Entenda como funciona o vestibular EaD

Em meio aos vários compromissos que todos nós temos no dia a dia, a opção por uma faculdade online se tornou cada vez comum. Mas você já parou para pensar como funciona o vestibular EAD?

Neste post, nós esclarecemos todas as suas dúvidas em relação ao processo seletivo. Em que aspectos ele é diferente ou se parece com os vestibulares para cursos presenciais? É o que você vai descobrir ao continuar a leitura!

É obrigatório prestar vestibular EAD?

A primeira dúvida que você deve ter sobre como funciona o vestibular EAD é se a prova é obrigatória. A verdade é que a modalidade de ensino a distância se parece com o ensino presencial em vários aspectos.

Na prática, você também precisa participar de um processo seletivo para mostrar que está apto a ocupar uma das vagas oferecidas pela instituição de ensino.

As provas podem ser tradicionais ou agendadas. Como possuem um calendário mais flexível, as instituições que oferecem o vestibular EAD não costumam aplicar as provas apenas no encerramento dos semestres.
Qual a estrutura de um vestibular EAD?

A essa altura, você deve estar se perguntando: o que eu devo esperar do vestibular EAD? É importante esclarecer que não há uma padronização, ou seja, cada instituição tem liberdade para elaborar as provas da maneira que achar mais adequada.

O mais comum é que as disciplinas que fazem parte do currículo do Ensino Médio, como Português, Matemática, História, Física ou Biologia, sejam a base para a prova, cujas questões podem ser de múltipla escolha ou dissertativas. Algumas instituições incluem também a redação, ou aplicam somente ela - como é o caso de UCS.

Na maioria dos casos, as instituições costumam aplicar uma única prova para todos os candidatos, independentemente da modalidade (bacharelado, licenciatura ou tecnológico) e do próprio curso.

O que pode acontecer é haver mais de uma versão da prova, em que as questões são apresentadas de formas diferentes.
Existem alternativas ao vestibular EAD?

Por último, nós vamos apresentar uma das alternativas ao vestibular a distância: para ser dispensado do processo seletivo interno ou, então, melhorar a sua nota, você tem a opção de utilizar o resultado da prova do Enem.

Para concorrer por essa modalidade, o candidato precisa assinalar essa opção já na ficha de inscrição, além de apresentar o boletim oficial do Enem, emitido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Uma vez que você se enquadre nos critérios estabelecidos no edital, as instituições costumam divulgar listas separadas de classificação.

Como você percebeu, não há um padrão que regulamenta a aplicação do vestibular EAD. Se você tem dúvidas sobre o processo seletivo, consulte o edital do vestibular da instituição escolhida e confira os detalhes do exame.

Como você viu, o vestibular EAD pode assumir diversos formatos. Tudo depende da instituição de ensino que o oferece.

Conheça mais detalhes sobre o EAD oferecido pela USC https://ead.ucs.br

Editorias: Educação