Estudantes participam de feira de empreendedorismo no Minas Shopping
Estudantes participam de feira de empreendedorismo no Minas Shopping
...

Fundar uma empresa, captar acionistas e desenvolver produtos artesanais. Essas são algumas das atribuições dos mais de 200 jovens de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte que participam, neste ano, da feira Miniempresa. Os artigos desenvolvidos pelos estudantes serão apresentados, no dia 29 de junho, no Piso 2 do Minas Shopping, das 10h às 22h.

Entre os itens que estarão disponíveis na feira estarão quadros-cofres, perfumes, canudos de bambu e porta-celulares. Realizada desde 2003 em Minas Gerais, a Miniempresa é uma iniciativa da Junior Achievement (JAMG) e permite que os alunos tenham uma experiência na criação e operação de uma empresa, além de terem noções de economia e negócios. “O objetivo é oferecer aos estudantes uma experiência o mais próximo possível do que realmente é gerir uma empresa”, conta o gerente de operações da JAMG, Jonatan Mendes.

Segundo ele, os lucros obtidos com as vendas são destinados para ONGs e associações. “Os jovens precisam recolher impostos do faturamento que têm. Esses encargos são destinados a uma instituição de caridade que eles mesmos escolhem. Sugerimos que eles façam uma ação nesses locais, comprando algo de que eles precisam, por exemplo.”

Essa e a terceira edição da Miniempresa no Minas Shopping. “A cada edição que passa, nossas expectativas são melhores ainda. O Minas Shopping sempre abraça as nossas ideias e temos um avanço na qualidade dos produtos e no atendimento. Com esse incentivo, os alunos se sentem motivados e se dedicam cada vez mais”, afirma Mendes.

Para a gerente de Marketing do Minas Shopping, Ana Paula Alkmim, o evento é uma oportunidade de os alunos colocarem em prática o lado empreendedor em um ambiente de mercado real como um shopping center. \"É um orgulho para o Minas Shopping contribuir para a realização de um evento como a feira Miniempresa, que fomenta o empreendedorismo entre jovens”, comenta.

Sobre o Miniempresa

O programa Miniempresa, da Junior Achievement, proporciona aos alunos a experiência prática em economia e negócios, na criação e operação de uma empresa. A organização gerida pelos jovens tem todos os parâmetros de uma empresa convencional, com áreas bem definidas de produção, finanças, recursos humanos, marketing e liderança.

O programa é realizado durante quatro meses. A empresa criada pelos alunos tem suas ações vendidas, de acordo com o capital inicial estipulado, e paga impostos em valores correspondentes aos mesmos valores pagos por empresas atuantes no mercado brasileiro. Ao final do programa, o valor dos impostos é revertido para uma instituição de caridade escolhida pelos alunos participantes.

Com a estrutura da organização pronta, eles aprendem a fazer o produto que será comercializado. Depois, expõem seus produtos em uma feira, que representa o auge dos negócios e a grande oportunidade que os estudantes têm de garantir o sucesso da organização e lucros para os acionistas. Ao final, é feito um balanço dos resultados, além da devolução do valor investido com rendimento para cada um dos acionistas, caso tenha havido, calculado de acordo com os lucros alcançados.

Serviço:

Feira Miniempresa

Local: Minas Shopping

Data: 29 de junho (sábado)

Editorias: Educação  Negócios  Serviços
Empresa: LARA COMUNICAÇÃO