Com a retomada da maioria das atividades econômicas, o mercado de caminhões dá sinais de recuperação. Neste cenário, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) melhorou suas projeções para 2020 e tem uma estimativa mais otimista para a venda de veículos pesados, prevendo que o ano termine com uma queda de 18% em comparação a 2019. Antes a expectativa era de uma redução de 36%.
Na Bahia, as perspectivas seguem na mesma direção apesar de ainda existir incertezas em relação a pandemia da Covid-19. Completando 26 anos neste mês de outubro, a concessionária Bravo Caminhões e Ônibus alcançou resultados ainda mais promissores, registrando uma queda de apenas 10,7% no volume de caminhões faturados até setembro em relação ao mesmo período de 2019.
“Mesmo com essa redução no volume de caminhões faturados, a rentabilidade deste ano está superior a 2019. Além disso, o pós venda superou nossas expectativas e atingiu seguidamente três recordes de vendas com a marca histórica de R$ 9 milhões no mês de agosto”, destaca Marcelo Cruz, diretor comercial da Bravo Caminhões e Ônibus.
Para ele, a performance é consequência da oferta atrativa de crédito no mercado, taxas competitivas abaixo de 1%, queda na inadimplência e o aquecimento de alguns segmentos, como agronegócio, varejo (supermercado, móveis e eletrodomésticos), limpeza urbana e materiais de construção.
Apesar do aquecimento no segundo semestre, a diretora executiva da concessionária, Alessandra Lobo, pondera que o momento ainda é de cautela.
“Mesmo com a recuperação, as projeções ainda são cuidadosas, já que o cenário continua incerto. Estamos traçando estratégias para planejar nossa atuação de forma mais assertiva, o que foi crucial para reduzir os impactos da crise. Uma das medidas que nos trouxe resultados foi a antecipação do abastecimento do estoque, o que permitiu atender os clientes nos meses mais críticos da pandemia sem ruptura de produtos. Com isso, apesar das restrições impostas pelo momento atual, somos a marca que mais entregou caminhões na Bahia e ainda temos um volume expressivo programado para faturamento ainda este ano”, pontua Alessandra Lobo, ressaltando que a Bravo busca completar 17 anos consecutivos de liderança no mercado baiano.
Lançado esse mês, o caminhão Meteor, o novo cavalo mecânico da Volkswagen, chega com grande expectativa, repleto de soluções eletrônicas e motores de 460 cv e 520 cv. Essa linha vai atender a demanda do segmento de extrapesados, em especial para a cadeia produtiva do agronegócio. A nova família de extrapesados Meteor tem os maiores veículos da marca.
As duas versões disponíveis no momento, o 28.460 6×2 e o 29.520 6×4, têm o mesmo motor, MAN D26, com seis cilindros turbodiesel de 13 litros em versões desenvolvidas e fabricadas no Brasil. Além do motor, a cabine e chassi são de origem MAN.
Além do Meteor, a Volkwagen também lançou uma nova versão de caminhão, o Constellation 33.460 6×4, que celebra os 15 anos de presença da marca no Brasil. Com características para atuar em operações fora de estrada e para uso misto, esse modelo deve atender o setor de mineração, que está em alta na Bahia.
O novo Constellation tem o mesmo trem de força da versão de entrada do Meteor, com motor de 13 litros, 460 cv de potência e 234,5 mkgf de torque. A transmissão é ZF Traxon automatizada de 12 ou 16 velocidades. O PBTC é de 74 toneladas e a Capacidade Máxima de Tração (CMT) é de 125 toneladas.
O caminhão também traz soluções eletrônicas, como a possibilidade de acionar, por meio de uma tecla no painel, o modo de condução fora de estrada. Também há a função rocking free que é ideal para encarar terrenos com baixo nível de tração, com areia e lamaçais. É possível combinar esse sistema com o bloqueio do diferencial e o controle de tração.
Estes novos veículos foram antecipados e devem destacar-se nas listas de lançamentos de carros em 2021 (https://carros2021.pro.br/carros-2021/) , entre os mais vendidos na categoria de caminhão.