Rita Pinheiro e Valdeck Almeida participam de encontro de escritores no Chile
Rita Pinheiro e Valdeck Almeida de Jesus - escritores brasileiros no Chile

A Garimpeira da Cultura Rita Pinheiro e o articulador cultural Valdeck Almeida de Jesus participam do evento internacional chileno “II Encuentro de Escritores Hispanoamericanos” organizado pela entidade “Abrazo de Escritores y Artistas Hispanoamericanos – AEAH”, sob a coordenação da poeta Nancy Arancibia em homenagem a Pablo Neruda. A reunião acontece em Santiago (Chile), entre os dias 7 e 10 de novembro de 2018, com uma vasta programação, incluindo palestras, leituras de poemas, visita a espaços culturais da cidade: Biblioteca Nacional, sede da Casa de la Sociedad de Escritores de Chile e Ilustre Municipalidad de San Bernardo; e finaliza com uma turnê turística noturna à capital chilena.

Participam poetas, escritores, cronistas e artistas da palavra de vinte e um países, dentre eles o Brasil, com dois representantes, Argentina e Estados Unidos. Os participantes vão doar livros para uma biblioteca a ser fundada, cujos nomes dos doadores constarão de uma placa quando da inauguração da entidade.

Valdeck Almeida de Jesus, Embaixador do Parlamento Internacional de Escritores da Colômbia para o Brasil, fará leitura de poemas e de um artigo sobre a cena poética da periferia de Salvador, bem como doará um exemplar do livro \"Poéticas Periféricas: novas vozes da poesia soteropolitana\" e “Poesias ao Vento: vinte poemas de amor e uma crônica desesperada”, este em português e espanhol.

Rita de Cassia Costa Bacelar Pinheiro, poeta, escritora e bonequeira, fará uma apresentação artístico-literária abordando temas de suas obras e sobre o panorama da poesia sertaneja. Na oportunidade, fará doação de exemplares dos livros “Os poemas que eu não gostaria de escrever, nem você de ler” para compor o acervo da futura biblioteca.

SERVIÇO:
O quê: Abraço de Escritores e Artistas Hispanoamericanos