Esta é a estação em que o setor de entregas deve contratar cada vez mais trabalhadores temporários. O OTRS Group dá três dicas para uma integração descomplicada.
As férias estão se aproximando e as lojas on-line estão crescendo. De acordo com o Serviço Postal dos Estados Unidos, estima-se que 16 bilhões de pacotes e correspondência sejam entregues durante a temporada. Já no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), o segmento deve atingir a receita de R$ 79,9 bilhões em 2019, um crescimento de 16% em relação ao ano passado. Porém, apesar dos índices satisfatórios de vendas, o comércio eletrônico brasileiro ainda tem gargalos na logística.
Isso significa que a indústria de entrega de pacotes, assim como outros setores, precisará cada vez mais do apoio de trabalhadores temporários para o Natal. Muitas empresas têm medo do trabalho administrativo envolvido na contratação e treinamento de trabalhadores sazonais, mas processos automatizados podem ajudar.
\"A temporada estressante de férias pode ser um verdadeiro desafio para lojas on-line, empresas de entrega e muitas outras indústrias\", diz Christopher Kuhn, COO da OTRS AG. A carga de trabalho pode dobrar rapidamente. Portanto, recomendamos soluções automatizadas para manter o esforço administrativo o mais baixo possível e manter o foco no negócio principal \".
- Manipulação automatizada de atividades de integração
Quando um novo funcionário é contratado, os dados pessoais devem ser registrados, as contas e senhas devem ser criadas e os uniformes devem ser entregues. Especialmente quando tantos novos funcionários começam ao mesmo tempo, isso pode consumir muito tempo manualmente, mas um sistema de gerenciamento de processos de negócios pode mapear todas as etapas do processo de integração e lidar com os processos de trabalho automaticamente.
Os dados pessoais do trabalhador temporário devem ser inseridos apenas uma vez; então, os funcionários envolvidos na preparação para o primeiro dia da pessoa são notificados automaticamente, as ações a serem tomadas são direcionadas pelo sistema e todas as etapas necessárias são documentadas. Assim que o funcionário temporário chegar, as tarefas administrativas serão tratadas e o trabalho poderá começar imediatamente.
- Otimização de tarefas rotineiras através de fluxos de processos fixos
Pode levar muito tempo para treinar cada trabalhador temporário pessoalmente e, repetidamente, explicar tarefas ou lembrá-lo das medidas a serem tomadas. Também aqui, um sistema automatizado facilita muito o trabalho: as etapas de trabalho que ocorrem regularmente são claramente apresentadas e os lembretes são acionados automaticamente. Como regra, mesmo tarefas complexas podem ser executadas por funcionários novos ou não treinados.
- Planejamento eficiente de recursos
Frequentemente, equipes recém-formadas precisam produzir rapidamente resultados juntos. Quanto mais transparentes eles trabalham juntos, melhor isso funciona. Calendários compartilhados possibilitam acompanhar as cargas de trabalho dos funcionários e da equipe. Com um sistema automatizado, as consultas de clientes recebidas também recebem datas e horas diretamente, acionando uma entrada na agenda. Nenhum detalhe é perdido e a equipe é capaz de documentar o trabalho da mesma maneira.