Outubro Rosa: pesquisa revela que mais de 40% das mulheres nunca fizeram autoexame das mamas e nem mamografia

No mês de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de mama, uma enquete realizada com usuárias do Consulta Remédios traz resultados preocupantes.

Uma pesquisa realizada pelo Consulta Remédios, site e app comparador de preços de medicamentos e produtos de perfumaria, com 2,6 mil mulheres de todo o Brasil, revela que apesar de mais da metade (57%) realizar anualmente um check up com um ginecologista, ainda é grande o número de mulheres que não seguem os procedimentos básicos para prevenção do câncer de mama: 45% das entrevistadas nunca fazem autoexame das mamas, 44% não fazem mamografia periodicamente e 47% também não realizam ultrassom de mama.

Esses dados são alarmantes, já que o câncer de mama é o segundo tipo mais comum da doença entre as mulheres no Brasil e no mundo, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA). O instituto revela também que o índice de incidência de casos aumenta progressivamente, e acima dos 50 anos se torna ainda mais alto.

“O Outubro Rosa é uma campanha muito importante para colocar esse assunto em evidência, pois ainda são necessários muitos esforços para mostrar às mulheres a importância de seguir as recomendações dos procedimentos básicos para prevenção do câncer de mama”, comenta Paulo Daniel Vion, CEO do Consulta Remédios.

Confira abaixo os resultados completos da pesquisa realizada pelo Consulta Remédios:

Com que frequência você procura um ginecologista para um check up?
Anualmente 58%
Não faço 16%
A cada dois anos 15%
Semestralmente 11%

Com que frequência você faz autoexame das mamas?
Não faço 45%
Mensalmente 28%
A cada seis meses 20%
Trimestralmente 7 %

Com que frequência você faz mamografia?
Não faço 44%
Anualmente 40%
A cada dois anos 12%
Semestralmente 4%

Com que frequência você faz ultrassom de mama?
Não faço 47%
Anualmente 36%
A cada dois anos 12%
Semestralmente 5%

Você já teve câncer de mama?
Não 96%
Sim 4%