Profissionais que atuam na defesa do consumidor da Fundação Procon-SP conversam com passageiros do Metrô para explicar cuidados básicos para aproveitar bem as ofertas da Black Friday 2019 sem comprometer as finanças.
A Black Friday 2019 acontece na sexta-feira, dia 29 de novembro, e costuma apresentar ofertas agressivas que acabam iludindo o consumidor, comprometendo toda a sua renda e pode causar complicações financeiras com o pagamento do IPTU em São Paulo 2020 (https://iptu2020.com.br/iptu-2020-sp-sao-paulo/amp/), IPVA, matricula escolar e outros custos de começo de ano.
Além disso, outro objetivo é alertar consumidores sobre o monitoramento de preços para evitar ofertas enganosas. Caso encontre alguma loja praticando campanha falsa, o órgão orienta abrir uma reclamação em unidade física ou online do Procon.
É possível acompanhar o trabalho dos especialistas e conferir dicas também pelo perfil da Fundação no Instagram, pelo @proconsp.
9 dicas do Procon-SP para Black Friday 2019
Limite de gasto - Faça uma lista do produto ou serviço que deseja e estipule um limite de gasto, evitando assim gastar mais do que o previsto. Importante também fazer uma pesquisa de preços por meio de aplicativos e sites de comparação de preços.
Entrega e troca - Observe o prazo de entrega e informar-se antecipadamente sobre a política de troca da empresa são atitudes que ajudam a evitar problemas.
Prazos - De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 dias para se arrepender, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta. O prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto.
Golpes virtuais - Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais, fazendo sempre a consulta da página oficial da loja, de preferência digitando o endereço do site.
Compras online - Ao fazer a compra online, é importante salvar todos os documentos que demonstrem a oferta e a confirmação do pedido.
Atenção aos detalhes - Nas compras feitas em sites, após escolher o produto ou serviço, verifique se o preço será alterado no carrinho virtual ou se o valor do frete é muito mais alto que o habitual.
Vitrines - Os produtos expostos nas vitrines devem apresentar o preço à vista. Se vendidos a prazo, devem ser mostrados o total a prazo, as taxas de juros mensal e anual, bem como o valor e número das parcelas.
Cancelamento - De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, em compras feitas fora do estabelecimento, o consumidor tem 7 (sete) dias para “se arrepender”, cancelar a compra, devolver o produto e pedir o dinheiro de volta (o prazo passa a contar da data da compra ou da entrega do produto).
Informações claras - Qualquer produto, nacional ou importado, deve apresentar informações corretas, claras e em língua portuguesa sobre suas características, qualidade, quantidade, composição, preço, garantia, prazo de validade, origem, além dos riscos que possam apresentar à saúde e segurança dos consumidores.