Lifestyle: Categoria de streaming da Nimo TV ganha relevância no Brasil

Plataforma mostra que o streaming pode ir além dos games

A profissão de streamer vai além dos games. Atualmente, o número de pessoas que fazem transmissões ao vivo para mostrar sua arte, história ou apenas conversar com o público cresce a cada dia. A Nimo TV, plataforma dedicada ao streaming percebeu um crescimento significativo nas lives do segmento “Lifestyle” nos últimos meses.

Com 1,5 mil streamers cadastrados na categoria, a Nimo TV viu o número de usuários ativos subir de 5% para 11% em agosto. Com potencial de público, a plataforma também investiu na contratação de 300 streamers desde o começo do ano.

“A Nimo TV é uma plataforma que tem a inclusão e a diversidade em seu DNA. Abrir esse espaço para os novos perfis de streaming, que vão além dos games, foi algo natural e que a empresa está abraçando cada vez mais”, comenta Rodrigo Russano Dias, gerente de Marca e PR da Nimo TV.

Assim como o público dos games, que tem seus jogos e gamers favoritos, o Lifestyle também tem alguns temas de lives que se destacam. Os cinco mais assistidos são de canto, dança, desenho, ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) e cosplay.

O canal de lifestyle mais assistido é o da Miia, uma jovem de 23 anos que desde janeiro de 2020 traz para suas lives muita interatividade e bate-papo com o público. Hoje, com mais de 80 mil seguidores, ela trocou a profissão de cabeleireira pelo stream. “Sempre gostei de me comunicar com as pessoas e um dia, assistindo alguns gamers na Nimo TV vi que tinha a categoria lifestyle, resolvi testar e deu certo”, comenta.

Os desenhos também têm destaque na Nimo TV e um dos grandes artistas que streamam na plataforma é o Coliseu Arts, que tem mais de 45 mil seguidores e transmite diariamente o seu trabalho. Sua ligação com as lives foi transformadora. Talentoso desde muito jovem, começou a ter problemas de ansiedade e encontrou na sua arte e no público o remédio que faltava para colocar sua saúde em dia.

“Não esperava fazer sucesso, já que as minhas lives eram muito mais como um escape para os meus problemas psicológicos. Era onde eu tirava um tempo para mim, para fazer o que eu amo, que é desenhar. Era o tempo eu esquecia tudo, focava no desenho e ali nada me atrapalhava, mas com o tempo as pessoas foram vendo o conteúdo diferenciado e começaram a gostar”, relata Coliseu.

Outro sucesso de público é o canal sobre ASMR (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) apresentado pela Cams, estudante de psicologia de 22 anos que desde maio deste ano começou a fazer transmissões na Nimo TV apresentando esta técnica de relaxamento que por meio de estímulos sensoriais, que causam uma sensação agradável em quem está assistindo.

“Eu já tinha um canal do Youtube onde postava vídeos com a técnica quando decidi começar a fazer as minhas lives, mesmo sabendo que era algo arriscado, e hoje já estou com quase 20 mil seguidores na plataforma”, conta Cams, que faz suas transmissões de domingo a sexta-feira, às 22 horas. “Sempre me preparo antecipadamente para trazer novidades e coisas diferentes para o meu público”, complementa.

Leka tem 19 anos e é uma empreendedora em tecnologia, que atua dando mentoria em programas sociais para empresas, mas é em suas lives que ela traz o seu lado geek e otaku. Dentro deste tema, ela usa o cosplay para interagir com o público. Na Nimo TV há pouco mais de dois meses, já soma sete mil seguidores. “Faço cosplay há três anos e amo tudo que está dentro do universo geek, então, para mim é fácil levar algo divertido e de qualidade para o meu público”, comenta.

Com grande foco na sua arte e na interação com o público, Zanon transborda sua criatividade em um mix macabro e divertido entre teatro e RPG (Role Playing Game). Formado em teatro pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), há mais de dez anos trabalha como ator e diretor de peças infantis e adultas, eventos e treinamentos empresariais. Com a pandemia do novo coronavírus teve que se reinventar e encontrou nas lives uma forma de extrapolar a sua arte e ele explica: “Trazer o RPG de mesa, uma atividade de lazer tão querida entre boa parte dos gamers, para uma plataforma de streaming de Jogos, em meio a essa crise mundial, que nos trancou em casa, parecia ser uma boa estratégia e estamos conquistando novos seguidores diariamente”.

Para ser um streamer de Lifestyle da Nimo TV a pessoa pode ser amador ou profissional, de diferentes segmentos. Seja dançando, cantando, tocando algum instrumento ou atuando, o importante é se dedicar e ser verdadeiro. Também é importante cumprir com as regras da plataforma e ter mais de 18 anos para que o canal consiga prosperar.

Rodrigo Russano Dias, gerente de Marca e PR da Nimo TV explica que a plataforma oferece uma estrutura completa, de fácil acesso para os usuários e que contam com um regulamento que protege tanto o streamer quanto o público e completa “Temos um monitoramento 24 horas por dia, alternando a moderação entre Brasil e China. Quando identificamos alguma irregularidade no canal, o usuário pode ser banido por um período ou permanentemente”.

Editorias: Ciência e Tecnologia
Empresa: Singular Comunicação de Resultados