Semana da 40tena Cultural terá dicas de leituras para crianças e contação de história
Adilson Terrível

Com a temática “mês do orgulho nerd”, atividades, todas gratuitas, começam nesta quarta-feira (12/5) remotamente pelas redes sociais e plataforma digital da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 11 de maio de 2021 – A programação da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, segue nesta semana com o tema nerd. As atividades começam na próxima quarta-feira, (12/5), com o quadro fixo “Dicas de Leiturinhas”, às 20 horas, com transmissão ao vivo pelos canais digitais da entidade - Instagram, Youtube e plataforma digital.

O quadro “Dicas de Leiturinhas” aborda neste mês o tema “HQs para crianças” e contará com a participação do quadrinista e diretor de arte, Adilson Terrivel, que irá apresentar quadrinhos nacionais e internacionais com dicas de leituras para os pais apresentarem às crianças. Histórias como as da “Turma da Mônica”, de Maurício de Sousa, que para Adilson oferece leituras até a adolescência, serão destacadas. “Hoje a criança acaba de ler a Mônica e não vai mais para os quadrinhos de heróis, porque está caro. Então ele vai para a Turma da Mônica Jovem, que é mais acessível”, comenta. Outro quadrinho que o diretor vai indicar é “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, veiculado de 1985 a 1995. “Ele é incrível até hoje, um gibi espetacular para todas as idades”.

O quadrinista lembra que, pais que querem incentivar a leitura de quadrinhos ou de livros aos filhos, devem ser exemplos. “A criança vai ler se ver os pais lendo. Às vezes, elas podem até começar a ler na escola, ao ver a professora falando. Mas, em casa, pai e a mãe devem ler para os filhos, ensinando como funciona a dinâmica dos quadrinhos. Sou apaixonado pelos quadrinhos, pois vi meu pai lendo quadrinhos e ele era de uma geração que as histórias eram populares”, lembra.

Contação de História

No sábado (15/5), às 16 horas, a programação traz a contação de história, “A Máquina do Tempo”, do autor H. G. Wells, apresentada pelo ator André Cruz.

Sendo a primeira obra de ficção científica a retratar a viagem do tempo, “A Máquina do Tempo” conta a história de um cientista inglês que embarca em uma jornada para um mundo no futuro, desconhecido e cheio de mistérios. Com a obra, o autor H. G. Wells, inaugurou um dos principais temas da ficção científica, em 1895, utilizado não só na literatura, mas também em filmes e animações.

Segundo o ator André Cruz, a escolha pela obra nessa contação se deve ao tema geek e nerd, proposto para o mês de maio. “Uma das histórias mais clássicas da ficção científica. Então com esse mix, de clássico e ficção, ela está dentro desse universo imaginário da cultura pop e nerd, que é a viagem no tempo”, comenta. André destaca ainda que o autor da obra foi um dos pilares para se construir o universo geek e nerd que existe atualmente.

Dicas de leiturinhas: HQs para crianças
Com Adilson Terrivel, quadrinista e diretor de arte
Data: 12 de maio (quarta-feira)
Horário: 20h
Plataforma de exibição: Instagram, plataforma digital e Youtube (@fundacaolivrorp, http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Contação de história “A Máquina do Tempo”, de H. G. Wells
Com André Cruz, ator, diretor e palhaço
Data: 15 de maio (sábado)
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Instagram, plataforma digital e Youtube (@fundacaolivrorp, http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com e http://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 120 atividades e interagiu com mais de 40 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/fundacaolivrorp)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma http://www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Verbo Nostro Comunicação Planejada – (16) 3632-6202 / 3610-8659
Jornalistas responsáveis:
Andrea Berzotti (16) 99138 6185 (andrea@verbo.jor.br)
Luciana Grili (16) 99152 2707 (luciana@verbo.jor.br)
Valter Jossi Wagner (16) 99152 2700 (valter@verbo.jor.br)
Colaboração: Gabriel Todaro

Editorias: Cultura e Lazer  Educação  Internet  Serviços  Sociedade