países”, afirma a diretora do ProChile no Brasil.
Chile e Brasil estão em processo de negociação para a assinatura de um acordo de equivalência para o comércio de produtos orgânicos entre os dois países. A expectativa é que a parceria seja fechada no decorrer deste ano e será a primeira que o Brasil terá com outro mercado.
Para Maria Julia, o acordo abre possibilidade para que diversos produtos orgânicos chilenos se estabeleçam no mercado brasileiro, como frutas frescas: maçãs, kiwis e mirtilos; e também para frutos secos, frutas congeladas e polpas.

Editorias: Alimentos  Economia  Negócios
Empresa: Ralcoh