Banho com tripla filtragem de água, argiloterapia e hidratação garantem a saúde da pele e do pelo do pet
Tratamento de argiloterapia do It Pet.

Os serviços do It Pet proporcionam um banho mais duradouro, efetivo, controlam a oleosidade e o ressecamento da pele, balanceiam o pH, evitam alergias, hidratam e proporcionam pelagens mais brilhantes e livres de doenças

Mais do que higiene, um bom banho é também um tratamento. E isso começa pela qualidade da água, afinal a pele é o maior órgão do corpo dos mamíferos e absorve o que recebe – seja bom ou ruim. Por isso, o It Pet investiu em um sistema de tripla filtragem para garantir um serviço mais duradouro, efetivo e com benefícios reais aos pets.

“Infelizmente, a água que recebemos não é tão potável como deveria ser, pois passa por tubulações com resíduos e aditivos químicos. Em tempos de crise hídrica, quando nos aproximamos dos chamados volumes mortos, piora. Pensando na saúde dos nossos clientes de quatro patas, implantamos três filtros de purificação que ajudam a controlar a oleosidade da pele e o ressecamento do pelo, balanceiam o pH, evitam alergias, favorecem a hidratação e proporcionam pelagens mais brilhantes”, explica a CEO do It Pet, Mariana Penteado de Castro.

Etapas da filtragem
A água passa por um filtro central Potavell para eliminar as impurezas e partículas residuais, como lama, lodo, areia e ferrugem. Cada banheira do It Pet conta com um filtro individual de carvão ativado que remove o cloro. Já as duchas Pure Shower possuem um sistema de esferas ionizantes. “Esse conjunto proporciona um banho mais duradouro, pois os cosméticos utilizados atuam de forma mais efetiva. Além disso, a ausência de impurezas evita alergias e diversos problemas de pele, tornando o pet mais saudável e feliz”, garante Mari.

Seu pet já fez Argiloterapia?
Argila como fonte de proteção, cura e bem-estar: propriedades desintoxicantes, antioxidantes, secativas, adstringentes, reconstrutoras e antissépticas.

Hipopótamos e porcos rolam na lama para proteger a pele do sol, hidratar e evitar o ataque de insetos e parasitas. As araras comem argila para desintoxicar o corpo após a ingestão de certos tipos de sementes com elementos tóxicos. Já diversos povos ao redor do mundo utilizam os benefícios da argila, conhecida por suas propriedades desintoxicantes, antioxidantes, secativas, adstringentes, reconstrutoras e antissépticas.

“Amo curas naturais e o mínimo de intervenção medicamentosa possível. E no It Pet isso não seria diferente! Temos vários banhos e tratamentos especiais que proporcionam benefícios reais ao pelo, a pele e todo o organismo dos nossos peludinhos. A aplicação em pets já foi amplamente estudada, tanto que nos Estados Unidos há uma linha de produtos específicos, que já testei, chamada Madra Mór. Como não há contraindicações, vale a pena experimentar essa abordagem mais natural e menos agressiva. É importante, no entanto, que o profissional conheça as propriedades de cada argila, líquidos e óleos essenciais, a fim de fazer a indicação correta”, alerta a CEO.

Hora do banho!
No It Pet os banhos são preparados com produtos frescos e de fornecedores cuidadosamente selecionados. O princípio da argiloterapia é envolver o corpo com a pasta preparada e deixar por até 20 minutos, dependendo de cada caso. Para preparar a pasta é preciso adicionar algum líquido, e aí entram diversas variantes para potencializar o tratamento:

• Água: sempre mineral;
• Água de coco: hidratante e refrescante;
• Chá verde: anti-inflamatório;
• Chá de camomila: calmante;
• Chá de hortelã: descongestionante e refrescante;
• Vinagre de maçã: para limpeza profunda, bactericida.

Além dos diferentes líquidos, pode-se incorporar óleos essenciais às preparações de argiloterapia para potencializar ainda mais os efeitos. “Por exemplo, podemos utilizar óleo de lavanda para acalmar um cão que teria dificuldade de ficar 20 minutos envolto em argila”, indica Mari.

Óleos essenciais:
• Bergamota (Citrus bergamia): ansiedade, infecções por fungos ou bactérias;
• Camomila Romana (Chamaemelum nobile): antialérgico;
• Citronella (Cymbopogon nardus): repelente de insetos;
• Frankinsense (Boswellia carterii): suporte ao sistema imunológico, pele e pulmões, stress;
• Gerânio (Pelargonium graveolens): tratamento da pele, ansiedade, repelente de insetos;
• Gengibre (Zingiber officinalis): náuseas, vômitos, dores musculares e articulares;
• Helichrysum (Helichrysum italicum): edemas, feridas, agressividade;
• Lavanda (Lavandula angustifolia): stress, medo, agitação, pele irritada;
• Manjericão (Origanum majorana): sedativo;
• Mirra (Commiphora myrrha): pele irritada, repelente de insetos;
• Niaouli (Melaleuca quinquenervia): pele irritada;
• Tangerina (Citrus reticulata): calmante e revitalizante;
• Ylang Ylang (Cananga odorata): sedativo.

Tipos de argila
1. Branca: a mais suave das argilas. É rica em alumínio, sílica, caulinita, manganês e magnésio. Tem propriedades clareadoras e cicatrizantes, remove a oleosidade sem desidratar. Ideal para cães de pelos claros, pele rosada e sensível;
2. Amarela: rica em silício, alumínio, ferro e potássio. Tem ação desinfetante, absorve impurezas e reduz a inflamação dos tecidos. Ideal para cães com peles sensíveis, com dermatites úmidas e coceiras;
3. Rosa: é composta por óxido de ferro, cálcio, zinco e potássio. Indicada para peles sensíveis, delicadas, avermelhadas, irritadas e com tendências alérgicas. Estimula o crescimento dos fios. Ideal para cães com coceiras intensas, pele ressecada, queda de pelos e alopecia;
4. Vermelha: o óxido de ferro ajuda a renovar a estrutura das células, ativa a circulação sanguínea e tem efeito tonificante. Ideal para cães de pelagem vermelha a escura, com peles sensíveis e oleosas;
5. Verde: contém silício e magnésio. Indicada para remoção de impurezas e limpeza profunda em peles oleosas e espessas. Ideal para cães em tratamentos dermatológicos com shampoos medicamentosos, pois promove um detox da pele;
6. Roxa: possui alumínio, silício, sílica, magnésio, titânio e ferro. Tem ação nutritiva para peles sensíveis, finas e sem elasticidade. Ideal para cães idosos, com pele flácida e ressecada, e pelo sem brilho. Não deve ser usada em cães de pelagem branca ou clara;
7. Cinza: rica em titânio, silício e alumínio, e a que tem o pH mais alcalino. Tem ação clareadora, secativa e absorvente, regula a oleosidade e é antioxidante. Ideal para cães com pelagens de qualquer cor;
8. Preta: tem alto teor de alumínio, associado ao titânio, zinco, silício, potássio e ferro. Auxilia na microcirculação periférica, desintoxicando a pele e promovendo o crescimento do pelo. Ideal para cães de todas as pelagens, em especial pelagens escuras, e com falhas.

Hidratação vai além da beleza!
Pele saudável, bonita e protegida de doenças dermatológicas;
Menos queda de pelo e coceiras;
Pelo que não embaraça, facilitando a escovação e diminuindo o tempo de banho e tosa;
Proteção contra a ação de urina, saliva e outras agressões.

Quando a pele está desidratada, especialmente nos meses mais frios, ela está essencialmente desprotegida, gerando coceiras que causam pequenas rachaduras – oportunidade perfeita para o aparecimento de doenças causadas por fungos, bactérias e outros organismos. “O que à primeira vista pode parecer frescura é, na verdade, um passo importante dos cuidados rotineiros de higiene e saúde. É o processo de repor, basicamente, água, vitaminas, queratina, aminoácidos e lipídeos, que se perdem diariamente pela exposição ao tempo, ação dos banhos e outros fatores. Os produtos de hidratação reestabelecem essas perdas”, diz a CEO.

Outro poder da hidratação é eliminar os pelos embaraçados e quebrados, evitando passar pelo processo chamado de “desembolo” (quando se retira os nós) ou pela tosa mais radical. A água morna e os shampoos removem da pele a oleosidade natural, principal barreira de proteção, e abrem as cutículas do pelo. Nem sempre a aplicação do condicionador é suficiente para essa reposição. Por isso, é necessário usar uma máscara de tratamento, potencializada por uma manta térmica. Um bom enxágue é primordial.

O procedimento deve ser feito a cada 15 dias ou de acordo com a recomendação de um profissional especializado. Esse hábito deve começar desde filhote. Vale lembrar que animais de pelo curto também precisam ser hidratados, pois sua pele está mais exposta ao ambiente.

SOBRE O IT PET
Somos um grupo multidisciplinar que tem uma paixão em comum: trabalhar com pets! Oferecemos soluções certeiras para que todos tenham uma vida mais feliz por meio dos nossos produtos, serviços, técnicas e protocolos constantemente revisados e aprimorados. O resultado pode ser visto no equilíbrio da saúde física e mental dos animais que fazem parte da família It Pet.

Mari Castro é publicitária, designer, blogueira e mãe de pet.

Canais It Pet
Instagram: @itpet_shop