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Fundada na década de 1980, empresa alia tradição e inovação na gestão de marcas com trabalho em diversas frentes.
Pioneira no trabalho de branding no Brasil, a consultoria Managic completa neste mês 30 anos de história. O início dessa trajetória remete ao ano de 1988, quando o idealizador Antonio Roberto canalizou sua experiência com design e branding na criação da LidBrand + Experience.
Antonio Roberto iniciou sua carreira acadêmica como professor de design e, posteriormente, de Branding, na Universidade Mackenzie. Participou de diversos eventos internacionais sobre o tema, concluiu o primeiro mestrado em Branding defendido no País pela FAU-USP em 1998 e, em 2002, lançou o primeiro MBA em Branding pelas Faculdades Rio Branco.
Ao longo das décadas, o trabalho de gestão de marcas se popularizou no Brasil, preenchendo o espaço aberto pela LidBrand na década de 1980. Mais recentemente, em 2015, a LidBrand sofreu um reposicionamento e incorporou atividades ligadas ao ensino, sendo rebatizada como Managic.
O nome foi criado a partir da combinação das palavras “management” e “magic” (respectivamente, “gestão” e “mágica”, em inglês), com a pretensão de unir às práticas de gestão toda a magia que uma marca pode proporcionar em termos de conexão emocional, criatividade e inovação. Hoje, o Managic conta com três principais áreas de negócio: Managic LAB, Managic Trips e Managic Office.
Compartilhando conhecimento
O Managic LAB oferece cursos e workshops sobre o que há de mais novo em branding e inovação. “Temos o objetivo de inspirar pessoas com ideias, discussões e ferramentas fora do circuito tradicional, formando o que se costuma chamar de ‘estrategistas humanos’, profissionais com habilidades essenciais para superar racionalmente e emocionalmente os desafios de um mercado tão dinâmico e instável como o atual”, explica Antonio Roberto.
Classificado como uma moving school, o Managic LAB realiza cursos de forma itinerante. Uma empresa pode contratar e personalizar um workshop de acordo com suas necessidades (in company) ou um profissional independente pode se inscrever para participar dos cursos em datas e locais previamente agendados no site. Nesse último caso, a escola realiza uma seleção entre os inscritos com o objetivo de formar turmas multidisciplinares, para enriquecer as dinâmicas e as discussões.
A metodologia de ensino provém do contato que o idealizador da agência mantém com a Proakatemia, escola finlandesa para empreendedores internacionalmente conhecida por suas metodologias de ensino inovadoras. O Managic LAB importou várias dessas metodologias para proporcionar uma experiência de ensino-aprendizado prazerosa, não trivial e não corporativa.
Branding e inovação in loco
O segundo braço da empresa, batizado Managic Trips, oferece pacotes de viagens internacionais de imersão em branding e inovação. As viagens (ou missões) acabam proporcionando algo muito similar aos cursos do LAB: uma experiência de ensino-aprendizado. Entretanto, além de participar de aulas e workshops em universidades renomadas, os viajantes visitam consultorias e agências das cidades mais inovadoras do mundo, aproveitando para fazer turismo cultural. Londres, Lisboa, Porto, Munique, Madri, Helsinque, Copenhague, Tampere, Zurique, São Francisco e Palo Alto são algumas das cidades visitadas desde 2004.
Em 2018, Tóquio será a cidade-sede da Fashion Branding Week, evento promovido pelo Managic em parceria com a Bunka Gakuen. “Será a primeira missão internacional que integra Business e Design de moda para alunos e profissionais da área”, afirma Antonio. Uma das instituições parceiras e apoiadoras mais frequentes das TRIPS são as Faculdades Integradas Rio Branco.
Tradição em gestão de marcas
O Office é o braço de consultoria, assessoria e mentoria. Somados todos os anos de experiência da antiga LidBrand aos do Managic, mais de 100 marcas foram criadas, reposicionadas e reestruturadas por meio de projetos, soluções e ideias. O portfólio de consultoria e assessoria conta com marcas de segmentos variados de mercado: de chocolates e queijos a hospitais e academias. Porém, uma das grandes especialidades do Managic é a área de educação. Marcas como Red Ballon, Mackenzie, Santa Marcelina e Rio Branco integram o portfólio dos clientes apenas da cidade de São Paulo. No entanto, a empresa já realizou projetos para grupos educacionais de todas as regiões do Brasil: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste.
Sempre atento à inovação, ao longo de 30 anos de existência, o grupo manteve-se atualizado em termos de metodologia de trabalho, incorporando a abordagem do Design Thinking e do Open Innovation aos projetos de consultoria e assessoria. Antonio Roberto garante que essa busca por novas abordagens não para e que esse ano será repleto de novidades.
Recentemente, a equipe do Managic começou a participar de rodadas de mentorias coletivas do Programa Incubadora SP. Desenvolvido pelo Sebrae–SP, o programa tem o objetivo de apoiar e acelerar o desenvolvimento das startups da Cietec, incubadora da USP. A experiência com os incubados e o feedback positivo fez a equipe do Managic perceber uma grande oportunidade de mercado. O pensamento de construção de marca, apesar de importante para a competitividade e o crescimento dos negócios, ainda é desconhecido para maioria dos empreendedores.
Aproveitando a lacuna deixada pelos serviços tradicionais de consultoria e assessoria em branding, que normalmente contemplam projetos longos e caros, o Managic lançou no mercado um serviço inédito chamado brand coaching, focado em pequenas e médias empresas, que muitas vezes se encontram em uma fase frágil e vulnerável do negócio.
Inspirado na essência do Coaching, uma mentoria focada na produção de resultados práticos, trata-se de um aconselhamento estratégico e acompanhamento de execução em todas as atividades e esforços que uma empresa pode empregar para construir uma marca forte.
A metodologia exclusiva do serviço é aplicada ao longo de ciclos de oito sessões. Em cada sessão, com duração de uma hora, os brand coaches ouvem os problemas enfrentados pelos participantes em relação à gestão e construção de marcas e indicam ações para se atingir os resultados esperados. Para que as empresas possam avaliar de antemão se esse tipo de serviço pode atender suas necessidades, é oferecida uma espécie de degustação: as duas primeiras sessões são grátis. Cada ciclo pode ser renovado, mas são independentes entre si: possuem começo, meio e fim, e com objetivos e resultados a serem atingidos definidos de forma clara.
Diferentemente da consultoria e da assessoria, em que a empresa contratada utiliza tempo e recursos próprios para entregar soluções prontas, no brand coaching a maior parte do tempo e dos recursos utilizados para gerar as soluções é dos contratantes, o que torna o serviço bem mais acessível. “Os brand coaches mostram o caminho das pedras, mas a responsabilidade do resultado deve ser inteiramente assumida pelos coachees”, explica o diretor.
http://www.managic.org